Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Setembro -- 16/10/2001 - 14:48 (Luís Augusto Marcelino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vivi uma vida comum. Pelo menos até o último 11 de setembro. Setembro é o mês da primavera, mas nunca fui muito ligado nessas coisas de estação. Nem de signo. Nasci em setembro, que é o mês das flores. E das enxurradas. Pelo menos na minha cidade. Todos passamos os últimos meses orando para chover. Choveu. E inundou tudo. Eu costumava colocar a culpa no Maluf. No Pitta. Na Marta. Mas notei que a cidade tem pouca terra para sugar as águas pluviais. E, para piorar, tem sujeito que joga jornal inteiro na rua. Não há boca de lobo que resista. Setembro é setembro. Tem seu encanto. Janeiro também. Fevereiro, nem se fale! Especialmente quando o carnaval cai nesse mês. Não entendo o calendário do carnaval. Não entendo muitas coisas. Queria entender, mas não posso compreender tudo. A humanidade é complicada. E setembro é o mês das flores.

Sou Cristão. Daqueles bem oportunistas, que só recorrem ao Filho de Deus nas horas mais duras. Fui à igreja, pela última vez, em 1995. Talvez 1996 (preciso ligar para o meu amigo e perguntar em que ano ele se casou). Fui padrinho de casamento. Seria outra vez, se ele me convidasse. Mas não voltei à paróquia, desde então. Mas, no fundo, gosto dos ensinamentos de Cristo. Não os sigo, mas os admiro. Acho que ninguém os segue, esta é a verdade. Então me acomodo. Aquela coisa de dar a outra face, sei não... Abstinência sexual também é uma coisa complicada, teria de explicar para a patroa. Nós, os cristãos católicos, assistimos televisão e enchemos a cara de cerveja. E às vezes nos culpamos. Cobramos ágio e negamos aos pedintes mirins uns centavos de real. Depois vamos dormir com a cabeça cheia de remorso. Não valemos nada, nós, os católicos cristãos. Mas quem vale?

Nunca fui bom em guardar números, mas sei que li uma breve entrevista do filho do Bin Laden em que o guri afirma que seu pai jamais será capturado. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi o fato de o artigo ter mencionado que o tal do Laden tem 43 filhos (acho que foi isso). Olha, para ser sincero, eu como cristão, tenho a maior inveja dele. Quarenta e três filhos para a idade que ele tem significa que não deixou a coisa esmorecer. Digamos que ele tenha 40 anos... Descontando o tempo em que ele não podia ser considerado um reprodutor - cientificamente falando - isto equivale a quase dois filhos por ano. Maomé que me perdoe, mas transcreveram suas leis pensando exclusivamente nos homens. Insinuei para minha mulher que queria me converter ao islamismo para, oficialmente, ter várias esposas. Quase me expulsou de casa. Agora, pensando bem, isso deve ser uma loucura. Já pensou? Oito esposas... De lascar!!

E os chineses? Com aquelas caras angelicais, parecendo subservientes, sorriso fácil... Não houvesse o controle de natalidade, o território chinês ficaria pequeno. "Crescei-vos e multiplicai-vos!!!" As religiões, todas elas, são machistas. Não entendo como as mulheres atendem aos apelos religiosos.

O que eu queria dizer, entretanto, é que 11 de setembro de 2001 d.C. (pelo calendário Ocidental) foi um divisor de águas na minha vida. E agradeço a Deus por não estar nos Estados Unidos depois disso. Olhei uma foto do líder terrorista numa capa de revista e notei que o formato do seu rosto é idêntico ao meu. Um rosto ovalado, raquítico, olhos grandes e pretos. Diria que, se nos colocássemos lado-a-lado, eu com barba pontiaguda, ele com a camisa do Corinthians, seríamos quase irmãos. Reparei que, de uns dias para cá, as pessoas têm me olhado de forma diferente. Pra completar, meu apelido é Lams - uma referência às iniciais do meu nome. Tenho um amigo engraçadinho que me chama de Oslams Bin Laden! Desconfio que, se eu aportar em Nova Iorque, meio desavisado, vou em cana em seguida. Pensarão que eu rapei a barba e que aprendi o português de última hora com o professor Pasquale. Até explicar que focinho de porco não é tomada...

Deixa estar, o cara é um profeta. Eu jamais pensei significar alguma coisa para a humanidade. Ele é importante. Eu sou apenas um torcedor do Corinthians. Viva as diferenças!!!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui