Usina de Letras
Usina de Letras
172 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62222 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->SEGREDO (de vida próspera e feliz) -- 02/02/2007 - 21:17 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SEGREDO

Ultimamente tenho recebido alguns e-mails de vários Grupos de Estudos Humanos, formado por psicólogos, sociólogos, filósofos e outros estudiosos da área dos relacionamentos familiar, profissional e até mesmo social.

Os estudos estão sendo realizados no sentido do conhecimento do ser humano, partindo do sucesso em suas realizações.

Somos sabedores, que apenas 1% dos indivíduos consegue atingir verdadeiramente os seus objetivos, e que também são pouquíssimos aqueles que constituem as maiores fortunas do planeta onde a concorrência faz desafetos e sobrepõe a ética. Fatores desonestos de conduta moral proporcionam desentendimentos entre os povos e consequentemente trazem conflitos políticos, econômicos, sociais e religiosos, podendo culminar com as imprudentes guerras de interesse.

Entretanto o foco dos estudiosos está sendo continuado no sentido dirigido para o SEGREDO da realização humana. Como atingir a felicidade? Como atingir a longevidade com saúde? Qual a forma ideal para a obtenção da qualidade de vida? O que representa a fé na vida?Até que ponto o dinheiro é importante? Qual o valor do poder?
Esses entre outros assuntos são na verdade as principais perguntas que nos fazemos diariamente, e divergimos ao respondê-las!

Acreditam os pesquisadores, que os fatores de resposta atendem a um sinergismo vindo de uma determinação única de nosso comando cerebral, quer consciente ou inconsciente.

Não é raro, e todos nós conhecemos casos de pessoas bem-sucedidas que não sabemos como conseguiram conquistar esse sucesso. Muitas vezes, pessoas com baixa escolaridade e cultura conseguem verdadeiras fortunas e prestígio, enquanto outras, fazendo exatamente a mesma coisa, não conseguem alcançar bons resultados. Muitos comem e bebem exageradamente, fumam e vivem em noitadas abusando dos excessos, e vivem com saúde até uma idade avançada, enquanto outros, se preocupam em fazer uma alimentação balanceada, não fumam e não usam bebidas alcoólicas e são acometidos por uma doença mortal prematuramente. Conhecemos ainda pessoas que vivem em condições miseráveis e se dizem felizes, enquanto outras vivem em ambientes luxuosos, usufruem de conforto e dinheiro e acham-se tremendamente infelizes.

Por que isso acontece? Onde eu estou errando? Qual é o SEGREDO? São perguntas que não calam!

Os grupos de estudiosos, pesquisando separadamente concluíram: que nós SOMOS O QUE DESEJAMOS SER! Nada de novo, não é verdade? Ma se formos analisar o que significa DESEJAMOS, começaremos a ter dificuldades para desdobrar tal significado. Os dicionários de sinônimos nos dizem que “desejo é: vontade, apetite, ambição, cobiça”. Mas penso ser pouco tal entendimento.

Creio que existe uma diferença no comportamento cerebral. “Acreditar que realmente é possível” exige um comando consciente e determinante para o comando do cérebro. Precisamos aprender a comandá-lo! Tal determinação pode ser a diferença entre os homens.

O SEGREDO que todos nós procuramos está em nosso interior, portanto se eu entender o seu funcionamento, com certeza farei parte dos diferenciados.

Mas como podemos adquirir essa “força interior”?

A fé pode ser o inicio do caminho. Ela pode ser o primeiro passo para chegarmos aos objetivos desejados. “FÉ”. Esse também é um ponto a ser analisado.
Fé em que? Em quem? Por que? Fé não se discute! Ou temos ou não temos.

Ela pode ser como a dos verdadeiros católicos, evangélicos, budistas, espiritualistas, muçulmanos, etc...
Particularmente tenho visto, que homens que realmente entregam as suas vidas aos comandos de um “Poder Superior” (na forma em que o concebem) têm conseguido resultados significativos na vida espiritual e material. Esses homens e mulheres conseguem viver em “satisfação plena de felicidade e por serem felizes” conseguem agir com inteligência, priorizando objetivos que sempre são alcançados.

É importante ressaltar que tal modificação de comportamento não resulta milagres. Costumamos ser imediatistas por natureza. Queremos recompensas imediatas. Não sabemos esperar “o remédio fazer efeito”.

Precisamos ser educados, ou melhor: educar-nos para “dar tempo ao tempo”. As leituras evangélicas falam que “O nosso tempo não é o tempo de Deus”!

Um bom exemplo do que estamos tentando colocar, é o seguinte: Uma pessoa passa anos comendo exageradamente e ganhando peso; torna-se obeso e depois, recorre a dietas milagrosas querendo emagrecer em pouquíssimo espaço de tempo, e quando conseguem vem o efeito rebote, o peso volta rapidamente. Alguns ainda têm coragem de reclamar das seqüelas deixadas pela obesidade ou pela dieta.

Concluindo: Os mestres estudiosos chegaram a uma primeira verdade. Existem algumas poucas pessoas que têm um “poder de atração” muito superior a grande maioria, e isso faz toda a diferença. Sendo assim é possível modificar a nossa forma de pensar, canalizando nossas energias para o “positivismo”.

Antes de seguir as recomendações dos mestres, seria bom, para aqueles que pretendem iniciar as modificações de comportamento, fazer uma relação (por escrito) minuciosa e destemida de suas virtudes e defeitos. Procure não confundir as colunas. Algumas virtudes podem ser confundidas como defeitos e vice-versa. Orgulho, vaidade e outros são iguais ao colesterol, existe o bom e o mau. Portanto cuidado! Esse tipo de remédio é muitas vezes doloroso, mas muito eficiente. Após feita a relação (sugiro que vejam os sete pecados capitais) procure trabalhar para minimizar a coluna de defeitos e aumentar a coluna de virtudes. Seja paciente e piedoso, mas seja verdadeiramente honesto com você, afinal você é seu maior amigo, por isso pode e deve confidenciar. Se preferir, discuta essa lista com uma pessoa de sua inteira confiança (um padre, um pastor, um psicólogo, ou até mesmo aquele amigo ou amiga que você tem plena confiança). Isso lhe fará um bem incalculável.

Alem da FÉ e do DESEJO, eles (estudiosos do assunto) recomendam fazer por escrito uma relação de nossos verdadeiros objetivos, e ler diariamente sem pressa, visualizando o que está relacionado como se aquilo já estivesse realizado. Tal leitura deve ser feita com fé e persistência, pois isso projeta em nosso cérebro a imagem do sucesso e da felicidade.

Faça isso como se fosse uma receita de um prato gostoso. Use os ingredientes certos e a ordem da colocação dos mesmos, tenha coragem, não duvide e comprove você mesmo o que os outros estudaram por nós.

Faça avaliações periódicas do seu crescimento e você certamente ficará surpreso.

AÍ ESTÁ O S E G R E D O! (ou... parte dele!)

FÉ, DESEJO, CORAGEM, PERSISTENCIA = FELICIDADE PLENA!

0202/2007
Paulo M.Bernardo






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui