Usina de Letras
Usina de Letras
68 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62137 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10331)

Erótico (13566)

Frases (50547)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4748)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Oficialização da Igreja Matriz para Basílica Menor -- 11/07/2010 - 11:49 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Apresentada cópia de documento oficializando a Matriz como Basílica Menor


Para que a Igreja fosse condecorada com este título, várias pessoas foram mobilizadas e o Padre Vladimir Hergert reuniu inúmeros documentos e fotos

Maria Gabriela Córnia


Fachada da Igreja Matriz Nossa Senhora
do Patrocínio, de Araras, e Brasão
da futura Basílica Menor


A comunidade católica de Araras vive a expectativa das celebrações que oficializarão a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio como Basílica Menor. No final da missa das 19 horas do último domingo, 4 de julho (2010), o pároco, Padre Vladimir Barbosa Hergert, apresentou aos fiéis cópia do documento.

Escrito em italiano e destinado ao Bispo da Diocese de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, o documento é assinado pelo Papa Bento XVI, Joseph Alois Ratzinger, distinguindo o templo de Araras com a honraria.

Padre Vladimir revelou também como foi a trajetória para obtê-lo, a qual se intensificou a partir de novembro de 2009, tornado-se realidade com a ajuda da ararense e repórter (correspondente) da Rede Globo, Ilze Lia Scamparini, que reside em Roma e que não mediu esforços para que Araras pudesse comemorar o título no dia de sua Padroeira, 15 de agosto, data em que ocorrerá a Santa Missa de elevação da Matriz a Basílica Menor.

Para que a Igreja fosse condecorada, várias pessoas foram mobilizadas e o Padre Hergert reuniu inúmeros documentos e fotos, que foram enviados e reenviados a Roma para serem analisados pela Santa Sé.

Entre eles estão imagens das celebrações realizadas na Igreja, detalhes da arquitetura do templo, que precisa ser reconhecido como monumento histórico e artístico.

A Matriz é uma réplica da Basílica de São João de Latrão (em italiano Basilica di San Giovanni in Laterano), de Roma, e foi construída a partir de 15 de agosto de 1879, sendo inaugurada em janeiro de 1881.

A importância e a repercussão dessa obra foram tão grandes que ela recebeu a visita de Dom Pedro II, Imperador do Brasil, em 1887. Tombada pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Araras), foi eleita pela população da cidade como uma de suas sete maravilhas. Para manter a beleza do templo, estão sendo feitos reparos na parte interna pela mesma equipe que restaurou no final da década de 1990.

O título que distingue a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio é concedido pela Santa Sé a templos que sobressaiam na Diocese pelo zelo à vida litúrgica e pastoral, principalmente na celebração da Eucaristia e da Confissão e que recebam grande número de fiéis.

A elevação da Matriz de Araras a Basílica é um fato histórico para a Diocese de Limeira, pois é sua primeira igreja a receber tal distinção. A mais próxima de Araras é a Basílica do Carmo, em Campinas.

Pelo fato do título ser concedido pelo Vaticano, a Basílica Menor está diretamente ligada a Roma e ao Papa, atualmente Bento XVI. Ou seja, a Basílica é um “pedaço do Vaticano” na cidade.

A denominação Basílica Menor não está relacionada ao tamanho do templo, mas trata-se de uma distinção, já que apenas as quatro basílicas localizadas em Roma são tidas como Basílicas Maiores.

Privilégios

Além de expressar a união do povo de Deus ao Papa, a Basílica Menor tem o direito de conceder indulgências aos fiéis que participarem das celebrações em alguns dias determinados durante o ano.

O templo passa a ter, ainda, um brasão, que o distingue dos demais e vários símbolos próprios das basílicas, alguns, inclusive, já podem ser vistos na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio.

O brasão está sendo esculpido em pedra-sabão por um artesão de Tiradentes (MG) e será colocado na parte frontal do templo.

Um desses diferenciais é o tintinabulo. Trata-se de uma haste de madeira que sustenta um pequeno símbolo (do latim tintinabulum: matraca de metal; do verbo tintinare: soar). Ele carrega, ainda, a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio.

Será utilizado à frente das procissões para chamar a atenção dos fiéis de que se trata de um cortejo da Basílica. O objeto foi feito por um artesão de Itatiba, que já esculpiu peças dos aposentos usados pelo Papa quando este veio ao Brasil.

Outro símbolo é a umbela, espécie de guarda-chuva feito nas cores vermelha e amarela. Ela representa a cúpula e distingue a Basílica das demais igrejas.

(MGC, com informações da assessoria da igreja)

Fonte: OPINIÃO JORNAL/Catolicismo, Araras (SP), Quinta-feira, 08/07/2010, página 3A.


________________________________________


LEIA TAMBÉM:

Basílica Menor de Araras (SP)

Igreja Matriz recebe o título de Basílica Menor

Basílica Menor (Araras-SP)

Brasão da Basílica é içado por corrente a 12m de altura

Instalação da Basílica permite ritual de indulgência

Fiéis lotam Igreja e praça durante instalação da Basílica


________________________________________


“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui