Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Filme sobre mártires de Tibhirine é premiado em Cannes -- 01/06/2010 - 10:13 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Filme sobre mártires de Tibhirine, de Beauvois, é premiado em Cannes

Narra a história dos sete monges cistercienses assassinados na Argélia em 1996

CANNES, segunda-feira, 31 de maio de 2010

ZENIT.org

O filme sobre os sete monges cistercienses franceses assassinados na Argélia em 1996, Des hommes y des dieux, recebeu o Grande Prêmio dos Jurados de Cannes na 63ª edição do festival, encerrado no domingo passado.

Trata-se de um "filme límpido", segundo a Rádio Vaticano, que narra os três últimos anos da vida dos monges do mosteiro de Nossa Senhora do Atlas em Tibhirine.

O segundo prêmio do festival foi conferido a esta recriação da vida cotidiana da comunidade religiosa, interrompida com o sequestro e assassinato de sete de seus membros pelas mãos dos Grupos Islâmicos Armados (GIA).

Na noite de 26 para 27 de março de 1996, um comando armado de cerca de vinte homens irrompeu no monastério e sequestrou os sete trapenses de nacionalidade francesa.

Um mês depois, a ação era reivindicada pelo chefe dos "Grupos Islâmicos Armados", Djamel Zitouni, em um comunicado no qual propunha uma troca de prisioneiros com a França.

No mês seguinte, em 21 de maio, um segundo comunicado dos GIA anunciava suas mortes: "Cortamos as gargantas dos monges". Nove dias mais tarde seus corpos foram encontrados.

Para um dos presentes no monastério de Nossa Senhora do Atlas na noite do sequestro, padre Becker, sacerdote da diocese argelina de Orán, "o que conta é a herança deixada pelos monges de Tibhirine."

O Pe. Becker resume esta herança, imortalizada no filme premiado, como "uma mensagem de pobreza, de entrega nas mãos de Deus, de partilha da fragilidade, da vulnerabilidade, da condição de pecadores perdoados." E na "convicção de que apenas desarmados poderemos ter um encontro com o Islã, e descobrir nos muçulmanos uma parte do rosto de Cristo."

Nestes dias, celebra-se em Tibhirine o encontro de Ribat es-Salâm, o Laço de Paz, um grupo dedicado ao diálogo islâmico-cristão que busca compartilhar as respectivas riquezas espirituais por meio da oração, do silêncio e da troca de experiências.

O prior trapense Christian de Chergé deixou plasmados sua fé e seu amor a Cristo e à Igreja em uma carta que ficou conhecida como seu "testamento espiritual", datada de 1º de janeiro de 1994.

No texto, ele diz: "Se algum dia me ocorrer de me tornar vítima do terrorismo que atualmente parece querer alcançar a todos os estrangeiros que vivem na Argélia, gostaria que minha comunidade, minha Igreja e minha família lembrassem que minha vida foi doada a Deus e a este país."

Em referência ao extremismo, escreve: "Sei do desprezo com que foram tratados os argelinos em seu conjunto, e conheço também as caricaturas do Islã promovidas por certo islamismo."

E acrescenta: "É muito fácil apaziguar a própria consciência identificando esta via religiosa com os integralismos e extremismos".

E conclui sua carta pedindo "que nos seja concedido voltar a encontrar-nos, ladrões repletos de alegria, no paraíso, se esta for a vontade de Deus, Pai nosso, Pai de todos. Amém. Inshallah."


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui