Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Quando muitos fazem um pouco... Poucos não precisam fazer... -- 15/03/2007 - 18:11 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Quando muitos fazem um pouco... Poucos não precisam fazer muito”!

Quando falamos em produtividade, não importa a área, verificamos que a força de trabalho produtiva é representada apenas por 20% de todos os trabalhadores de nosso país.

Melhor explicando: Uma empresa que tem em seu quadro de funcionários mil trabalhadores, duzentos deles são responsáveis por 80% da produtividade, enquanto oitocentos empregados produzem somente 20% de tudo que é fabricado.

Tal disparidade mostra a pouca cumplicidade que existe entre empregadores e empregados. Apesar dos treinamentos específicos com cursos e palestras sobre eficiência e excelência produtiva, a melhora da conscientização dos homens de produção é difícil. Resultado? Uns trabalham pelos outros. Alguns demais, outros, de menos!

Esse tipo de relação é conhecido como Lei 80/20. Quando uma Empresa consegue modificar esse percentual, ela atinge a sua maioridade, pois “quando muitos fazem pouco, poucos não precisam fazer muito”, e os resultados aparecem em forma de lucratividade e bem-estar empresarial.

Podemos dar um outro exemplo: Um time de futebol que tem em seu elenco dois jogadores importantes consegue resultados expressivos, mas geralmente não chegam a ganhar o campeonato. Enquanto isso, um time onde todos os jogadores são comprometidos, mesmo não sendo craques, através do trabalho em equipe, geralmente eles superam os obstáculos e conseguem conquistas importantes. Os clubes mais importantes do mundo procuram preparar seus atletas uniformemente, pois caso um deles se machuque e fique afastado da equipe terá como substituto outro do mesmo nível. Isso não é segredo para ninguém, mas é a maior dificuldade que todos encontram.

Ainda: Uma Associação, Clube de Serviços, Cooperativas, ou qualquer outro grupamento de homens e mulheres isso também é notado. “Vinte” fazem o trabalho de “oitenta” e oitenta produzem por de vinte.

Isso é facilmente identificado no Serviço Público. Começando por Senadores e Deputados até os profissionais encarregados de servir o cafezinho ou varrer as Praças e Avenidas de nossa cidade. Nesses casos específicos poderíamos dizer que a Lei que eles seguem é a Lei 90/10, pois todos sabem das suas reais responsabilidades, mas “dez” fazem um bom serviço e “noventa” não fazem.

Nas Empresas privadas quando avaliamos uma força de trabalho, precisamos necessariamente estar atentos para descobrir quem são esses “vinte” que trabalham por “oitenta” e pagá-los de forma diferenciada. Todavia, precisamos também treinar os demais para que melhorem as suas performances, pois o objetivo é a equiparação de resultados. Porém nas grandes massas trabalhistas essa identificação nem sempre é conseguida. Passam despercebidas tais avaliações porque também os seus superiores estão enquadrados na Lei 80/20.

Essas avaliações são muito difíceis, pois dentro de um universo produtivo existem “os enganadores, mentirosos e procrastinadores”, àqueles que conseguem esconder o seu caráter verdadeiro e ludibriar os responsáveis por essas avaliações. Não podemos nos esquecer também dos “habilidosos puxa-sacos” e dos “apadrinhados”. Infelizmente os cabides continuam mostrando os paletós, mas as salas continuam vazias.

Transferir responsabilidades é mais fácil do que resolver problemas, sendo assim: por que eu vou resolver alguma coisa se tem alguém que resolva por mim? Se eu posso fazer amanha, por que eu devo fazer agora? Isso não é problema meu! Quem criou essa dificuldade, que resolva!

Essas são as atitudes dos “oitenta” do universo de “cem”! E os comprometidos “vinte” desdobram-se, fazem serões, trabalham domingos e feriados fazendo cumprir as suas obrigações e as obrigações dos demais “oitenta”.

O falecido Papa João Paulo certa vez precisava que fosse feito um serviço religioso e pediu que alguém se dispusesse a fazê-lo. Apresentaram-se vários Cardeais, mas Ele não deu a responsabilidade a nenhum dos voluntários e escolheu um Cardeal que estava com inúmeros afazeres, pois sabia que aquele escolhido era um dos “vinte” da Lei 80/20, e isso lhe dava a certeza que a tarefa haveria de ser feita como Ele determinara.
Disse o Papa: - Obrigado a todos, mas sei que essa tarefa será bem feita pelo Cardeal (escolhido), porque ele tem muitos afazeres!

Para concluir indago: Onde estarei eu nesse universo 80/20? Onde você está? Onde estamos nós brasileiros?

Sejamos sinceros... Mentir não vale!

13/03/2007
Paulo M.Bernardo








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui