Usina de Letras
Usina de Letras
250 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Não à anistia de José Dirceu! -- 22/02/2007 - 17:05 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Visão do Correio

Não à anistia de Dirceu

Publicado no Correio Braziliense de 11 de fevereiro de 2007

Não há nenhuma razão política, legal ou moral que sirva de suporte à obsessiva articulação desencadeada por José Dirceu para se ver premiado com a anistia dos delitos que cometeu quando, licenciado da Câmara dos Deputados, ocupava a chefia da Casa Civil da Presidência da República. Foram violações à lei e aos cânones morais que o expuseram à perda do mandato parlamentar. Só na cabeça do próprio interessado mostra-se plausível a idéia da concessão de tamanha indulgência.

Na militância petista mais esclarecida e entre os personagens de maior estatura política do partido, a pretensão de Dirceu é vista como grave temeridade. São óbvios e relevantes os motivos de semelhante reação.

Não convém a reabertura no cenário político do clima traumatizante que levou o petismo ao centro do maior escândalo de corrupção ocorrido no país.

Eventual colheita de 1,5 milhão de assinaturas para respaldar o pedido de anistia ao Congresso, mediante projeto de iniciativa popular, submeteria o PT a novo e torturante debate nacional em torno de questão sujeita a intensa resistência moral. Até aqui, apenas, os catastróficos danos a um partido em busca de curar-se, pela renovação da conduta ética, do carcinoma moral que o corrói desde o escândalo do mensalão. Efeitos mais deletérios, porque resultantes de ação voluntária de acumpliciamento com a indecência, ocorreriam se a iniciativa se consubstanciasse em projeto de lei subscrito pela própria representação do partido no Congresso.

Mas, se não é conveniente ao PT tornar-se cúmplice da ambição desmedida de Dirceu, também não o é ao governo. A colocação do problema na pauta política resultaria em revolver os lances mais abjetos da CPI que investigou a distribuição, pelo PT, de propinas para a conquista de apoio parlamentar às propostas governamentais. E, como consta hoje de registro histórico, a conduta do presidente da República não esteve a salvo de severas reprimendas morais.

Com base nas dobras humanitárias da legislação penal é possível anistiar ou indultar quem pratica ação delitiva de escasso poder ofensivo à sociedade. Não é o caso de José Dirceu. Com fundamento nas conclusões e nas provas levantadas pela CPI, mas, sobretudo, nas peças probatórias acostadas ao inquérito realizado pela Polícia Federal, o procurador-geral da República , enquadrou-o nas hipóteses mais implacáveis do Código Penal. Denunciou-o ao Supremo Tribunal Federal (STF) como incurso nos crimes de corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato. Não se trata, pois, de nenhum inocente injustiçado com a cassação do mandato parlamentar e suspensão dos direitos políticos por oito anos.

Seria converter o Brasil no reino da tolerância com o abuso dos agentes públicos se os punidos por atos ilegais, omissivos ou comissivos, ganhassem o privilégio do perdão. Afinal, a democracia é, antes tudo, o regime da lei. Se a submissão às convenções legais não for cumprida, mergulha-se na anarquia.



Correio Braziliense de 11 de fevereiro de 2007



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui