Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
204 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 58670 )
Cartas ( 21224)
Contos (12992)
Cordel (10256)
Crônicas (22148)
Discursos (3159)
Ensaios - (9331)
Erótico (13465)
Frases (45873)
Humor (19089)
Infantil (4324)
Infanto Juvenil (3488)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1335)
Poesias (137930)
Redação (3031)
Roteiro de Filme ou Novela (1059)
Teses / Monologos (2423)
Textos Jurídicos (1940)
Textos Religiosos/Sermões (5387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Redação-->Os alimentos -- 14/10/2003 - 18:51 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
. A lua estava se despedindo das estrelas após mais um dia de trabalho quando ouviu vozes vindas de muito longe.
Curiosa como ela só, resolveu ficar mais um pouquinho para saber o que estava acontecendo na terra. Chamou a estrela Vésper, sua companheira de todas as manhãs e as duas bem juntinhas puseram-se a escutar:
- Comer é uma necessidade básica e também um prazer, dizia um tomate a seus companheiros.
- Eu sei que algumas crianças não gostam de nós, mas é porque talvez não saibam que somos frutas também e que temos grande utilidade na alimentação. Somos Vitamina C e podemos ajudar no tratamento da anemia e da gripe, além de fazermos um delicioso suco. Afinal somos importantes, pois estamos muito presentes na mesa dos humanos.
Um outro tomate, já mais velho e experiente acrescentou:
- E tem mais amigão, nós as Vitaminas, somos indispensáveis ao corpo humano.
- É verdade, responderam em coro o espinafre, o abacate, a gema do ovo, o leite e até o coxão mole que conversava animado com o peixe. E todos vieram se juntar aos tomates, pois afinal eram todas Vitaminas da melhor qualidade.
A conversa estava animada e por isso, outros grupos de alimentos vieram se juntar às Vitaminas fazendo cada um a sua apresentação:
- Olá amigos, nós somos as Proteínas. Nossa função é repor células e tecidos danificados e garantir o crescimento. Podemos ser encontradas em carnes de gado, peixe, leite, ovos e em quase todos os grãos e seus derivados.
- E nós somos os Carboidratos. Somos a fonte mais importante de energia. Somos o combustível do corpo.Podem nos encontrar nos cereais, nas massas, nos pães, no arroz, em farinhas e nos doces.
Os Lipídios também estavam presentes e se apressaram a falar:
- Somos os Lipídios mais conhecidos como gorduras e também somos fontes de energia. Entramos na constituição das membranas das células e podemos ser encontrados na manteiga, nos óleos e azeites.
Somos importantes, mas temos que tomar cuidado, pois em excesso podemos ser prejudiciais à saúde.
E finalmente o ultimo grupo se apresentou:
- Nós somos os Sais Minerais. Somos o ferro, o cálcio, o potássio, o fósforo e o sódio. Somos fundamentais ao corpo humano, pois somos responsáveis pela boa formação dos ossos, dos dentes e dos glóbulos vermelhos. Podem nos encontrar na água, no leite, no espinafre e em muitos outros alimentos.
Ouvindo toda a conversa Vésper disse à Lua:
- Você percebeu como eles são importantes? Todos os seres vivos precisam de alimentos para um desenvolvimento saudável.
- É verdade: disse Vésper, são os alimentos que fornecem ao corpo as proteínas, as vitaminas, os sais minerais e até as gorduras de que precisam para o bom funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos.
- Entretidos que estavam com toda aquela conversa, Lua e Vésper nem perceberam que o sol já esquentava a terra e que já era hora de se recolherem, pois o descanso e um bom sono também são importantes para se ter uma boa saúde.

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui