Usina de Letras
Usina de Letras
287 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Exoterismo ou Esoterismo? Eis a questão. -- 14/10/2004 - 16:31 (Vera Bassoi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EXOTERISMO OU ESOTERISMO? EIS A QUESTÃO.



Escrito por Vera Bassoi

( veramunizbassoi@terra.com.br)







Duas palavras que são pronunciadas exatamente da mesma forma, o que dá a impressão de que são uma única palavra.

Se pergunto para as pessoas se conhecem essa palavra, dizem imediatamente que sim. Expressam a idéia de que significa “ocultismo”, “magia”, coisas tidas como “sagradas”, “poderes paranormais”, etc. Acredita-se, muitas vezes, que aqueles que têm o conhecimento ex(s)otérico podem dominar certos fenômenos da natureza, dominar a mente das pessoas, realizar feitiçaria ou ser curandeiro. Puro engano, desconhecimento, ignorância, preconceito. E é por desconhecer o verdadeiro sentido que grande parte da população tem medo, ojeriza, e foge como o diabo da cruz. E mais: o maior absurdo é ter cristalizada a crença de que tem a ver com algum tipo de religião. É hora de esclarecer o engano e eliminar o preconceito.

Em seguida, pergunto se se escreve com x ou com s e, então, percebo que ficam pensando, viram os olhos para cima, para baixo e, por fim, arriscam um chute, ou dizem, simplesmente, “não sei, estou na dúvida”!

A questão é que existem as duas grafias e têm significados diferentes. São duas palavras com conceitos diferentes.

Em seu livro “Reflexões sobre Mundo, Homens e Mistérios” o autor, Michel Echenique Isasa, explica maravilhosamente a diferença entre os dois conceitos, e a clareza dele me causa uma grande alegria!

Bem, então vamos ao que interessa:-

Exoterismo é um termo que se refere à aparência das coisas, ou seja, à parte externa de qualquer objeto, de qualquer fenômeno existente na natureza ou no universo, dos seres em geral, inclusive do homem. Aparência essa que é percebida através dos nossos cinco sentidos e, portanto, de como as coisas se manifestam no mundo da matéria e que são passíveis de observação, de estudo, de conhecimento e até de pesquisa científica. Em outras palavras, tudo aquilo que pode ser tocado, observado, medido, experimentado, conhecido, e que pertença ao mundo da matéria, é exotérico.

Nesse sentido, podemos dizer que Exoterismo se refere ao conjunto de conhecimento (científico ou não) que vai desde o microcosmos até o macrocosmos. É importante lembrar que a tecnologia e a ciência estão sempre em desenvolvimento e que o ser humano, por sua própria natureza, traz consigo uma curiosidade inata, o que faz com que a dinâmica do conhecimento humano , em todos os setores, torne-se uma constante chamada “mudança”.

Lembro-me, então, da famosa lei de Lavoisier:-“Na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma”.

Vamos explicar agora o que é Esoterismo.

Esoterismo é o conjunto de conhecimento que não é adquirido através dos nossos cinco sentidos. É tudo aquilo que constitui a essência das coisas e de todos os seres; é a natureza interior, a razão de ser e de existir. Está além do mundo da matéria, do mundo físico, ou melhor, é assunto que diz respeito à Metafísica.

O prefixo “meta” quer dizer “além”, logo, metafísica significa “além da física”, aquilo que transcende, aquilo que corresponde à essência Divina que reside no interior de toda criação. E se é “essência”, não pode mudar. É aquilo que é permanente e não visível.

Parafraseando Saint Exupéry em “O pequeno príncipe”:- “O essencial é invisível aos olhos”.

Dito desta forma, já podemos perceber uma diferença fundamental entre os conceitos exotérico e esotérico:- O primeiro, grafado com “x”, diz respeito ao que é “impermanente”,isto é, mutável, transitório, e o segundo, grafado com “s”, ao que é permanente.

Assim, referindo-me, especificamente, ao ser humano, do nascimento à idade adulta, há uma grande transformação que se opera no corpo físico, no emocional, no mental e no espiritual; só uma coisa não se transforma – a sua essência, a sua Alma.

No entanto, parece haver, e há mesmo, uma enorme contradição: - nós só conhecemos o nosso lado exotérico, aquele que sofre mudanças e não conhecemos o nosso lado esotérico, aquele que é permanente.

Todos nós nos lembramos de como éramos quando crianças, quando adolescentes, quando jovens e sabemos dizer como somos quando adultos. Facilmente nos lembramos de tristezas, de amarguras, de dificuldades, de dores físicas e emocionais, como também dos grandes momentos de alegria, de felicidade, das coisas boas que nos aconteceram em cada fase da vida. Só não nos lembramos daquilo que é mais importante e que diz respeito àquela nossa parte que é permanente, imutável. Nos esquecemos completamente de perguntar e ir em busca de respostas para as questões fundamentais da vida:-“quem sou”? “de onde venho”? “para onde vou”? “ por que estou aqui no planeta Terra”? “para que estou aqui”? “quais as lições que devo aprender”? “quais os anseios da minha alma”?

O Esoterismo, então, tem a ver com essas coisas que não mudam, que embora o tempo passe, continuam sendo sempre as mesmas, ou seja, as respostas para a razão de ser e de existir.

E só há um caminho para encontrar essas respostas que preenchem o vazio da alma:- é o AUTOCONHECIMENTO. É ele que nos leva até a nossa essência. Não importa qual o método nem quais as técnicas a serem usadas, mas o autoconhecimento é, sem dúvida, o único caminho.

E isso é ESOTERISMO.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui