Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->APRECIA estar vivo? -- 04/11/2004 - 00:24 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



O que está fazendo com a sua vida?


“[A sabedoria] é árvore de vida para os que a agarram.” — Pro. 3:18.




APRECIA estar vivo?
Já refletiu em quão grande prêmio é a vida?
Quando a vida é transferida de pais para filhos,
O número de variedades de combinações de tendências e

Qualidades transmitidas pelo arranjo genético é astronômico.
Você, leitor, veio a existir duma longa série de circunstâncias
Que afetaram seus antepassados.
Isto é realmente algo pelo qual deve ser grato,

Porque, por exemplo, se seus pais ou avós
Se tivessem casado com cônjuges diferentes,
Nunca teria nascido.

Ou se a sua mãe tivesse ficado grávida numa época diferente,
O nascido teria sido outro filho,
Não você.

Don Cuervo






2 Jeová é a Fonte e o Dador da vida. (Sal. 36:9) Ele dotou Adão e Eva, como suas criações diretas, da faculdade de transmitir a vida aos seus filhos. Em João 1:13, o apóstolo salienta que os humanos nascem segundo a “vontade carnal”, a vontade de seus pais. Por conseguinte, as personalidades produzidas não são predestinadas por Deus, nem intervém ele diretamente na concepção e no nascimento dos filhos. As combinações de fatores na célula reprodutiva são governadas pelo tempo e pelas circunstâncias. Portanto, a pessoa deve apreciar muito que ela existe, que tem um lugar entre os que têm vida.

3 Jeová dá grande valor à vida. Ele é o Deus feliz e quer que outros sejam felizes. (1 Tim. 1:11) Tem prazer em ver outros usufruir a vida. Portanto, ele dá a vida aos outros com uma finalidade. Quanta importância ele dá a se viver de modo correto! Se os homens não desperdiçarem sua vida em empreendimentos tolos, mas viverem do modo como Deus os fez para viver, ele lhes dará a vida eterna.

1-3. (a) Por que devemos apreciar a vida que temos agora? (b) Intervém Deus diretamente no nascimento de cada criança? (c) Por que é que Jeová dá vida a outros?




O QUE SE PRECISA PARA A VIDA

4 É necessário que o corpo seja constantemente nutrido, por respirar, beber e comer. Mas há algo muito mais essencial para a continuação da vida. De que se trata? Ora, dentre toda a criação terrestre de Deus, só o homem foi feito à imagem e à semelhança de Deus. (Gên. 1:26, 27) Então, diferente dos “animais irracionais”, o homem possuía os atributos muito mais elevados de amor, justiça, sabedoria e outras qualidades de Deus. (2 Ped. 2:12) Ele tinha a capacidade da espiritualidade. Podia raciocinar sobre o motivo de ter sido criado; podia aprender a respeito de sua relação com Deus. E ao progredir em conhecimento de Deus, aprofundavam-se nele os belos atributos que Deus lhe deu.

5 Além disso, a capacidade do homem para assimilar conhecimento de Deus, para progredir mental e espiritualmente, era ilimitada. Deus, de Seu depósito ilimitado e insondável, continuaria a suprir o homem com estas coisas essenciais durante toda a eternidade. De modo que a espiritualidade e a sabedoria de Deus sempre se expandiriam no homem. — Rom. 11:33-36.

6 O homem, segundo a sua constituição criada, para continuar vivo, tinha de ter um suprimento constante de energia espiritual da parte de Jeová. Precisava de relações espirituais com Deus. Mesmo o homem perfeito, com todas as necessidades materiais, morreria sem alimento espiritual. Se o homem assimilasse o alimento espiritual, Deus forneceria as coisas materiais, assim como fez para Adão e Eva. — Gên. 1:29; 2:9; Mat. 6:33.

4-6. (a) O que precisa o homem para a vida, além do alimento material? (b) Por que precisa o homem de energia espiritual da parte de Deus?



7 Os leitores da Bíblia sabem que Adão não continuou a se manter achegado a Deus em obediência e sabedoria, nem a aumentar sua espiritualidade, mas, antes, separou-se de Deus e trouxe o pecado e a morte à raça humana. (Rom. 5:12) Não obstante, Deus não abandonou seu propósito para com a humanidade. Ele dará à humanidade obediente o que se propôs para ela. Por este motivo, fez com que se escrevesse a Bíblia e enviou seu Filho como sacrifício para beneficiar os que desejam servir a Ele. — Rom. 5:8.

7. Que proceder errado adotou Adão, e fez isso com que Deus abandonasse seu propósito para com a humanidade?



OS PROVÉRBIOS FORNECEM PRINCÍPIOS PARA A VIDA

8 O livro bíblico dos Provérbios fornece-nos os princípios básicos para a vida. O Rei Salomão de Israel, principal produtor dos Provérbios, certamente teve uma compreensão da vida nos seus muitos aspectos. Ele tinha o tempo e a oportunidade de observar a vida e fez muita meditação e investigação. E não se deve desperceber que Deus, que criou todas as coisas pela sua sabedoria, deu a Salomão sabedoria para que pudesse compreender estas coisas. — Pro. 3:19, 20; 1 Reis 3:11-14.

9 Embora o reino de Salomão ocupasse apenas uma pequena região no Oriente Médio, sua sabedoria foi reconhecida por pessoas de muitas nações, conforme se dizia a seu respeito:

“A sabedoria de Salomão era mais vasta do que a sabedoria de todos os orientais e do que toda a sabedoria do Egito. . . . E ele podia falar três mil provérbios, e seus cânticos vieram a ser mil e cinco. E falava sobre as árvores, desde o cedro que há no Líbano até o hissopo que brota no muro; e falava sobre os animais e sobre as criaturas voadoras, e sobre as coisas moventes, e sobre os peixes. E vinham de todos os povos para ouvir a sabedoria de Salomão, sim, de todos os reis da terra que tinham ouvido falar da sua sabedoria.” — 1 Reis 4:30-34.

10 Ora, Salomão não mencionava apenas estas criações de Deus ao falar; ele também as entendia, bem como seu crescimento, seus hábitos e modos, como também seu lugar nas obras criativas de Deus. Os livros de Provérbios e Eclesiastes revelam também seu discernimento do homem, e dos seus desejos e modos. Salomão compreendia o proceder sábio e o proceder imprudente que o homem podia adotar, com suas conseqüências.


8-10. Por que teve o escritor principal do livro bíblico de Provérbios boa oportunidade para conhecer a vida e quão profundo foi o seu conhecimento?


11 Além disso, Deus tencionou que Salomão falasse e escrevesse para nosso benefício, e guiou por meio de Seu espírito as palavras de Salomão, de modo que são muito mais do que a sabedoria dum mero homem. São aptas para ser registradas na Bíblia, a Palavra de verdade de Deus, como palavras inspiradas.



11. Por que podemos ter plena confiança ao aplicarmos as palavras de Salomão na nossa vida?




12 O que exige Jeová Deus do homem para que entre em boas relações com Ele e tenha a esperança de vida eterna! Salomão nos diz: “Executar a justiça e o juízo é preferido por Jeová a um sacrifício.” (Pro. 21:3) Deus não pediu que o homem fizesse o impossível. Por meio de seu profeta Miquéias, Jeová corroborou as palavras de Salomão, dizendo: “Ele te informou, ó homem terreno, sobre o que é bom. E o que é que Jeová pede de volta de ti senão que exerças a justiça, e ames a benignidade, e andes modestamente com o teu Deus?” Como poderá fazer isso? — Miq. 6:8.


12. O que exige Deus do homem para que obtenha Seu favor para a vida eterna?




13 Talvez já tenha observado o mundo e a vida que a maioria leva agora. Vê frustração, injustiça e futilidade. Muitos dos que trabalham arduamente, de fato, estão numa “estafa enfadonha”, e ninguém sabe hoje o que vai acontecer amanhã. Nem mesmo os ricos e poderosos da terra podem fazer algo para afastar a velhice e a morte. O Rei Salomão observou isso e disse:

“Odiei a vida, porque o trabalho que se tem feito debaixo do sol tem sido calamitoso do meu ponto de vista, pois tudo era vaidade e um esforço para alcançar o vento. E eu é que odiei toda a minha labuta em que trabalhava arduamente debaixo do sol, que eu deixaria atras para o homem que viria a suceder-me. E quem sabe se ele se mostrará sábio ou estulto? No entanto, assumirá o controle sobre toda a minha labuta em que trabalhei arduamente e em que mostrei sabedoria debaixo do sol. Também isto é vaidade.” — Ecl. 2:17-19.

14 Salomão não odiava a própria vida, mas a vida conforme é vivida sob o atual sistema de coisas. Jesus Cristo, que era maior do que Salomão, mostrou que este sistema de coisas está sob o controle de Satanás, o Diabo. Depois de seu proceder fiel, no qual ‘venceu o mundo’ por manter a sua fidelidade a Deus, ele disse: “Agora há um julgamento deste mundo; agora será lançado fora o governante deste mundo.” Novamente ele disse que o governante deste mundo não tinha domínio sobre ele. Dentro em breve, este sistema de coisas, com seu governante, será destruído. — João 16:33; 12:31; 14:30; 2 Cor. 4:4; Rev. 11:18; 12:9.

13, 14. A que conclusão chegou Salomão quanto a vida e por quê?


15 Então, como podemos viver de modo a evitar ser controlados pelo “governante deste mundo” e ser agradáveis a Deus, para viver na terra sob uma nova ordem justa, quando o governante deste mundo tiver sido removido de sua posição de controle invisível deste sistema de coisas?

16 Recorramos novamente às palavras sábias de Salomão para obter a resposta. Ele nos diz: “O temor de Jeová é o princípio do conhecimento.” (Pro. 1:7) Temer a Jeová significa colocá-lo em primeiro lugar na vida, aprender seus modos e princípios e obedecer-lhe acima de todos os outros. Com tal atitude, está-se em condição de compreender a própria necessidade espiritual, a necessidade de alimento espiritual de Deus, para se viver. (Mat. 5:3) Salomão fala então a respeito de se buscar a sabedoria de Jeová: “Se persistires em procurar isso como a prata e continuares a buscar isso como a tesouros escondidos, neste caso entenderás o temor a Jeová e acharás o próprio conhecimento de Deus.” — Pro. 2:3-5.

15, 16. Qual é a primeira coisa de que se precisa para tomar o caminho da vida?



O ESTUDO DA BÍBLIA MUDARÁ A SUA VIDA

17 Isto é bem claro e simples. Significa que, para obter a vida, terá de estudar a Bíblia. É verdade que todos estão ocupados. Mas note que devemos querer a sabedoria como um tesouro, assim como o caçador de tesouros está disposto a sacrificar tempo e energia e a cavar por eles. Portanto, pergunte-se: ‘O que estou fazendo com a minha vida? Ocupo meu tempo inteiramente com coisas que não satisfazem minha necessidade de ter relações espirituais com Deus?’ Neste caso, se ‘não puder achar tempo’ para o estudo da Bíblia, então, de fato, está dizendo que não deseja a vida. Ninguém mais lhe poderá programar seu tempo; terá de tomar tempo para fazer isso. Outros lhe poderão ajudar então. — Efé. 5:15, 16.

17. Que perguntas deve a pessoa fazer seriamente a si mesma, se quiser ter vida?



18 Quando começa a obter esta sabedoria da Bíblia, verificará que a Bíblia é muito simples e direta. “Para o entendido o conhecimento é coisa fácil”, diz o provérbio. (14:6) Isto é verdade. Depois de estudar por um pouco, começará a relacionar a informação nova com as coisas que já sabe. A verdade da Bíblia é tão lógica, tão interrelacionada, que as ‘peças’ começam logo a encaixar-se e todo o propósito de Jeová começa a tornar-se claro. “Entenderás a justiça, e o juízo, e a retidão, o curso inteiro do que é bom”, diz Salomão. — Pro. 2:9.


18. Por que não é difícil obter conhecimento da Bíblia?


19 Ao continuar a estudar, tornar-se-lhe-á mais fácil reservar tempo para coisas boas. Também, sua recém-achada sabedoria o afastará das coisas sem proveito. A linguagem má ou piadas ruins não farão mais parte de sua conversa. Evitará fazer até mesmo coisas “pequenas” que são desonestas. Muitas das coisas que desejava no passado serão então encaradas como coisas sem valor real ou duradouro. Salomão expressou esta verdade ao dizer: “Quando a sabedoria entrar no teu coração e o próprio conhecimento se tornar agradável à tua própria alma, guardar-te-á o próprio raciocínio, resguardar-te-á o próprio discernimento, para livrar-te do mau caminho, do homem que fala perversidades, dos que abandonam as veredas da retidão para andar nos caminhos da escuridão.” — Pro. 2:10-13.

19. Ao começar a compreender a Bíblia, como passará a ajudar-lhe este conhecimento?


20 Ao passo que abandonar estes maus hábitos, começará a desejar a companhia daqueles cuja palestra é boa, dos que podem edificá-lo. Tal companhia começa a tornar-se realmente agradável. Talvez alguém lhe dirija um estudo da Bíblia. Ele e outros de fé igual lhe poderão ser de muita ajuda e proteção, pois a verdade é que “quem anda com pessoas sábias tornar-se-á sábio, mas irá mal com aquele que tem tratos com os estúpidos”. Aqui, a palavra hebraica para “estúpido” não significa meramente alguém que não tem conhecimento, mas alguém que é ímpio e insensível para com a verdade moral. — Pro. 13:20; veja Provérbios 10:23; 13:19; 14:8.

20. Além do conhecimento da Bíblia, que outra ajuda receberá ao estudar?


21 De vez em quando, seus novos companheiros cristãos poderão bondosamente trazer à sua atenção algo que o ajudará a se harmonizar mais com o conceito de Deus sobre as coisas. Talvez seja algum hábito que tenha, alguma prática comum no mundo, que é trazido à sua atenção. Talvez lhe indiquem certos textos que tratam do assunto. Em vez de se sentir magoado ou ofendido, lembre-se de que, assim como todos os cristãos, saiu dum mundo que não conhece a Deus, um mundo que habitualmente faz as coisas que desagradam a Deus. Está no processo de ‘transformar a sua mente’. (Rom. 12:2) Está aprendendo a lei de Deus, e o sábio diz a respeito disso: “Pois o mandamento é uma lâmpada e a lei é uma luz, e as repreensões da disciplina são o caminho da vida.” — Pro. 6:23.

21. Como deverá encarar a correção que lhe é dada pelos seus companheiros cristãos?


JEOVÁ AJUDA OS OBEDIENTES

22 Jeová quer que nos tornemos obedientes a ele assim como o filho é a um bom pai, e assim como o antigo pai hebreu aconselhava seu filho, Deus nos diz: “Filho meu, não rejeites a disciplina de Jeová; e não abomines a sua repreensão, porque Jeová repreende aquele a quem ama, assim como o pai faz com o filho em quem tem prazer.” (Pro. 3:11, 12) Como alguém que se esforça a ser filho obediente, ficará grato de que o assunto foi trazido à sua atenção e que alguém se interessou o bastante na sua pessoa para endireitá-lo. É muito melhor que sejamos logo corrigidos quanto ao proceder errado, do que prosseguirmos no nosso próprio caminho sem controle, pois o sábio escritor inspirado nos diz: “Ao iníquo apanharão os seus próprios erros e ele será segurado pelas cordas do seu próprio pecado. Será ele quem morrerá por não haver disciplina e por ele se perder na abundância da sua tolice.” — Pro. 5:22, 23.

22. Como mostram os Provérbios a importância da disciplina?


23 Todos enfrentam problemas ao seguirem o proceder cristão, talvez na sua própria família ou nas relações com colegas de trabalho ou amigos. Mas poderá consolar-se com o conselho sábio: “Rola os teus trabalhos sobre o próprio Jeová e os teus planos ficarão firmemente estabelecidos.” (Pro. 16:3) Poderá levar seus problemas a Jeová, em oração, com a garantia de que ele lhe responderá. “A oração dos retos é um prazer para ele” e ele “ouve a oração dos justos”. (Pro. 15:8, 29) Jeová o fortalecerá e ‘estabelecerá firmemente’ os planos que fizer para servi-lo de modo aceitável. — Ecl. 4:9-12.

23. Por que é a oração essencial para enfrentar os problemas da vida?


24 No passado, talvez tenha dado atenção primária às necessidades materiais de sua família. Mas agora vê as suas necessidades espirituais. A Bíblia fornece o conceito equilibrado, ao dizer: “Prepara a tua obra portas afora e apronta-a para ti no campo. Depois tens de edificar também os da tua casa.” (Pro. 24:27) Assim como o lavrador hebreu cuidava de seu campo, preparando-o para o plantio e para a colheita das safras, assim também você, leitor, pelo trabalho secular, provê coisas materiais para a sua família. Mas a sua responsabilidade não acaba com isso. A necessidade de edificar espiritualmente sua família é de importância igual. Verificará que isto é muito mais agradável do que seu trabalho secular e mais satisfatório, pois sabe que não salva apenas a si mesmo, mas também os a quem ama mais. — Veja 1 Timóteo 4:15, 16.

24. Que responsabilidade é salientada em Provérbios 24:27?


25 Passa também a dar-se conta do verdadeiro significado do provérbio: “Honra a Jeová com todas as tuas coisas valiosas e com as primícias de todos os teus produtos.” Assim como os israelitas trouxeram seu melhor a Jeová, assim faz também o cristão em todas as facetas de sua vida. “Então”, diz a sabedoria da parte de Deus, “os teus depósitos de suprimentos se encherão de fartura; e teus tanques de lagar transbordarão de vinho novo”. (Pro. 3:9, 10) Isto não se refere primariamente às riquezas materiais, embora Deus assegure ao seu povo que se proverão as suas necessidades da vida. Refere-se principalmente às riquezas espirituais, junto com a alegria e a segurança que estas trazem. “Quando te deitares, não sentirás pavor; e hás de deitar-te e teu sono terá de ser prazenteiro. Não precisarás ter medo de uma repentina coisa pavorosa, nem da tempestade sobre os iníquos, porque ela está chegando. Porque o próprio Jeová, de fato, mostrará ser tua absoluta confiança e ele certamente guardará teu pé da captura.” — Pro. 3:24-26.

25. Que resulta para aquele que ‘honra a Jeová com suas coisas valiosas’?


26 Ao adotar este proceder, produz na sua vida os frutos do espírito de Deus. (Gál. 5:22, 23) Aprende a gostar de falar sobre coisas boas, sobre os propósitos de Deus. Cria o desejo de ajudar outros e fala sobre estas coisas aos outros, que não sabem as boas provisões de Deus. Conforme diz o provérbio: “A língua dos sábios faz bem com o conhecimento, mas a boca dos estúpidos borbulha com tolice.” (Pro. 15:2) Aprende a manter-se livre de dificuldades por cuidar de seus próprios assuntos, porque sabe que “quem resguarda a sua boca guarda a sua alma. Quem abre bem os seus lábios — terá a ruína”, e, ‘`a palavra falsa é o que o justo odeia”. Dá-se conta de que “quem é vagaroso em irar-se é abundante em discernimento”. — Pro. 13:3, 5; 14:29; 16:32.


26. Ao obter sabedoria de Deus, o que aprende sobre o uso da língua?



O CAMINHO DA FELICIDADE

27 Ao seguir este recém-encontrado caminho da vida, começa a ter um ponto de vista alegre e otimista. “Feliz é aquele que confia em Jeová”, disse Salomão. (Pro. 16:20) Não se alegrará de modo superficial, como faz o mundo, mas fundo no coração, porque é esclarecido pela verdade. “A luminosidade dos olhos alegra o coração.” (Pro. 15:30) Sua mudança de expressão é observada pelos seus conhecidos. Encontrará até mesmo benefícios para a sua saúde, porque os médicos reconhecem a verdade dos provérbios: “O coração calmo é a vida do organismo carnal” e “o coração alegre faz bem como alguém que cura”. (Pro. 14:30; 17:22) Ao passo que o mundo em geral está triste, mesmo quando você está em dificuldades, não sente a tristeza desesperada do mundo. (Veja 1 Tessalonicenses 4:13.) Ao passo que as testemunhas de Jeová servem a Deus, verificam ser veraz que “aquele que é bom de coração tem constantemente um banquete”. (Pro. 15:15) E nas assembléias das testemunhas de Jeová, cerca de três vezes por ano, todos usufruem uma ocasião especialmente boa, um “banquete”, assimilando conhecimento bíblico e usufruindo de bom companheirismo e boa viagem.

27. Que mudança em atitude e ponto de vista tem a pessoa ao obter sabedoria de Deus, e com que benefícios?

28 Passará a ter muitos companheiros na congregação cristã, os quais são “irmãos e irmãs” em sentido espiritual. Conforme disse o apóstolo Paulo, entre eles não há “muitos sábios em sentido carnal, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre estirpe”. (1 Cor. 1:26-29) Mas ricos ou pobres, são humildes no coração, assim como Jesus. Além disso, encontrará outros no mundo, que estão num estado triste por causa da crescente angústia na terra. Estes também são humildes. Ao lhes fazer o bem, Jeová observa a sua benignidade. O escritor sábio nos diz: “Aquele que mostra favor ao de condição humilde está emprestando a Jeová, e Ele lhe retribuirá o seu tratamento.” (Pro. 19:17) Embora o de condição humilde não lhe possa retribuir de algum modo, Jeová considera o bem feito como obrigando-o a fazer uma retribuição, e ele faz isso abundantemente.


28. Explique Provérbios 19:17: “Aquele que mostra favor ao de condição humilde está emprestando a Jeová, e Ele lhe retribuirá o seu tratamento.”



29 Portanto, o que está fazendo com a sua vida? Ou em que deseja que a sua vida resulte? Aprecia ter agora certa medida de vida? Está disposto a fazer um esforço razoável para aprender as provisões e os requisitos de Deus para ter vida eterna? Neste caso, está disposto a continuar no proceder certo, mantendo em dia a sua espiritualidade por estudar a Bíblia, associando-se e compartilhando regularmente com os que servem a Deus em proclamar as boas novas do reino de Deus, Está disposto a dedicar sua vida a Jeová Deus, vivendo em devoção de toda a alma a ele? Em caso afirmativo, Jeová Deus e seu Filho o amarão, assim como o farão todos os que servem a Deus, e eles o ajudarão a tomar a vereda e a permanecer no rumo que conduz à vida eterna.

29. Em que pensamentos deve a pessoa meditar quanto ao que está fazendo com a sua vida?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui