Usina de Letras
Usina de Letras
199 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As "baianas" e a extorsão. -- 04/09/2004 - 00:30 (Marcelo de Oliveira Souza :Qualquer valor: pix: marceloescritor2@outlook.com) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




As baianas e a extorsão







Como todos sabem, Salvador é uma das cidades mais visitadas do Brasil, em que estão nos empenhando para que essa vocação turística aumente cada vez mais, pois nem é necessário falar da importância deste setor.

Todos dizem que o motivo de tanto turismo, é a cultura, que é muito rica, suas paisagens arrebatadoras, com uma imensa orla. Mas sempre evidenciam a hospitalidade, que é sempre um diferencial.

Sempre quando passo pelo pelourinho, que é um dos lugares mais visitados da cidade, com seus belíssimos e seculares casarões, sou confundido com turistas, pois o meu tipo físico se difere da maioria dos moradores desta miscigenada cidade. Uma coisa que sempre vem me deixando enojado, é a forma que as baianas, tratam os turistas. Posam junto a eles, em uma alegria contagiante, depois pedem dinheiro. Quando eles dão um real, elas recusam veementemente, dizendo que é muito pouco, pedindo mais. O turista que eu vi, disse que era o suficiente... Contudo ela com uma cara, agora não muito alegre, disse que era muito pouco. Quando ele virou as costas, as duas baianas que estavam nesse cenário, se benzeram olhando-o com desprezo.

Esse fato corriqueiro, me deixa triste, pois muitos turistas vêm isso e passam a fornecer uma propaganda negativa, onde pessoas fantasiadas passam a extorquir turistas. Inclusive, parece que elas tabelam preço, pois quando é filmagem elas cobram muito mais. Esse verídico caso se repete bem na frente da associação das baianas. Será que elas sabem disso? Não deixemos que esses cartões postais, vivos, que é a “Baiana” não se desgastem perante a opinião pública, pois elas sempre são muito importantes para a nossa cidade, contudo não é necessário extorsão, deixem que o turista esteja realmente à vontade na nossa casa, porque assim ele sempre voltará, caso contrário vocês irão posar junto às moscas, que certamente não irão querer pagar absolutamente nada!



Marcelo de Oliveira Souza

marceloosouzasom@hotmail.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui