Usina de Letras
Usina de Letras
45 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62251 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50644)

Humor (20034)

Infantil (5443)

Infanto Juvenil (4771)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A imediata condecoração de Jeff, o cavaleiro efeagaceano -- 29/09/2001 - 16:17 (Humberto Azevedo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em períodos de apagão, mister FHC chama para o Palácio do Planalto seu mais nefasto cavalheiro que o protege das derrocadas do poder. Lorde Jeff, vulgo Jeffinho, vai ao encontro do seu mestre. Na reunião frígida e rodrigueana, FHC pede para seu fiel escudeiro Jeff distribuir mais lotes, casas, bacias, cobertores, baldes e mais um punhado de bugigangas a população.

O ater-ego de Jeff nos chãos brasilienses, chama-se Roriz, o bobo da corte que tenta se desvincular da imagem do senador cassado. Em Sampa a imagem jeffiniana se faz e se reconstrói a cada passo que Paulo S. Maluf dá para a conquista do governo estadual em 2002.

Como na era medieval, Jeff, o cavalheiro das desesperanças, desafia o príncipe da Carvalhada e impede o povo de se auto sustentar, se auto desenvolver e se auto governar. Jeff não está sozinho. Ao seu lado está o duque dos Pattas. O seu conselheiro é o bilaquiano udenista que impede o progresso de Sta. Rita para não perder sua mão de obra barata.

No princípio era Baracat. Nas águas do sapocai, uma imagem se transforma em mito. A irmã de Baracat se transforma na égide do governo neopopulista. Os cidadãos bilaquianos são felicitados a terem como “musa” do governo jeffianiano, o ápice do retrógrado.

A casa do povo municipal com exceção da representante que se auto intitula a mãe dos pobres, beijam os pés do cavalheiro efeagaceano. O mundo dos santa-ritenses cai por terra. O apagão não é energético e sim moral. Jeff está cada vez mais demoníaco. A sua aliança com a igreja católica local derruba tabus e elege o novo e velho inimigo dos poderosos: a informação.

A besta do apocalipse se aproxima. A vila do Sapocai está a um passo de uma autodestruição. Enquanto isso, mister FHC e lorde Jeff, tomam vinho e marula. Os cidadãos jeffinianos se sentem felizes, felicidade é sinônimo de agradecimento, livres, liberdade é o mesmo que escravidão, e gratos, gratidão significa obrigação. Jeff – O Cavalheiro Efeagaceano, jura defender seu povo do progresso da carvalhada que ameaça a Vila do Sapocai.

No imediato temor de se ter uma virada política, os aliados jeffinianos compram juizes. Sta. Rita oficialmente não tem o seu Lalau. Mas tem um par que beira as perfeições da injustiça. Um juiz com nome de artilheiro e uma promotora com sotaque imperial são os responsáveis pela manutenção do joio da corrupção na cidade.

Se ambos agissem em nome da lei, lorde Jeff – o fiel depositário de FHC e sua corja estariam fadados a pagarem caro pelo que fizeram num mundo chamado Brasil: aqui tudo pode. Onde está a OAB que ainda não entrou com uma ação contra os desmandos de lorde Jeff? Onde está o Brasil de Luís Francisco? Onde está a honestidade?

O povo jeffiniano desdentado comemora por FHC. O povo bilaquiano dança sertaxegode!!! A indústria cultural escraviza a esperança da carvalhada. A informação se torna refém dos malibus. A Xuxa goza da adultetização de nossas crianças. Deus, nosso bom deus, perde mais um jogo para os métodos mercadológicos.

A Vila do Sapocai é desbunde para sociólogos. FHC se delícia com o país em que ele fechou as portas. Os militares iniciaram a festa, a família Marinho apagou a luz e os tucanos cerraram a tampa do caixão. O país está na escuridão não só na energia, mas, sobretudo na ética e na moral. A Vila do Sapocai está a deriva de um lorde neopopulista, o povo a deriva dos devaneios de um coronel gilete.

Enquanto a Vila do Sapocai está a beira de uma guerra civil os palacianos de FHC condecoram o neopopulismo de Lord Jeff. No momento em que a medalha do Cruzeiro do sul é colocada no pescoço de Jeff, os cidadãos jeffinianos se vangloriam de serem a merda da merda. Golpes fatais são apunhalados diariamente na esperança da carvalhada que busca o progresso.

A Vila que se orgulhava em ser o espelho da eletrônica, tem hoje que se contentar com a “musa” do neopopulismo jeffiniano. Lorde Jeff volta para casa satisfeito de aplicar a receita da política efeagaceana e condecorado pelos seus desmandos. A lógica do mercado mais uma vez sai vitoriosa diante da humanidade. A tragédia e a bonança se aproximam. Talvez, uma guerra civil esteja por perto.





Humberto Azevedo, 25 anos, jornalista, reside atualmente em Brasília
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui