Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM FOI RUFINO TEOTÔNIO SEGURADO? -- 06/11/2004 - 00:26 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).



Mario Ribeiro Martins*



RUFINO TEOTÔNIO SEGURADO, de Vila de Palma, Paranã, Goiás, hoje Tocantins, l820, escreveu, entre outros, "VIAGEM DE GOYAZ AO PARÁ"(1848), sem dados biográficos no texto. Filho de Joaquim Teotônio Segurado e Bruna Maria de Santana.



Rufino, conforme a voz corrente, teria nascido na própria Vila de Palma, Paranã, Goiás, hoje Tocantins, em l820, portanto, onze anos antes da morte de seu pai que falecera em 14(catorze) de outubro de 1831. Para Sacramento Blake, em seu Dicionário, teria nascido em Minas Gerais, sem dizer a cidade. Para outros, teria nascido em Belém do Pará, de onde seguiu para a Capital Paulista, formando-se, com 20 anos de idade, em 1840, na Faculdade de Direito de São Paulo, bacharelando-se em Ciências Jurídicas e Sociais, tornando-se Advogado.



Seu nascimento em Belém do Pará é descartado à luz do que diz o Coronel Antonio Ladislao Monteiro Baena, em Ofício ao Presidente da Província do Pará, Herculano Ferreira Penna, em 29.05.1847: “É para lastimar que surgindo nesta cidade(Belém), o Sr. Dr. Rufino Theotônio Segurado...”. Logo, não era ele filho de Belém, pelas expressões usadas pelo Coronel Baena, antigo morador da cidade.



Rufino Teotônio Segurado, chegou a ser Juiz Municipal de Carolina, no Maranhão, no tempo em que esta cidade pertencia à Província de Goiás. (Goiás perdeu Carolina para o Maranhão em 1854, exatamente quando tinha como Juiz de Direito, o Doutor Rufino Teotônio Segurado que, em anos anteriores, tinha sido mero Juiz Municipal).



Aliás, Carolina, antiga TRÊS BARRAS, foi a designação dada pelo Governador de Armas de Goiás, Padre Luiz Gonzaga de Carmargo Fleury, em 1823, em homenagem à Imperatriz Maria Leopoldina Carolina.



Este mesmo Rufino, foi também Juiz de Direito da Comarca de Palma(1846) e de Conceição do Norte, no hoje, Estado do Tocantins. Em 1846, com 26 anos, já estava integrando a Assembléia Legislativa Provincial de Goiás, como um de seus Deputados. Em 1847, fez a viagem de navegação entre “AS PROVÍNCIAS DE GOYAZ E DO GRÃO-PARÁ”, pelos rios Araguaia e Tocantins, viagem esta publicada na REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO, do Rio de Janeiro, em 1848, no Tomo 10, páginas 178/242.



A viagem foi iniciada em Porto Imperial(Porto Nacional), no dia 04.04.1847, tendo chegado em Belém, no dia 03.05.1847. Foi pelo Rio Tocantins e voltou pelo Rio Araguaia, alcançando Vila Boa(Goiás Velho), em 07 de março de 1848, depois de 11 meses de viagem. Fez esta viagem acompanhado de sua esposa Mariana Francisca de Azevedo e de seu cunhado Hermenegildo Francisco de Azevedo. (Sua esposa era sobrinha do primeiro bispo de Goiás, o Bispo cego Dom Francisco Ferreira de Azevedo, que fora Pregador na Capela Real do Rio de Janeiro, onde Dom Pedro I se comprazia em ouví-lo, em 1811. Dom Francisco Azevedo chegou em Vila Boa em 21.10.1824. Em 1829, foi eleito Terceiro Conselheiro do Governo da Província, mas nunca chegou a ser Presidente do Conselho ou Governador da Província de Goiás. Faleceu em Goiás Velho(Vila Boa) em 12.08.1854, com 85 anos de idade).



Sobre as cachoeiras existentes disse Rufino : “Chegando a occasião de tratar da cachoeira a mais perigosa da viagem, vejo-me obrigado a não passar em silêncio algumas considerações. Tratando dos meios de diminuir os riscos dessa cachoeira, em sua “Memória”(1807) dirigida ao soberano sobre a mesma carreira(viagem) do Pará, lembrou-se meu pai(Joaquim Teotônio Segurado) da idéa de fazer-se aprofundar os canaes que se encontram ao lado esquerdo do canal da Itaboca, para desviarem-se os barcos das grandes quedas que neles se acham”.(A Cachoeira de Itaboca se encontra hoje(2004)debaixo das águas do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará).



Sobre esta viagem, tem-se o seguinte. Um ofício do Dr. Joaquim Ignácio Ramalho, Presidente da Província de Goyaz ao Presidente da Província do Pará, Herculano Ferreira Penna, de 05.01.1847, em que diz: “Encarreguei a direcção da Empreza ao Dr. Rufino Teotônio Segurado. Para que o mesmo doutor se podesse encarregar desta missão, sem faltar aos seus deveres de Juiz de Direito interino da Comarca da Palma, concedi-lhe três mezes de licença, com todos os seus vencimentos, cuja licença já foi ampliada pelo Governo Imperial por mais seis mezes, com iguaes vantagens para o mesmo fim. Este doutor vai encarregado de uma empreza protegida pelo governo imperial e desta província”.



Rufino Teotônio Segurado, com 28 anos de idade, em 1848, conforme o livro “PRESIDENTES E GOVERNADORES DE GOIÁS”, de Joaquim Carvalho Ferreira teria se tornado também Presidente da Sociedade de Navegação do Araguaia, fundada pelo 7º Presidente da Província de Goiás, em 1848, Joaquim Inácio de Ramalho(BARÃO DE RAMALHO). Diz Joaquim Carvalho, página 22: “A 14.02.1848, chegaram a Leopoldina, os dois barcos-Natividade e Santo Antonio- com, respectivamente, 1000 e 1200 quilos. Era Presidente da Sociedade, o Dr. Rufino Teotônio Segurado, Juiz Municipal de Carolina, com assento na Assembléia Municipal”.



Depois de ter sido Juiz Municipal de Carolina(1848), tornou-se em 1854, Juiz de Direito de Carolina, quando transferiu a sede da Comarca para Boa Vista do Tocantins(Tocantinópolis), mas como brigou com o Frei Francisco de Monsavito, transferiu-se para o Araguaia, em 1859.



Relembre-se que Rufino Teotônio Segurado era Juiz da Comarca da Palma(hoje Paranã, Tocantins) quando faleceu na Fazenda ENGENHO, de sua propriedade, em Conceição do Norte(Tocantins), sepultado na Igreja Matriz, em 29.08.1868, com 48 anos de idade, na presença do Vigário João de Deus Gusmão, que assinou o termo de sepultamento, no governo de João Bonifácio Gomes de Siqueira, 21º Presidente da Província de Goiás. Sua certidão de falecimento, em sua forma original, foi divulgada por Antonio Costa Aires, no site www.dno.com.br, com o seguinte teor: "Aos 29 de agosto de 1868, nesta vila e freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Norte do Bispado de Goyaz, sepultamos nesta Matriz do Arco para sima, com todos os sacramentos, o Doutor Juiz de Direito desta Comarca de Palma, Rofino Theotonio Segurado, pardo, casado com Dona Mariana Francisca de Azevedo e foi encomendado e acompanhado por mim, do que para constar, fiz este termo que assignei. O Vigr. João de Deus Gusmão". Quanto a Rufino, é verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br







*Mário Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e Escritor.

(mariormartins@hotmail.com)

Home Page: www.genetic.com.br/~mario

Fone: (063)99779311 (063) 3215 44 96

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

www.mariomartins.com.br









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui