Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENTREVISTA SOBRE A ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS. -- 14/10/2004 - 11:50 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Entrevista com Mário Ribeiro Martins*.

(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).



(Mário Ribeiro Martins é membro da Academia Tocantinense de Letras, Cadeira 37, tendo como Patrono o francês Frei José Maria Audrin. É tambem membro da Academia Goiana de Letras, Cadeira 37, tendo como Patrono o baiano Crispiniano Tavares)



Prestimosa amiga MIRIAN DEBONI, conforme consta aqui do meu computador, já respondi a este questionário mais de uma vez e, ele lhe foi enviado. Mas, em atenção a você, vou responder de novo. Como fiz nas ocasiões anteriores, não vou copiar a pergunta, mas usar os respectivos NÚMEROS. Como se trata de uma Pesquisa para fins de Doutorado junto à Universidade Federal Fluminense, aí estão as respostas. Depois de refletir um pouco, achei interessante copiar as perguntas. Aliás, em certas ocasiões, as perguntas são mais importantes do que as respostas.





QUANDO FOI FUNDADA A ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS? QUAL FOI O INTUITO DE SUA CRIAÇÃO?

1)A Academia Tocantinense de Letras foi fundada no dia 12.12.1990 e instalada solenemente no dia 02.03.1991, na cidade de Porto Nacional. O intuito de sua criação foi reunir os poucos intelectuais então existentes no novo Estado do Tocantins( O Estado tinha sido criado em 05.10.1988).



HOUVE ALGUM TIPO DE SELEÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS MEMBROS DA ACADEMIA? COMO FOI FEITA ESSA SELEÇÃO?

2)Não houve nenhum tipo de seleção para a escolha dos primeiros 25 membros da Academia. Os três fundadores da Academia(José Liberato Póvoa, Juarez Moreira e Ana Braga) escolheram os nomes, conforme o status de cada um naquele momento.



HOJE, COMO É FEITA ESSA SELEÇÃO?

3)Hoje, a Academia tem 40 cadeiras. Quando alguém morre, a vaga vai ser ocupada por alguém que se candidate. Para se candidatar, a pessoa tem de ter pelo menos um livro publicado. A taxa de inscrição é caríssima-150,00(cento e cinquenta) reais. Poucos são os escritores que têm essa quantia para jogar fora, visto que, não sendo eleito, o candidato não recebe o dinheiro de volta.



QUAIS AS ATIVIDADES CULTURAIS(SIMPÓSIOS, MESAS REDONDAS, CONGRESSOS, ETC) DESENVOLVIDAS PELA ACADEMIA?

4)A Academia, quando convidada, participa de simpósios, mesas redondas e congressos, além de indicar os seus membros para atividades literárias, como concursos, palestras, etc. Mas ela, a depender do Presidente que a estiver dirigindo, também promove tais atividades.



QUAIS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ACADEMIA JUNTO À COMUNIDADE?

5)A Academia desenvolve junto à comunidade atividades como, concursos de literatura, de leituras, oratória, etc.



COM QUE FREQUÊNCIA OCORREM AS REUNIÕES NA ACADEMIA(HÁ UM CALENDÁRIO PERMANENTE OU SÃO FEITAS DE FORMA ALEATÓRIAS)? SÃO GERALMENTE EM QUAIS DIAS DA SEMANA? E COMO VEM SENDO A FREQUENCIA DOS ACADÊMICOS A ESTAS REUNIÕES?



6)A Academia tem um calendário de suas atividades que é distribuido, anualmente, aos acadêmicos. Independente disto, a Academia é aberta ao público, especialmente quanto a sua biblioteca.



QUAIS SÃO OS ASSUNTOS ABORDADOS NESSAS REUNIÕES(BUROCRÁTICOS, LITERÁRIOS, ETC)?

7)Nas reuniões, são abordados temas literários, administrativos, etc.



QUAL A RELAÇÃO DA ACADEMIA COM A CIDADE DE PALMAS E COM O RESTANTE DO ESTADO, JÁ QUE SE TRATA DE UMA ACADEMIA DE ÂMBITO ESTADUAL?

8)Embora haja outra academia- a Academia Palmense de Letras- a academia de que faço parte(Academia Tocantinense de Letras) tem presença constante na vida de Palmas(especialmente em suas Escolas, Colégios e Universidades), bem como no restante do Estado, já que ela tem membros espalhados por várias cidades, entre as quais, Porto Nacional, Gurupi, Paraiso, Araguaina, Araguatins, Tocantinópolis, Natividade, Paranã, Dianópolis, etc.



QUAL A FUNÇÃO DA ACADEMIA NOS DIAS DE HOJE?

9)A função da Academia nos dias de hoje é a mesma de todas as épocas. Possibilitar que os intelectuais se reunam num local mais propício e estabeleçam uma certa interação social e cultural. A sede da Academia é sempre o local para isto.



EM RELAÇÃO À PUBLICAÇÃO DOS LIVROS DE SEUS ACADÊMICOS, A ACADEMIA FINANCIA, OU JÁ FINANCIOU, ALGUMAS DESSAS PUBLICAÇÕES?

10)Nenhuma Academia, nem mesmo a Academia Brasileira de Letras(que tendo um prédio próprio, com salas alugadas e é a instituição cultural mais rica do Brasil), publica ou financia a publicação dos livros de seus acadêmicos. A Academia não é e não faz papel de instituição de caridade.



NA MAIORIA DAS VEZES, COMO É FEITA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS PELOS ACADÊMICOS? SÃO OS PRÓPRIOS ACADÊMICOS QUE FINANCIAM SUA PUBLICAÇÃO OU RECEBEM ALGUM INCENTIVO DO ESTADO OU DE ALGUM ÓRGÃO PRIVADO?

11)Os livros dos acadêmicos são publicados de diversas maneiras: a) Com recursos dos próprios acadêmicos. b) Por alguma Editora que se interesse pelo assunto. c) Com dinheiro do Estado, através de alguma secretaria. d) Por alguma entidade privada que tenha feito algum concurso específico.



COMO A ACADEMIA SE MANTÉM FINANCEIRAMENTE? HÁ ALGUM INCENTIVO DO ESTADO NESSE SENTIDO OU DE ALGUM ÓRGÃO PRIVADO?

12) A Academia se mantem financeiramente, através da anuidade de seus membros ou pela colaboração de órgãos do Estado, do Municipio, etc. No caso específico da ATL, a sala é do municipio, alguns móveis são do municipio, os instrumentos são do municipio(alguns deles), etc.



QUAL A RELAÇÃO ENTRE A ACADEMIA E O ESTADO? E COM A PREFEITURA DE PALMAS?

13) A resposta acima(a 12) explica a relação intima entre a Academia, o Estado e o Municipio. Até mesmo os funcionários que trabalham na Academia são cedidos pelo Estado ou pelo Municipio.



QUAL A FUNÇÃO DA ACADEMIA NA PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO CULTURAL E LITERÁRIA DO ESTADO?

14) A função da Academia é clara. Ela envia, quando solicitada, os seus membros para fazerem palestras, conferências, etc, em Escolas, Colégios, Universidades, etc.



COMO VOCÊ EXPLICARIA A GRANDE QUANTIDADE DE MEMBROS QUE HÁ NA ATL LIGADOS AO CAMPO DO DIREITO, COMO ADVOGADOS, DESEMBARGADORES, PROCURADORES, JUIZES? HÁ ALGUMA RAZÃO EM ESPECIAL PARA ESTE FATO?

15) É que os profissionais citados(da área do Direito), de um modo geral, têm mais condições financeiras, primeiro, para se inscrever na Academia e segundo, têm livros publicados e terceiro, tem mais afinidade com o mundo das letras.



COMO VOCÊ EXPLICA O INTERESSE DESSES BACHARÉIS EM RELAÇÃO AO TRABALHO ACADÊMICO E LITERÁRIO?

16)A resposta já foi dada no item anterior(15). Esses bachareis, inclusive, são mais frequentadores de livrarias e se identificam mais com o mundo acadêmico e literário. Os professores poderiam se encaixar aqui, mas lhes falta, quase sempre, as condições financeiras. Os professores, especialmente concursados, estão sempre vinculados a instituições atreladas ao Poder Executivo e este, seja Municipal, Estadual ou Federal, é useiro e vezeiro em pagar mal, o que é lamentável. Alguns professores com cursos de PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR, mas são aviltados nos seus contra-cheques.



A ACADEMIA POSSUI ALGUMA PUBLICAÇÃO COLETIVA(COLETÂNEA, ANTOLOGIA)?

17)A Academia só publica alguma coletânea ou antologia quando há algum concurso. Portanto, não há publicações constantes.



NA SUA OPINIÃO QUEM SÃO OS LEITORES DAS OBRAS PUBLICADAS PELOS ESCRITORES QUE COMPÕEM AS ACADEMIAS NO TOCANTINS?

18)Os meus artigos e o meu dicionário que se encontram na INTERNET no endereço http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=mariorm

são lidos por pessoas do Brasil e exterior, conforme se vê no número de visitas no próprio texto. Mas os leitores de modo geral, da literatura produzida no Tocantins, são estudantes, pesquisadores e curiosos que querem saber mais sobre o novo Estado. Alguns vão prestar concursos públicos e precisam saber mais sobre as obras e os autores do Tocantins. Outros residiram no antigo norte de Goiás e sentem necessidade de conhecer o hoje Tocantins. Por outro lado, boa parte dos membros das Academias do Tocantins, não tem livros publicados. Foram colocados nas Academias por que escreveram ou escrevem artigos para Jornais.



COMO VOCÊ ANALISA A QUESTÃO DA FALTA DE EDITORAS NO ESTADO, QUE POR SUA VEZ ACARRETA UMA MAIOR DIFICULDADE E ALTOS CUSTOS PARA OS ESCRITORES QUE MUITAS VEZES PRECISAM RECORRER ÀS EDITORAS QUE SE ENCONTRAM EM OUTROS ESTADOS?

19)A falta de editoras no Estado se deve ao próprio tamanho do Estado. Enquanto Goiânia sozinha tem um milhão e cento e oitenta mil habitantes(1.180), o Estado do Tocantins todo tem um milhão e duzentos mil habitantes(1.200). Goiânia tem poder aquisitivo alto, oriundo do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo(muito antigos). O Tocantins é um Estado de 16 anos de idade. O aspecto populacional e o poder aquisitivo fazem a diferença.



FAÇA UMA RELAÇÃO DAS OBRAS PUBLICADAS PELOS ACADÊMICOS DA ATL.

20)Esta relação é impossível, a não ser que cada acadêmico apresente a sua. No meu caso pessoal, tenho 20 livros publicados cujos títulos se encontram na minha HOME PAGE: www.genetic.com.br/~mario ou ainda no meu mais recente livro CORONELISMO NO ANTIGO FUNDÃO DE BROTAS. De qualquer forma, vou dizer os que não têm nenhum livro publicado(entenda-se por livro publicado, o livro individual, com editora, local e ano de publicação e não participação em coletâneas e antologias). Estes são os acadêmicos da Academia Tocantinense de Letras sem livros publicados: 1)José Cardeal dos Santos-cadeira 08. 2)Mary Sônia Matos Valadares-cadeira 13. 3)Nícia Vieira Araújo-cadeira 19. 4)Cleuza Benevides Souza Bezerra*-cadeira 20. 5)Luiz de Souza Pires-cadeira 23. 6)José Edmar Brito Miranda-cadeira 25. 7)Eduardo Silva de Almeida-cadeira 30(No caso do Eduardo, ele tem um trabalho publicado com outros autores). Como se vê, das 40 cadeiras preenchidas na Academia, SETE ACADÊMICOS NÃO TÊM LIVROS PUBLICADOS. O Padre Joatan tem o livro "REZAS E ORAÇÕES", vendido nas festas de Natividade. Freire Jr tem o livro "DISCURSOS PARLAMENTARES", publicado pela Câmara Federal.Darci Martins Coelho tem o livro ATUAÇÃO PARLAMENTAR(2003), também publicado pela Câmara Fderal.



QUAL A FORMA MAIS COMUM DOS ACADÊMICOS DA ATL PUBLICAREM SUA OBRA(EDITORAS, GRÁFICAS, ETC)?

21) Alguns acadêmicos publicam suas obras através de Editoras devidamente constituidas. Outros usam Gráficas de fundo de quintal. E outros ainda tiram xérox do trabalho original e mandam encadernar.



COMO VOCÊ EXPLICARIA O DESEJO DAS PESSOAS EM SE CANDIDATAREM A UMA CADEIRA DA ACADEMIA? A PROCURA TEM SIDO MUITO GRANDE?

22) Este desejo se explica da seguinte forma: O jogador de futebol tem como aspiração chegar, algum dia, na seleção brasileira. Como ele nem sempre consegue, fica satisfeito na seleção tocantinense, na seleção goiana, etc. O escritor tem como desejo chegar, algum dia, na Academia. Como ele não consegue chegar à Academia Brasileira de Letras, termina ficando satisfeito na Academia Goiana de Letras, na Academia Tocantinense de Letras, na Academia de Gurupi, na Academia de Araguaína, na Academia de Colinas e assim por diante. Quanto à pergunta, se a procura tem sido muito grande, a resposta é: A academia só tem 40 vagas e a vaga só é aberta, quando alguém morre. E isso é raro acontecer. Mas quando acontece, a vaga é aberta e qualquer pessoa, com livro efetivamente publicado, pode se inscrever(não vale dizer tenho um livro na gaveta ou participo de antologia ou coletânea ou tenho artigos publicados em jornais). No caso da Academia Tocantinense de Letras, a pessoa(o candidato) tem de depositar para a Academia 150,00(cento e cinquenta reais) e esta quantia não é devolvida, se o candidato não for eleito. Portanto, como ninguém quer jogar fora seu dinheiro, os candidatos são poucos.



COMO VOCÊ ANALISA O CONTEXTO LITERÁRIO NO ESTADO ANTES E DEPOIS DA FORMAÇÃO DAS ACADEMIAS NO TOCANTINS? VOCÊ ACHA QUE ESSE CENÁRIO MODIFICOU-SE E COMO? COMO AS ACADEMIAS CONTRIBUÍRAM PARA A MODIFICAÇÃO OU NÃO DO CENÁRIO LITERÁRIO NO TOCANTINS?

23) Como antes não havia o Estado do Tocantins, também não havia a Academia Tocantinense de Letras. O que havia no antigo norte de Goiás era uma sub-secção da União Brasileira de Escritores de Goiás. Você já pensou o novo Estado do Tocantins, sem uma Academia de Letras? Se todos os Estados da Federação têm a sua Academia, por que o Tocantins não ter a sua? Assim, a Academia Tocantinense de Letras tem sido útil, porque também tem sido um ponto de encontro. Quando alguém intelectual chega em Palmas, uma das primeiras perguntas é: onde está a Academia Tocantinense de Letras? Como a Academia é muito requisitada nas Escolas, Colégios, Universidades, etc, ela está tendo a oportunidade de divulgar a cultura do Estado e dos tocantinenses. Na sede da academia, é possível conhecer, num só lugar, quase todos os autores tocantinenses, independente de serem ou não da academia. Ao publicarem os seus livros, os autores sabem que devem mandar um exemplar para a Academia, porque lá o público tem acesso. Na biblioteca particular, o livro fica escondido.



NO SEU PONTO DE VISTA, QUAL O MAIOR EMPECILHO PARA QUE UM ESCRITOR DO TOCANTINS VEJA SUA OBRA PUBLICADA?

24)Não é só do Tocantins. Todos os autores brasileiros que não estão no eixo Rio/São Paulo têm dificuldades para ter as obras publicadas. Não é por falta de qualidade e sim de oportunidade. Não estando no eixo Rio/São, você está longe “dos olhos e dos ouvidos do rei”. Centenas de escritores brasileiros de Minas Gerais(Fernando Sabino), da Bahia(João Ubaldo Ribeiro), de Goiás(Gilberto Mendonça Teles), etc, etc, só se destacaram no eixo Rio/São Paulo.



TODOS OS MEMBROS DA ACADEMIA POSSUEM OBRAS PUBLICADAS(LITERÁRIAS OU NÃO)?

25)A Academia Tocantinense de Letras tem 40 membros titulares e oito deles não têm livros pessoais, efetivamente publicados e cujos nomes estão mencionados na pergunta 20.



A ACADEMIA POSSUI ALGUM ÓRGÃO OFICIAL QUE PUBLIQUE INFORMAÇÕES SOBRE SUAS TAREFAS, OBRAS, ACADÊMICOS, ENFIM ASSUNTOS RELACIONADOS ÀS SUAS ATIVIDADES DE UMA FORMA GERAL?

26)Infelizmente, a Academia Tocantinense de Letras ainda não tem uma revista mensal que publique suas informações. Mas o grande problema da Academia é ainda não ter a sua SEDE PRÓPRIA, o que foi prometido pelo Ex-Governador Siqueira Campos, quando da instalação da Academia, no dia 02.03.1991, na cidade de Porto Nacional(observe-se que a Academia está hoje(2004) instalada numa sala da Biblioteca Pública, no Espaço Cultural de Palmas, cedida pelo então Prefeito da Capital, Dr. Odir Rocha). Como a Academia Goiana de Letras só teve a sua sede própria 48(quarenta e oito) anos depois de fundada, espera-se que nos próximos anos a ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS também tenha a sua sede.



Esta entrevista se encontra na INTERNET no seguinte endereço:

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=mariorm







Palmas, Tocantins, 14.10.2004.





Mário Ribeiro Martins

é escritor e Procurador de Justiça.

(mariormartins@hotmail.com)

Home Page:www.genetic.com.br/~mario.

Fones:(063)2154496. Celular:(063) 99779311.

Caixa Postal 90, Palmas,

Tocantins,77001-970.



*Depois desta entrevista, a Acadêmica Cleusa Souza Benevides Bezerra lançou, em julho de 2005, o excelente livro PARANATINGA, focalizando a sua terra natal PARANÃ.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui