Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Brasão da Basílica é içado por corrente a 12m de altura -- 03/08/2010 - 16:55 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Brasão da Basílica é içado por corrente a 12m de altura




Colocação do Brasão da Basílica
demorou cerca de 1 hora


Renata Meneghin

O brasão que simboliza a nova Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio já está devidamente colocado em lugar de destaque na fachada da Igreja Matriz.

A peça foi içada na tarde de ontem e fixada a cerca de 12m de altura, pouco abaixo de onde fica o relógio. A operação demorou cerca de uma hora para ser concluída e contou com a participação de funcionários da Montex Montagem Industrial e da CAB Construções.

Inicialmente, a intenção era utilizar um caminhão do tipo Munck ou até um guindaste para erguer o brasão, que é feito em pedra-sabão e pesa cerca de 600 kg – já com o suporte de ferro.

Empresas de Araras chegaram a ser procuradas para fazer o serviço, mas os planos foram modificados por questões de tempo e segurança.

“Se fosse feito dessa maneira, precisaríamos isolar toda a rede elétrica que passa em frente da igreja e a peça seria içada pelo guindaste, por cima dos fios de alta tensão. Isso levaria muito mais tempo porque a Elektro exige um prazo maior para ser acionada”, explica Edmilson Lucena, coordenador da equipe da Montex, que deu apoio ao serviço.

A solução encontrada, então, foi içar a peça utilizando correntes e um sistema de roldanas, que facilita o procedimento.

No topo dos andaimes colocados na parte frontal do prédio, dois operários puxavam os cabos que ergueram a peça. Toda a subida foi acompanhada de perto por mais três homens que, também presos às estruturas, cuidavam para que ela não encostasse nos ferros e nem nas paredes da igreja.

Motoristas que passavam pelo local olhavam curiosos para o topo da Matriz, tentando ver o que estava acontecendo. Na praça Barão, dezenas de pessoas também se aglomeravam para ver a colocação da peça.

“A gente fala que ela foi ‘pinada’ no local, já que está presa por dois pinos de inox, resistentes ao tempo e ao peso da própria peça”, explicou Lucena.

Identificação

A cerimônia oficial de elevação da Igreja Matriz à Basílica Menor está marcada para 15 de agosto, dia da Padroeira de Araras. O evento que começa às 18h deve contar com a presença do bispo diocesano dom Vilson de Oliveira.

O título foi concedido à Igreja Nossa Senhora do Patrocínio pela Santa Sé e é destinado a templos católicos reconhecidos como monumentos históricos e artísticos, que se destacam pelo zelo à vida litúrgica e pastoral, e cujas celebrações recebam um grande número de fiéis.

Ontem, a Prefeitura de Araras instalou placas indicativas em oito pontos estratégicos da cidade, já orientando os motoristas sobre a localização da Basílica.

Na cor marrom, elas são mais voltadas para os turistas que devem passar pelo município para conhecer o novo templo. “Nesta terça-feira, estaremos instalando mais quatro placas também na área central, o que facilitará a visitação à Basílica, que agora também é um ponto turístico”, afirmou Odinelson Lopes de Assis, diretor de divisão de Trânsito.
Procedimento foi transmitido via internet

Além dos operários envolvidos na colocação do brasão e dos curiosos que passavam pela Igreja Matriz, o artista plástico Alex Paiva também acompanhava todas as etapas do serviço no local.

Responsável pela confecção da obra, ele aguardava apreensivo pelo final da subida do brasão. “A expectativa é a de que dê tudo certo, que tudo ocorra bem, sem acidentes”, disse, sempre atento ao procedimento.

Mineiro de Tiradentes, Alex calcula que a peça deve pesar cerca de 600 kg atualmente. “É difícil calcular o peso porque a estrutura da pedra-sabão é bem compacta e agora tem o peso do suporte também”, comentou.

Toda a operação para erguer e fixar a peça na fachada da Igreja foi filmada pela esposa do artista. De dentro de uma caminhonete estrategicamente estacionada em frente ao local, Luanda transmitia a movimentação, via internet, à filha do casal que estava em Minas Gerais.

“Ela ficou lá, mas queria muito ver como tudo isso seria feito”, completou.

Fonte: TRIBUNA DO POVO, Araras (SP), Terça-feira, 03/08/2010, página 5A.


________________________________________


LEIA TAMBÉM:

Basílica Menor de Araras (SP)

Igreja Matriz recebe o título de Basílica Menor

Basílica Menor (Araras-SP)

Oficialização da Igreja Matriz para Basílica Menor

Instalação da Basílica permite ritual de indulgência

Fiéis lotam Igreja e praça durante instalação da Basílica


________________________________________


“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui