Muitas pessoas acreditam que uma pessoa Iniciada é especial, diferente, um ser elevado e, a partir deste pressuposto, esperam que essas pessoas sejam o reflexo da quase-perfeição humana e cobram (mesmo que indiretamente), um comportamento sereno, calmo, constante e iluminado.
É normal que as pessoas se aproximem de alguém que saibam ser Iniciado, para que possam se sentir melhor e, por vezes, pedir conselhos ou ajuda, esperando um retorno confortador, acalentador e fraterno. Muitos acreditam que os Iniciados sabem tudo, dominam o passado e adivinham o futuro.
Realmente se pode esperar uma palavra amiga, um maior domínio emocional de um(a) Iniciado(a), mas até que ponto estão eles imunes à vida cotidiana e seus males?
O QUE É SER "INICIADO"?
São aquelas pessoas que fazem ou fizeram parte de alguma Escola Iniciática e que alcançaram os graus mais altos das mesmas (exemplo: Maçonaria, Rosacruz, Templários, entre outras).
Nessas Escolas, tem acesso a informações e aprendizados diversos, entre eles, profundo conhecimento de filosofia, história e misticismo.
OS INICIADOS SÃO PESSOAS MAIS ELEVADAS DOS QUE NÃO O SÃO?
No sentido de "serem melhores" que os outros, não.
A diferença de uma pessoa Iniciada daquela que não o é, se dá simplesmente na forma de absorção das informações que contém e da forma na qual as aplicará em sua vida e na vida dos demais (visto que um dos fundamentos principais é o da fraternidade).
Partindo dessa premissa, espera-se que os Iniciados tenham um equilíbrio emocional mais apurado e uma capacidade de compreensão do mundo exterior de forma mais aberta, livre de pré-conceitos ou influência doutrinária de qualquer espécie.
AS DIFICULDADES DE SER INICIADO(A)
Eu, Iniciada que sou, por vezes achei que o fato de sê-lo seria um fator que auxiliaria minha vida neste mundo. De que forma: poderia controlar melhor minha ansiedade e meus ímpetos agressivos (de forma geral).
Sim, de fato isso melhorou muito, se comparar como era quando mais jovem e como sou hoje (depois de muitos anos de estudos e exercícios de auto-conhecimento). Alcançar tais vitórias, com base nos estudos Iniciáticos, tem a força de vontade como um dos elementos essenciais. Afirmo que não é fácil assumir seus próprios defeitos e tentar moldá-los ou eliminá-los de seu ser, tendo em vista que muitos dos nossos defeitos custamos a admitir que possuímos.
Porém, há de se ter em mente que os Iniciados são seres-humanos como qualquer outro e, como tal, são passíveis de erros tal qual qualquer outra pessoa.
Inevitavelmente estamos inseridos neste mundo, trabalhamos, estamos no trânsito, nas ruas, convivemos com o estresse e pressão cotidianas. Temos relacionamentos familiares, amorosos e amizades e vivemos todos os conflitos que esses relacionamentos geram. Enfim, somos pessoas comuns, iguais a todas as outras, sem diferenças.
É natural, então, que sejamos imperfeitos, tolos, injustos e errados, às vezes.
Mas a questão aqui é que para quem é Iniciado(a), admitir e conviver com tais imperfeições não é fácil. Nos cobramos demais, queremos sempre estar em equilíbrio emocional, buscar não nos entregarmos aos comportamentos impensados e impulsivos.
Por vezes faço uma bobagem aqui ou acolá e me cobro esse equilíbrio. "Como pude deixar isso acontecer, você sabe que não é assim que funciona" são pensamentos constantes. Ora, acredito que se tenha de exercitar sempre. Muitas vezes, porém, consigo controlar os ímpetos. Respiro fundo e aguardo alguns minutos. Funciona! Outras vezes não consigo, quando vejo, já fiz. E daí vem a cobrança. Parece que o mundo te cobra a perfeição. É comum escutar de pessoas do seu convívio frases do tipo: "Você sabe que não deve agir assim, você tem o conhecimento...". Ora, mas não fui elevada ao posto de Avatar!!! Não sou uma deusa ou algo semelhante. Sei que tenho o conhecimento mas às vezes não dá, ajo como humana.
"Ah, você é humana"???
Pois é, sou e adoro ser.
Iniciado não é sinônimo de ser-perfeito. Iniciado é sinônimo de conhecimento, de busca, de sabedoria.
Controlar impulsos, tentar ser uma pessoa melhor, equilibrada e saudável não são obrigações apenas dos Iniciados e sim, de todas as pessoas!
Iniciados são humanos, portanto penso que as pessoas devem sim, pedir auxílio, conselhos ou apenas ter uma conversa pois eles podem dar algo de confortante e otimista, porém não penso que se deva elevá-los a uma categoria divina, escutando tudo o que dizem como sendo a absoluta e perfeita verdade. Isso pode ser um erro. Como disse, são humanos e erram como qualquer pessoa.
Estudar os mistérios pode dar a eles, conhecimento e elevação espiritual, mas não são seres premiados com o poder-absoluto de controlar o mundo invisível, tampouco o mundo físico em que vivemos.
A verdade-absoluta não está nas mãos de nenhum ser-humano! Nenhum ser-humano domina ou tem conhecimento dessa verdade. É bom ter isso em mente.
E os Iniciados também sentem dor, tristeza e solidão.