Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Mensagem inicial-graduação médica -- 12/12/2006 - 10:30 (Eliezer Luna Alencar Feitosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mensagem do convite de graduação da primeira turma da Faculdade de Medicina do Cariri - Universidade Federal do Ceará-UFC, em 27/01/2007, Barbalha-CE

Mensagem Inicial

No início, projetos, sonhos. Todos buscávamos conquistar o que muitos neste país anseiam. Cursar medicina, ideal que demanda muito esforço, disciplina e perseverança para seu êxito. Muitas realidades individuais distintas, muitas famílias engajadas, porém a cada dia o novo panorama outrora almejado, torna-se real quando de uma lista de aprovados no vestibular. Quarenta vidas transformando-se em quarenta novas vidas. Tudo era novo. As primeiras sementes a serem plantadas no solo fértil e próspero da região do Cariri.

Não tínhamos muita certeza do que nos esperava. Não sabíamos muito acerca de nossa nova casa. Muitas dúvidas, interrogações, mas uma certeza, a de que deveríamos nos entregar de corpo e alma àquilo que escolhemos, lutar para que fôssemos vitoriosos, alcançando metas e alicerçando o futuro. Turma pioneira. Desbravadores. Aversos a titulações, mas sabedores de nossas responsabilidades, dispusemo-nos de muita coragem e fé na terra de Santo Antônio. Muito do que conquistamos e vivemos hoje, devemos a nossa união, senso crítico e capacidade de reunir os devidos parceiros para enfrentar a empreitada.

Uma turma pensante, realizadora. Na nossa caminhada de seis bem vividos anos, reconhecemos os bônus e ônus de tão rica convivência acadêmica e social. Discussões inflamadas, atritos, mal-entendidos, resultados naturais de momentos em que a dialética é fundamental, mas que o tempo, soberano, dissolve, restando a consciência de que para nos desenvolvermos plenamente, chegarmos ao êxtase, devemos passar pela provação, pela dor. Fortes amizades, namoros, casamentos, encontros memoráveis, companheirismo na alegria e no sofrimento, lições de vida, excelentes frutos dentre vários outros colhidos nesta caminhada, os quais não perecerão.

No início éramos quarenta jovens idealistas, obstinados. Hoje, em menor número, permanecemos os mesmos jovens, porém mais capazes de transformar, mais cientes de nossa fortaleza, mais sensíveis às nuances da sociedade e da vida, mais humanos. Faremos destes seis anos de constante aprendizado marco e modelo em nossas vidas, carregando conosco, no dia-a-dia de nosso ofício, as lições de uma bela época que vivemos.

Devemos muito a Deus, nossos pais, mestres, funcionários em geral e amigos. Sem vocês seríamos apenas parte do que hoje somos.

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.
Fernando Pessoa


Eliezer Luna Alencar Feitosa
Novembro 2006
eliezerfeitosa@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui