Usina de Letras
Usina de Letras
266 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->STF: órgão de inutilidade pública -- 10/07/2007 - 15:22 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
STF julgou apenas seis autoridades desde 1988

Blog do Diego Casagrande - 05.07, 14h29

O STF (Supremo Tribunal Federal) julgou apenas seis ações penais contra autoridades desde 1988, e em todos os casos o réu foi absolvido. É o que aponta um levantamento feito pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), divulgado nesta quinta-feira. A entidade apurou que foram abertas 130 ações no Supremo nesse período, enquanto no STJ (Supremo Tribunal de Justiça) foram ajuizadas 483, sendo que 16 foram julgadas e apenas cinco resultaram em condenações.

Com base nesses dados, a AMB está lançando a campanha "Juízes contra a corrupção", que visa chamar a atenção do Judiciário para a necessidade de agilizar os julgamentos. A entidade pede o fim do foro privilegiado.

O presidente da AMB, Rodrigo Collaço, afirmou que o foro contribui para a impunidade. "Mais do que foro privilegiado, o que temos no Brasil é um foro de impunidade. O Judiciário precisa reagir. Os juízes têm que estar atentos ao que clama a sociedade. A sociedade quer saber quem são os culpados e ver essas pessoas presas", declarou. Collaço ainda defende a adoção de uma política judiciária contra a corrupção em âmbito nacional.



Obs.: O STF, em 40 anos, não condenou nenhum político (revista Veja, 11/7/2007,pg. 65). Assim, nossa Suprema Corte mais parece um órgão de inutilidade pública. O deputado federal Paulo Renato (PSDB/SP)irá apresentar nesta semana um projeto de criação de um tribunal que se dedicará exclusivamente a julgar políticos e autoridades envolvidos em desvio de dinheiro público - o Tribunal Superior da Probidade Administrativa (TSPA). Será que esse novo órgão, se aprovado, irá funcionar melhor do que o capenga STF? (F.M.)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui