Usina de Letras
Usina de Letras
213 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cuba: a tragédia da utopia -- 21/10/2004 - 11:27 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cuba, a Tragédia da Utopia



por Da Redação MSM em 20 de outubro de 2004



Resumo: Saiba mais sobre o novo livro do intelectual Percival Puggina "Cuba, a Tragédia da Utopia".



© 2004 MidiaSemMascara.org



“Cuba, a Tragédia da Utopia”, novo livro do arquiteto e escritor Percival Puggina, está sendo lançado em Porto Alegre pela Editora Literalis. A obra contém uma combinação de narrativa histórica com análise política, social e econômica feita pelo autor, suas observações de viagem, relatos de experiências pessoais e conversas com dissidentes cubanos. A apresentação é feita pelo filósofo e professor Denis Rosenfield.



O livro sobre Cuba é o segundo escrito pelo arquiteto, que já lançou “Crônicas Contra o Totalitarismo”, uma coletânea de artigos publicados na imprensa gaúcha.



Resultado de muitas peripécias do autor em Cuba, o novo livro é uma obra polêmica, como não poderia deixar de ser, em se tratando de Percival Puggina, um escritor de posições inequívocas. O Rio Grande do Sul, que o conhece, sabe disso. Mas esta a “Tragédia da utopia” vai mais longe. Para respaldar seus pontos de vista, Puggina reuniu dados concretos e documentos indesmentíveis, muitos deles certamente desconhecidos dos brasileiros.



O filósofo Denis Lerrer Rosenfield, na apresentação da obra, afirma: "Lógico em seu retrato da dominação castrista, o autor mostra como os traços totalitários do regime, que se esboçavam desde o início, terminaram por se consolidar numa ditadura que não poupa nem seus autores-companheiros. Essa antropofagia, aliás, é uma característica de sociedades totalitárias".



Percival Puggina nasceu em Santana do Livramento/RS e tem 59 anos. Casado, é pai e avô. Arquiteto formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez carreira na iniciativa privada atuando em grandes empresas de engenharia do país. Em meados da década de 80 passou a ganhar destaque no cenário político e intelectual gaúcho com a produção de textos requisitados em todo o Estado.



Sua ascensão foi crescente, figurando hoje dentre os nomes mais publicados pela imprensa regional. Ganhou destaque nas demais mídias tevê, rádio e internet por sua condição de polemista e debatedor implacável.



Conferencista com presença habitual em diversos estados brasileiros, tornou-se referência nacional na defesa da Doutrina Social Cristã. Com a chegada do PT ao poder, tanto no Rio Grande do Sul quanto no país, as idéias de Puggina ganharam força e o fizeram um dos mais bem preparados críticos do totalitarismo.



A contracapa do livro contém um texto de um manifesto que Oswaldo Payá Sardinas, conhecido dissidente cubano enviou à última sessão da Comissão de Direitos Humanos da ONU, formulando as seguintes perguntas:



- Por que os cubanos têm que pedir licença para entrar e sair de seu próprio país, e muitas vezes isso não lhes é concedido?



- Por que, se todos somos iguais, há uma classe dirigente enriquecida, enquanto há uma maioria pobre que sequer pode dizer que é pobre?



- Por que a classe privilegiada vive em residências de bairros luxuosos, chamadas legalmente zonas congeladas e os cubanos são perseguidos por tentar construir uma choça ou uma habitação?



- Por que a polícia pede identificação, humilhando negros e pobres nas zonas turísticas?



- Por que há um apartheid humilhante para os cubanos, proibidos de entrar em muitas praias e instalações turísticas?



- Por que tratam de eliminar o nome de Deus, na sociedade e na cultura, impondo o ateísmo a um povo religioso desde a raiz?



- Por que enganaram aos cubanos falando contra o capitalismo selvagem se muitos dos grandes dirigentes comunistas se converteram em novos e únicos capitalistas, enquanto nos seguem dizendo "socialismo ou morte" quando os cubanos querem "liberdade e vida"?









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui