Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS -- 28/06/2007 - 17:35 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MODIFICAÇÕES COMPORTAMENTAIS

Nós seres humanos sofremos constantes modificações comportamentais. Não é raro fazer parte da lista de nossos conhecidos, homens e mulheres que modificaram seus comportamentos ao longo da vida.

Melhor explicando: Um homem ou mulher, podem ter suas vidas na adolescência ligada aos prazeres fúteis como noitadas freqüentes, abusos de álcool e outras drogas, falta de religiosidade e envolvimentos amorosos duvidosos, que potencializados desvirtuam o caráter, prejudicam a saúde e podem causar danos irreparáveis.

Esses mesmos, no entanto, podem mudar suas vidas repentinamente. Muitas vezes são motivados pelo sofrimento ou por um sentimento maior desconhecido. Poderíamos chamar esses acontecimentos como “despertar espiritual” ou ainda “Momento da Graça”.

Pode parecer estranho tais mudanças inexplicáveis, mas elas existem até mesmo com certa freqüência. Costumamos ver isso com desconfiança e não damos muito crédito para essas bruscas mudanças comportamentais, embora elas possam ser verdadeiras e definitivas.

Quem de nós não conhece uma mulher que viveu uma vida de aventuras, mudar completamente o seu comportamento após conhecer o seu verdadeiro amor?

Quem de nós não conhece um homem que vivia embriagado ou drogado e de repente pára de ingerir bebidas alcoólicas e não mais se droga?

Essas mudanças não ocorrem por acaso. A compreensão do “verdadeiro valor da vida” pode acontecer a qualquer instante, mas para isso é necessário alguma coisa além da “força de vontade”. O verdadeiro “desejo”, esse é mais que vontade.

Entretanto o “desejo sem fé deixa de existir”, pois somente ela (fé) pode determinar esse novo modo de viver e modificar tais comportamentos.

Se alguém conseguiu ver esse flash, sentiu essa sensação de mudanças sem ter fé em Deus, (na forma em que cada um o concebe – Buda, Jesus Cristo, Alá, Arquiteto do Universo, Poder Superior, Entidades, Santos, etc.) eu desconheço.

Esse misterioso momento mágico, lindo e benéfico que chamo de “despertar espiritual” não passa por religiosidade, mas sim por espiritualidade.

Na contramão desse entendimento, muitos homens e mulheres caminham em direção inversa. Conceituados chefes de família e mulheres de caráter libado, desencaminham-se levados pelas correntes da promiscuidade e do devaneio. São chamamentos perniciosos e malignos que levam a perda do controle e fazem deles verdadeiros reféns do mundo dos condenados. Da noite para o dia passam a freqüentar noitadas, abandonam as esposas ou maridos e pensam estar vivendo com essas novas aventuras os momentos de prazer que não conheciam. Esse é o mundo decadente motivado pelo poder, pela fama, pelo dinheiro e pelo consumismo abusivos. Tais ingredientes são fatores que destroem uma sociedade que não trabalha os seus valores morais e espirituais.

É necessário estar atento e dar uma educação familiar exemplar para evitar tais desvios de conduta. É muito mais fácil tornar prazeroso a ingestão de uma bebida, do que evitá-la. É muito mais fácil aceitar os convites para festas com total liberdade sexual e uso de drogas do que “dizer não”. Essa sociedade colorida de liberdade total desafia os princípios morais que tão demoradamente foram trabalhadas por gerações passadas.

Não sou contra a modernidade e o progresso. Não sou “careta” suficiente para defender o cinto de castidade, mas penso que seja necessário “determinar limites” para nossos filhos, alertando para os excessos, que se cometidos, poderão resultar em sofrimentos indesejados e muitas vezes irreversíveis.

Entrar nos vícios é fácil, o difícil é sair deles! Ter força de vontade não basta, é importante descobrir o “desejo sincero”; e esse somente com a fé em Deus e muita determinação.

É preciso mudar, mas que comece por mim! Eu não posso mudar ninguém, mas posso através de bons exemplos semear a espiritualidade, a honestidade, a fidelidade, a lealdade, a generosidade, o carinho e o amor.

Quem sabe, você também queira me ajudar?
Mudanças para melhor são difíceis, mas não impossíveis!

28/06/2007
Paulo M.Bernardo




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui