Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->A importância dos computadores e livros! -- 26/11/2006 - 21:04 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A importância dos computadores e livros!

A evolução tecnológica e o uso freqüente dos computadores em pesquisas, compras, vendas, consultas bancárias, relacionamentos pessoais, reuniões profissionais, etc., foi uma verdadeira revolução, pois veio possibilitar aos seus usuários resolver grande parte dos problemas do dia a dia, que antes tinham que ser presenciais, hoje é resolvido sem ter que se deslocar dos seus ambientes de trabalho ou doméstico.

Tal praticidade criou um grande progresso nas comunicações, diminuindo o tempo gasto em deslocamentos, muitas vezes desnecessários, possibilitando uma economia intangível.

Entretanto, os vínculos e o conhecimento pessoa a pessoa diminuíram. Quantos de nós em nossos trabalhos deixamos de conhecer pessoalmente os parceiros comerciais ou a empresa para a qual prestamos serviços? A coisa fica muito impessoal, mas hoje o “tempo” é fator preponderante, e se podemos resolver o que precisamos via computador, por que não fazê-lo?

Em vendas, um pedido feito por um cliente chega a uma indústria praticamente no mesmo momento. O mercado atacadista foi um dos mais beneficiados. Uma mercadoria comprada na região sul em um atacadista do Estado do Paraná, por exemplo, pode chegar ao seu destino, região leste ou nordeste, doze ou quatorze horas depois. Dessa mesma forma podem se beneficiar outras regiões do país, ficando por conta única e exclusivamente do sistema de transportes, hoje também muito rápido e quase sempre eficiente.

Da mesma forma, podemos nos beneficiar das compras feitas no mercado virtual, via internet, que dependendo da mercadoria, podemos recebê-la no dia seguinte. Isso possibilita um custo operacional mais baixo e consequentemente um preço mais barato.

O custo reduzido de reuniões e conferências feitas “on line” também reduzem drasticamente os custos com transportes e hospedagens de executivos além da economia com os altos salários e diárias. Tudo isso é realmente muito prático e eficiente.

O computador também preenche um papel importante na educação, cultura e laser. O importante é saber fazer bom uso dessa tecnologia que propicia obter informações que talvez levássemos anos para pesquisar e aprender.

Quantas pessoas já se encontraram em sites de relacionamentos e hoje estão casadas. É bem verdade que outras obtiveram nesses relacionamentos convívios desagradáveis e perigosos. Não tenho conhecimentos estatísticos sobre o assunto, mas acredito que os resultados positivos sejam bem maiores.

Sabendo procurar o bom, vamos encontrar o melhor, ou seja: desprezando-se os sites que não nos trazem enriquecimento humano, teremos uma máquina que pode encurtar distâncias e proporcionar imensos benefícios.

Alunos de qualquer nível escolar usam com eficiência os computadores fazendo e imprimindo trabalhos que levariam semanas para que fossem realizados.

Paradoxalmente, quando todos pensávamos que os computadores roubariam o mercado dos livros, deu-se o contrário. Hoje, a venda dos bons livros cresceu substancialmente, criando um mercado promissor.

Acredito que a influência do computador como máquina educadora tenha criado um interesse maior pelos livros, pois as bibliotecas crescem em todas as regiões do país juntamente com o número de leitores, que buscam em suas leituras o conforto, magia e praticidade.

Um livro pode ser transportado facilmente, lido enquanto estamos em um ônibus ou metrô, na sala de espera de um dentista, em uma fila de espera ou ainda em um bosque ou uma praça.

A verdade é que os computadores jamais poderão substituir o prazer da leitura de um bom livro. O livro é mágico, e essa magia jamais será substituída!

Computadores e livros não competem entre si, apenas se completam na importante missão de informar e educar.

26/11/2006
Paulo M.Bernardo
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui