Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50655)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O processo "João dos Santos" -- 26/08/2004 - 08:07 (Marco Antonio Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estive a ler os textos que precipitaram os acontecimentos recentes, envolvendo o senhor João dos Santos e suas desafetas.

Não posso julgar, muito menos condenar nenhuma das partes, mas tenho que me pronunciar a respeito do desfecho, pois abre um precedente perigoso.

Troca de farpas, acusações, xingamentos e coisas do gênero sempre existiram neste espaço, e nunca tiveram tanta repercussão como esse caso.

O porque eu não sei, não me interessa saber o que levou à drástica decisão de excluir o senhor João dos Santos deste site, mesmo fazendo parte de uma "elite", por ser assinante, e pagar para publicar o que quizesse.

Ora, a convivência humana é por si só um exercício de paciência, de tolerância, sem a qual nos precipitaremos em lutas sem fim, deixando aflorar o que de pior o ser pode produzir: o ódio.

E o ódio é tanto pior quando está envolto no poder.

O poder que vem do fato de se produzir uma casta privilegiada, que se qualifica pelo dinheiro que paga para se manter no topo.

Aqui estou eu, um não-assinante, tecendo comentários sobre "briga de brancos", afinal, de que me interessa essa escaramuça entre joões e marias, se eles são de uma diferente "classe escrivã"?

Acontece que se abriu o precedente da punição, do castramento, do cerceamento da liberdade de expressão, e isso é muito mais importante que xingamentos e troca de acusações.

Neste momento vivemos sob uma nuvem negra que paira virtualmente sobre todos os que não se comportarem comforme os ditames de uma nova ordem que se manifesta e se impõe pelo terror.

Não se suportam mais os "dardos e arremeços do fado sempre adverso" antes os tange, os expulsam, eliminam-se aqueles que não pensam igual.

Senhoras e senhores, peço-lhes humildemente que não se calem diante de situações como essa, não querendo dar razão a A ou B, não querendo julgar se alguém tinha razão ou não, mas considero que a eliminação de um membro do site, corresponde no mundo real a uma execussão.

Como diria o Hermes, e parafraseando-o, "o que existir no virtual, aparecerá no real".

Não podemos produzir com liberdade, se erigem muros à nossa volta.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui