Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->O POBRE DESTE PAÍS É LIXO NÃO RECICLÁVEL -- 25/04/2006 - 20:32 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vou colocar este desabafo em Erótico porque esta foi de tirar o tesão.

O POBRE DESTE PAÍS É LIXO NÃO RECICLÁVEL

Hoje eu vi ao vivo e a cores o tamanho do descaso com que é tratado o pobre deste país, em 35 anos como confrade da Sociedade São Vicente de Paulo eu pensava já ter presenciado todas as formas de abandono.
Estava enganado!
Conheci o Gilberto, um andarilho de 33 anos de idade que dorme na rua, não bebe e não fuma e é extremamente educado.
Segundo ele, sua profissão é padeiro e depois que se separou da família ficou sem rumo.
Perdeu todos os documentos, como todos os andarilhos, com o diferencial de ter nas mãos o boletim de ocorrência da perda.
Tinha feito um pedido do cartão cidadão na Caixa Econômica Federal em Belo Horizonte.
Dei-lhe o dinheiro para ir buscá-lo.
De posse do CARTÃO DO CIDADÃO, um documento da BENDITA CAIXA ECONOMICA FEDERAL, com nome do “cidadão”, nome dos pais, cidade onde nasceu, e o boletim de ocorrência, fui com ele ao famoso SINE –SISTEMA NACIONAL DO DESEMPREGO, na esperança de conseguir tirar uma nova carteira de trabalho.
O atendente me mostrou uma extensa relação de documentos que não podem ser aceitos para se tirar uma nova carteira, segundo ele, nem com a própria em uso não se consegue outra sem apresentação de um outro documento de identidade.
Expliquei para o mesmo que tinha arranjado um trabalho de carteira assinada para ele, fui elogiado pela atitude, mas nada se podia fazer sem a certidão de nascimento.
Certidão de nascimento tem retrato?
A quem o pobre pode recorrer/
Se amanhã, se este cidadão resolve se enveredar pelo caminho do crime?
De quem será a culpa?
Quem vai saber e tentar entende os motivos?
Alguém tem consciência que pobre neste país é lixo não reciclável?
Todos vão dizer que precisa apodrecer na cadeia.
Qual é a diferença de apodrecer na rua ou na cadeia?
Que me perdoem os profissionais sérios, mas com a palavra a ASSISTÊNCIA SOCIAL deste país e os que só fazem o que os políticos permitem.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui