Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Para Mudar o Mundo- Dr. Moacyr sampaio xavier filho -- 31/10/2004 - 01:11 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
· MUDANDO A VISÃO PARA MUDAR O NOSSO MUNDO

Dr. Moacyr Sampaio Xavier Filho

Diretor da Projeto Phênix



Até agora uma das formas de sobreviver neste planeta tem sido manter-se, o mais possível, na zona de segurança, sem cometer o menor erro, sem se permitir o menor risco, calculando tudo meticulosamente, na esperança de que "nenhum mal nos aconteça".

Por um outro caminho alguns poucos malucos tem rompido com tudo isso e se lançado em busca de adrenalina, na aventura do "seja o que Deus quiser, pois eu sei o que quero." Partindo destes dois ângulos vemos que até agora só tem existido dois modos de lidar com as coisas do mundo, ou procurando sobreviver com segurança ou desafiando-o com muita ousadia.

Estas receitas vinham dando certo até agora. Porém, o que temos percebido é que este mundo tem se transformado sobremaneira, exigindo de nós muito mais habilidade para acompanha-lo.

É só atentarmos para o modo como as novidades estão surgindo. Quando menos esperamos, há muito, estabelecidos, já não valem mais, pois tudo está se transformando a uma velocidade vertiginosa, nos deixando perplexos e amedrontados ante tantas surpresas. Temos a impressão de que o amanhã está virando ontem com tanta pressa, que quase não vemos o tempo passar. Ah! Que saudade de antigamente, dizem alguns. Naquela época tínhamos tudo sobre controle e as coisas saíam do jeito certo.

Porém, passado é passado e não volta mais. As mudanças têm sido tão rápidas que já tem gente dizendo que o que determina nosso futuro não é mais o que fizemos no passado e sim o que planejamos no futuro, que doravante devemos planejar usando o tempo de verbo no mais que perfeito do indicativo, ou seja: "é isso que eu farei".

Já houve tempo em que tudo demorava muito para acontecer. Isto por que a comunicação era precária; agora não, temos computador ligado em rede global e podemos mandar nossas mensagens por uma destas infovias a todas as partes do Planeta, e cada vez mais as pessoas terão acesso a esta fonte de saber portátil.

Só para dar uma idéia de como as coisas estão mudando, é só observar que de 1860 à 1960, a massa de informações do planeta dobrou, ou seja, tudo o que se sabia em 1960 era duas vezes mais do que tudo que se sabia em 1860.Porém não pára por aí. Perplexos, percebemos que de 1960 a 1970 essa mesma massa dobrou novamente. Que loucura não é?

O que levou 100 anos para acontecer, há 20 ocorreu em um décimo de tempo.

Atualmente, toda esta quantidade de informação dobra a cada quatro anos e no inicio do próximo século dobrará a cada 18 meses, e assim sucessivamente. Levando-nos com certeza a afirmar que em muito pouco tempo, talvez daqui a alguns anos, (será que tudo isso?), essa imensa quantidade de informações, talvez dobre diariamente, quem sabe?

Como vamos conseguir aprender as coisas se nossa velocidade de leitura normal é de 150 palavras por minuto, podendo chegar a 1.500 palavras por minuto para quem domina a técnica da leitura dinâmica.

Acompanhar este ritmo está nos parecendo quase impossível, parar um pouco para perceber que não vamos "segurar essa barra" se mantivermos os mesmos padrões mentais que tornamos perpétuos ano após ano.

Imaginem que já tem gente no planeta, mostrando que é possível ler até 25.000 palavras por minuto, o que permite ler por volta de cinco livros por dia, que tal?

Desde de a década de 30, existe no mundo maneiras de se aprender 500 palavras de língua estrangeiras em uma seção de quatro horas e manter o aprendido (mesmo sem usá-lo) com retenção de 52% após dois anos. É conveniente ressaltar que não há necessidade de ser uma língua de origem latina, pode ser chinês, por exemplo.

À luz de certas informações, nos parece que se quisermos prosperarmos no mundo caótico que já está aí, deveremos aperfeiçoar nossa percepção e, assim, podemos nos transformar de maneira ressonante à transformação do mundo.

Porém, devemos reconhecer a necessidade de mudar, percebendo que é praticamente impossível, permanecermos os mesmos, se não fizermos alterações em nossa maneira de perceber o que nos rodeia; devemos continuar mudando sempre, pois atualmente já não existe mais tempo para ficarmos "deitados eternamente em berço esplêndido".

Nosso primeiro passo é reconhecer a necessidade de mudança, o segundo passo é transformamos nossa maneira de pensar, pois somente assim começaremos a fazer surgir em nós um novo tempo de mente, muito mais poderosa e muito mais generosa.

Devemos estar sempre vigilantes, captando todas as tendências e informações úteis ao nosso desenvolvimento e crescimento pessoal. Vamos desenvolver uma nova mente, que trabalhe e insista somente no que faz sentido, capaz de perceber sempre quando continuar e quando se retirar de um conflito.

Capaz de nos legar a paz que tanto buscamos e que, com certeza, não encontraremos nas coisas que adquirimos mas, sim, em nós mesmos e nas obras que edificamos para a humanidade.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui