Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->DIRIGINDO COM CÂMBIO AUTOMÁTICO. Perda de vista. -- 11/05/2007 - 22:36 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Clic"aqui: Perda de vista
texto


DIRIGINDO COM TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA


Configuração mais comum:
P: Park, permite ligar carro, como se fosse ponto morto, ao pisar no freio e pressionar o botão start; bloqueia rodas de tração pra auxiliar freio de mão. É recomendada pra desligar motor, ao pressionar start.
Erros:
1. desligar carro antes de encaixar alavanca em P;
2. ligar carro com P encaixado, pé no freio e dedo no start, sem ter colocado cartão. O motor não pega nunquinhas. É recomendado acionar freio de mão antes de mudar pra esta posição.
R: Reverse, Marcha ré. Conte com os sinalizadores trazeiros, mas nãoo muito.
N: Neutral, pode-se usar esta posição para desligar e dar partida; diferencia-se do "P", por não bloquear as rodas de tração. Encaixe a alavanca em N, pise no freio e pressione o botão start para desligar. Ao tirar o cartão, o ar refrigerado e o som desligam-se automaticamente.
D: Drive =(dirigir, conduzir) utilizado na maior parte do tempo. Faz carro andar pra frente em todas as marchas disponíveis.
4,3,2,1: Bloqueia engate até marcha de número 4,3,2 e 1, respectivamente; deve ser ativado pra usar freio motor, ou subir aclive acentuado, quando câmbio fica mudando constantemente entre duas marchas. Exemplo: Subindo serra, câmbio alterna entre 3ª e 4ª marchas em períodos curtos; colocar câmbio na posição 3 impede engate da quarta marcha, aumenta conforto e vida útil do sistema. Na descida, usar mesmo artíficio pra usar freio motor, manter a terceira engatada, por exemplo. Nunca peguei tal serra, por isso, nunca usei essas posições.


Na maior parte dos modelos há travas que impedem o engate ou desengate acidental de P, R, e entre 4, 3, 2 ,1 e D. Em alguns modelos basta apertar o botão do lado da alavanca; puxe a alavanca em sua direção e depois coloque-a para baixo ou para cima, conforme a marcha desejada. Em modelos como o Audi A4, só é possível retirar a alavanca do P se o freio do pé estiver pressionado, na maior parte dos modelos só é possível dar partida em P ou N; em alguns a chave só sai em P.

Ao dirigir, algumas diferenças são notáveis, o mais estranho é a falta de embreagem; muito cuidado para não acionar o freio pensando que é embreagem. Dê partida em P, pise no freio, acione a trava e deslize a alavanca para R (ré) ou D, largue o freio com cuidado, pois o carro se movimentará mesmo sem o uso do acelerador, sendo a velocidade de manobra controlada apenas pelo freio. Quando você vai para frente não é necessário se preocupar com marchas na maior parte das situações. Basta frear ou acelerar, conforme a necessidade.
Há macetes para forçar o engate de marchas. Se o acelerador for pressionado ao máximo, o câmbio reduzirá para a marcha mais baixa possível; se o pedal for um pouco aliviado esta marcha permanecerá engatada até que o carro embale ou o pedal do acelerador seja aliviado. O raciocínio contrário vale para passar marchas ascendentes, por exemplo, se está em segunda a 3000 rpm, se o pé do acelerador for aliviado, a terceira será engatada, voltando a pressionar um pouco o acelerador a terceira será mantida.
Vale ressaltar que não há necessidade de tais procedimentos na maior parte das situações, tais procedimentos são importantes para ultrapassagens. Quando parado no sinal procure manter o D engatado, a não ser que vá demorar muito para colocar o carro em movimento (mais de 5 minutos, por exemplo), o câmbio foi feito para permanecer em D nos sinais. Com o uso de conversor de torque não há desgaste, mesmo o carro sendo forçado para frente. A embreagem dos câmbios automáticos modernos são usadas somente quando o carro já está embalado, a fim de eliminar a perda de potência decorrente do conversor de torque.
Muito importante. Em descidas longas, como descidas de serra, coloque o câmbio em 3 ou 2, dependendo da velocidade. Caso contrário o câmbio engatará a última marcha e o carro ficará sem freio motor. Utilizar o freio de serviço em descidas de vários quilômetros provoca seu superaquecimento e consequente perda de capacidade de frenagem.

DRIVING WITH AUTOMATIC TRANSMISSION
Veja mais==>>>Elpídio de Toledo


More common configuration:
P : Park, allows to turning on car, as if it was neutral gear ("dead point"), when pressing brake and start; it blocks traction wheels for aiding hand brake. It is recommended for turning off motor, when pressing start.
Mistakes:
1. to turn off car before fitting gear lever in P;
2. to want to turning on car, with P pressed, without having put card for start. It is recommended to apply hand brake before changing for this position.
R : Reverse gear.
N : Neutral, this position can be used to turn off and to give departure; it differs of "P", for not blocking the traction wheels.
D : Drive = (to drive, to guide) used in most of the time. It makes car to walk in front with all the available gears.
4,3,2,1 : it blocks clamp even gear of numbers 4, 3, 2 and 1, respectively; it should be activated for using motor brake, or to go up accentuated acclivity, when exchange is constantly changing among two gears. Example: Going up mountain, gear lever alternates between 3rd and 4th gears in short periods; to put gear lever in the position 3 impedes clamp of the fourth marches, it increases comfort and useful life of the system. In the descent, to use same artifice for using motor brake, maintaining the clamped third, for instance.
In most of the models there are restraints that impede the clamp or accidental disengagement of P, R, and among 4, 3, 2 ,1 and D. In some models are enough to press the button beside the lever, in levers in the direction column, pull the lever in your direction and soon afterwards put it down or upward to change the gears. In models as Renault Megane Priviley, is only possible to remove the lever of P if the brake of the foot be pressed; in most of the models it is only possible to give departure in P or N, in some the key only leaves the contact in P.
When driving, some differences are notable, the more stranger is the clutch lack, very care for not working the brake thinking that it is the clutch. Give departure in P, step in the brake, work the restraint and lapse the lever for R (reverse) or D, release the brake carefully, because the car will be moved even without the use of the accelerator, being the maneuver speed just controlled by the brake. When walking forward is not necessary to worry with the gears in most of the situations.
There are tricks to force the clamp of gears. If the accelerator be pressed to the maximum, the transmission will reduce for the possible lowest gear; if the pedal goes a little relieved this gear will stay clamped until that the car wraps or the pedal of the accelerator is diminished. The contrary reasoning is worth to pass ascending gears, for instance, it is been in Monday to 3000 rpm, if the foot of the accelerator be diminished, the third will be clamped, pressing a little the accelerator the third again will be maintained. It is worth to stand out that there is no need of such procedures in most of the situations, such procedures are important for passings. When stopped in the traffic signal you can try to maintain clamped D, unless it will be long a lot to put the car in movement (more than 5 minutes, for instance), the exchange was made to stay in D in the signs. With the use of torque converter there is no wear and tear, even the car being forced forward. The clutch of the modern automatic exchanges is only used when the car is already wrapped, in order to eliminate the potency loss due to the torque converter.
Very important. In long descents, as gone down of mountain, put the lever gear in 3 or 2, depending on the speed. Otherwise the transmission will clamp the last gear and the car will be without motor brake. To use the service brake in descents of several kilometers provokes its super heating and consequent loss of brake capacity.
Source: Project Guteenberg - Germany
See more==>>>Elpídio of Toledo


Fonte: Projeto Guteenberg - Alemanha

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 10442 vezesFale com o autor