Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O homem sem camisa... -- 18/08/2004 - 15:12 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A propósito do Conto "À Procura da Felicidade", da poeta Alice Toledo, divulgado hoje pela escritora m.s.cardoso xavier, em que conta a busca do jovem grego Heitor por Phenix, me fez lembrar o caso verídico acontecido há cinquenta anos (1954), que passo a narrar: meu irmão José estava para ser operado da vesícula no, então, Hospital Centenário(hoje do IPSEP-Servidores do Estado), na Av. Rosa e Silva, pelo conhecido cirurgião de saudosa memória, Dr. Barros Lima.

Na época, eu morava na Pensão Auriverde, na Rua do Paisandu e fui visitar meu irmão várias vezes, antes da operação. No quarto vizinho, estava internado um senhor idoso, pai de uma jovem muito bonita, que o acompanhava. Esta passou a visitar meu irmão, fizemos amizade e fui, quase diariamente, ao quarto do pai dela, de quem ouvi algumas histórias como, por exemplo, a do "Homem sem camisa" ou "Homem feliz": um Rei teria mandado mensageiros pelo mundo afora, à procura do homem feliz. Eles percorreram muitos outros países e perguntaram a pessoas de todas as classes sociais se eram felizes. De reis a operários, a resposta foi sempre de que lhes faltava alguma coisa... De que se não fosse isso ou aquilo, sim!...

Quando já estavam no caminho de volta, viram um homem sem camisa cantando à sombra de uma árvore. Se aproximaram e perguntaram-lhe se ele era feliz. Resposta:"Claro que sou feliz! Nada me falta!Tenho saúde e disposição para lavrar a terra e pescar no rio!Tenho o céu, o sol de dia e as estrelas e a lua de noite; e o arvoredo que me dá frutos, sombra e o canto das aves, etc. Para que mais?"

Como notaram, a bela história de Heitor, baseada na mitologia grega, de que a sua autora é Mestra, fez-me recordar o singelo acontecimento referido linhas atrás. E mais, que, certo dia antes da operação do mano, quando me dirigia ao mencionado hospital, encontrei minha amiga em prantos! Ela me abraçou e disse-me que seu pai havia sido desenganado pelos médicos! Falei-lhe, então, o que todos falam nessas ocasiões:"Tenha calma e se conforme com a vontade de Deus!" Dias depois, o pai dela morreu(a doença dele foi câncer). Já meu irmão, mais moço na época, teve 33 cálculos retirados por Dr. Barros Lima e viveu até 15/11/2001.

Por fim, gostaria de dizer que, talvez, existam outras versões da história do "Homem feliz" ou "Homem sem camisa"..., aquele que se conforma com o pouco que tem...(uma espécie de filosofo empírico, se assim podemos considerar).
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui