Usina de Letras
Usina de Letras
225 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Fiéis lotam Igreja e praça durante instalação da Basílica -- 17/08/2010 - 09:04 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Fiéis lotam Igreja e praça durante instalação da Basílica


Cerimônia aconteceu no final da tarde desse domingo e foi acompanhada por mais de 2,5 mil pessoas; show de luzes e fogos de artifício encerraram o evento



Padre Vladimir mostra documento do
Vaticano sobre nova Basílica


Renata Meneghin

Católicos de Araras e de outras cidades da região lotaram a Igreja Matriz e também as tendas montadas na praça Barão de Araras para assistir à cerimônia de instalação da Sacrossanta Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio, que aconteceu na tarde de domingo.

Segundo os organizadores, havia 1,2 mil cadeiras para acomodar o público na área externa, fora os bancos no interior do prédio. Ainda assim, muita gente acompanhou a solenidade em pé – os assentos estavam todos ocupados desde as 16h30.

A Tribuna apurou que mais de 2,5 mil hóstias foram distribuídas durante a comunhão, o que permite uma estimativa extra-oficial de público.

A solenidade começou às 18h00 com a bênção das portas do templo pelo bispo Dom Vilson Dias de Oliveira – na ocasião, ele representava o legado pontifício (Papa Bento XVI).

Em seguida, ainda no lado externo da Igreja, aconteceu o hasteamento da bandeira do Vaticano e do Brasil ao som, respectivamente, da Marcha Pontifícia (hino papal) e do hino nacional executados pela Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo.

Já dentro da Matriz, as placas que identificam a nova Basílica foram descerradas pelo bispo e também pelo padre Vladimir Barbosa Hergert – agora reitor da Basílica.

Os dois seguiram até a capela do Santíssimo Sacramento para fazer uma oração especial, antes de dar início à missa solene que contou com a presença de 25 padres de todas as paróquias e alguns da diocese.

O Decreto Pontifício assinado pelo papa e o documento que oficializou a elevação da Igreja à Basílica Menor foram lidos ainda durante os ritos iniciais da celebração pelo bispo e também pelo padre José Carlos Brandão Cabral, chanceler diocesano (veja os textos na íntegra nessa página).

A Umbrela e o Tintinábulo, que fazem parte dos símbolos do novo templo, também foram apresentados ao público e colocados no altar da Basílica.

A cerimônia resgatou também algumas tradições católicas, como os cantos em latim. No final, os fiéis que participaram da missa e cumpriram alguns requisitos – entre eles, confissão e comunhão – receberam benção especial, denominada de indulgência plenária.

Realizado pela 1.ª vez na cidade, o ritual passa agora a fazer parte das atribuições da Basílica e volta a acontecer em datas pré-determinadas pelas autoridades católicas.

Vídeo e fogos

O encerramento aconteceu novamente no lado externo da Igreja, onde foi apresentado um vídeo gravado pela jornalista ararense Ilze Scamparini, correspondente da Rede Globo na Itália, em frente à Basílica de São João do Latrão, em Roma – a arquitetura da igreja de Araras foi inspirada no templo italiano.

Um show de luzes e fogos de artifício iluminou a praça Barão e fechou o evento festivo. A solenidade foi acompanhada por autoridades da cidade, entre elas o prefeito Nelson Dimas Brambilla, o vice Carlos Jacovetti e o vereador Irineu Marreto, além do 1.º sargento Carlos Augusto de Abreu e do sub-tenente Laureano Pereira da Rosa, do Tiro de Guerra.

A Igreja Matriz é a primeira da Diocese de Limeira a receber o título de Basílica. No Estado de São Paulo, há outras poucas unidades com esse status – entre elas, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Campinas, e a de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte.

A honraria é concedida pela Santa Sé a templos católicos reconhecidos como monumentos históricos e artísticos, que se destacam pelo zelo à vida litúrgica e pastoral, e cujas celebrações recebam um grande número de fiéis.

No caso de Araras, o processo começou em 2005 e foi concluído no dia 3 de julho desse ano.

Procissão da Padroeira percorre trajeto enfeitado

Vários católicos de Araras enfeitaram suas casas e estabelecimentos comerciais para a passagem da procissão em louvor à padroeira de Araras, Nossa Senhora do Patrocínio.

Os festejos que costumam acontecer no período da tarde foram antecipados nesse domingo por causa da cerimônia de instalação da Basílica Menor.

As comemorações tiveram início às 6h00, com alvorada de fogos. Em seguida, houve laudes e café da manhã comunitário. A missa em louvor à Nossa Senhora do Patrocínio começou às 9h00 e antecedeu a procissão com a imagem da padroeira pelas ruas da região central da cidade.

Em alguns imóveis, bexigas coloridas, pequenos altares e velas acesas reforçavam a devoção dos fiéis. A coroação da imagem aconteceu em frente à Igreja Matriz.

Segundo a comissão organizadora dos festejos, mais de 2 mil pessoas acompanharam o evento. (RM)



O que dizem os documentos do Vaticano


LEITURA DO DECRETO PONTIFÍCIO

Dom Vilson Dias de Oliveira:
A 3 de julho deste Ano da Graça de 2010, nosso Beatíssimo Senhor Bento, pela Divina Providência Papa XVI, gloriosamente reinante, atendendo aos nossos pedidos e em demonstração de sua grande benevolência, concedeu, com autoridade apostólica, o Título e elevou à Dignidade de Basílica Menor esta veneranda igreja dedicada a Deus, em honra da Bem Aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora do Patrocínio, em Araras, no território de nossa Diocese de Limeira. Em testemunho disto foi expedido o Decreto pela Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. Que se proceda a leitura das Letras Apostólicas!

BENTO XVI, PAPA
Para perpétua Memória




Documento que oficializa a elevação da Matriz à categoria de Basílica

Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos
Padre José Carlos Brandão Cabral, chanceler diocesano:

DIOCESE DE LIMEIRA

Por solicitação do Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Vilson Dias de Oliveira, Bispo de Limeira, feita por meio de carta datada de 1 de maio de 2010, expondo os pedidos e os desejos do clero e dos fiéis, a Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em virtude das faculdades especiais que lhe foram atribuídas pelo Sumo Pontífice Bento XVI, de muito bom grado eleva a igreja paroquial dedicada a Deus em honra da Bem Aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade de Araras, nos confins da predita diocese, ao título e dignidade de BASÍLICA MENOR, com todos os direitos e concessões litúrgicas ritualmente competentes, observando-se verdadeiramente tudo o que deve ser observado junto ao Decreto de Título de Basilicae Minoris, promulgado no dia 9 de novembro de 1989.

Revogam-se todas as disposições em contrário.
Palácio da Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, aos 3 de julho de 2010.


José Agostinho di Noia
Arcebispo Secretário

Mons. João Miguel Ferrer Grenesche
Subsecretário



Fonte: TRIBUNA DO POVO/Cidade, Araras (SP), Terça-feira, 17/08/2010, página 5A.


________________________________________


LEIA TAMBÉM:

Basílica Menor de Araras (SP)

Igreja Matriz recebe o título de Basílica Menor

Basílica Menor (Araras-SP)

Oficialização da Igreja Matriz para Basílica Menor

Brasão da Basílica é içado por corrente a 12m de altura

Instalação da Basílica permite ritual de indulgência


________________________________________


“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.




________________________________________


“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui