Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->MOTIVAÇÃO -- 18/09/2006 - 10:55 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MOTIVAÇÃO


Uma atitude inicial do interesse, um despertar para a realização feliz com qualquer atividade ou trabalho, a motivação é o combustível e o motor (juntos) para as grandes realizações, motivo a qualquer resultado, seja ele positivo ou negativo.
A confiança, a auto estima elevada e o conhecimento são os grandes fatores motivacionais. O otimismo associado ao trabalho bem planejado, despertam no subconsciente uma força capaz de criar estímulos para uma maior movimentação física e mental.
Assim através de estímulos, podemos aumentar a nossa capacidade de aproveitamento em todas as áreas que desejarmos. Muitos são os estimulantes que posso usar para me motivar ou motivar a outras pessoas.
Pavilov, eu seus conceitos mostra que animais também podem ser motivados, e nos dá como exemplo o “reflexo condicionado”, que foi usado na segunda guerra mundial para adestramento de cães para combate a tanques inimigos. Os animais eram deixados com fome, e sua alimentação era colocada embaixo de tanques desativados. Os cães, pela necessidade da ração, iam sob o tanque, e encontravam o alimento. Quando nas batalhas, tanques inimigos surgiam, as forças aliadas colocavam no dorso do animal possantes bombas, e eles com fome, quando soltos corriam em direção aos veículos de guerra e explodiam com as armas, motivados pela necessidade da alimentação.
Até hoje, nos circos, o trato para motivar animais como macacos, cavalos, elefantes, etc, tem sido a premiação com algum tipo de alimento após suas apresentações, quando cumprem determinada tarefa. Da mesma forma, nós somos motivados a alcançar determinados objetivos.
O prazer do reconhecimento de um atleta olímpico ao chegar ao pódio, é incomparável.
A conquista do poder, quer político ou social também é resultante de uma força maior e inconsciente, que através de esforço e trabalho, aumenta a auto-estima e premia aquele que chega a sua meta.
É verdade também, que os grandes estudiosos da motivação, consideram que é extremamente motivador, a premiação individual, quando feita em público, como, por exemplo os objetos representativos tais como troféus, medalhas, etc. Esses mesmos estudiosos são unânimes em relatar que a premiação em dinheiro não é tão representativa, pois quando o dinheiro acaba, acaba com ele as recordações de orgulho pela obtenção do esforço no desempenho de qualquer tarefa, e que não desencadeia nova motivação para realizações futuras. No entanto, quando juntos, troféu e dinheiro são usados concomitantemente, me parece uma forma ideal para manter a chama viva dos prêmios motivacionais.
Assim, acredito que usar essa “chama viva” para desencadear interesse, é a palavra chave da motivação.
Posso ainda me motivar e motivar a outros através da fé. (A fé move montanhas)
Estamos acostumados a ver pela televisão, padres, bispos e pastores em suas pregações, trabalhando a fé em Jesus Cristo, como o único e verdadeiro motivo de vida, e isso nos prova, como é importante “acreditar”. Mas até para ter fé são necessários, treinamento e disciplina. Só assim conseguiremos vencer dia a dia os obstáculos que se apresentam e ao ultrapassa-los devemos nos lembrar que essa “Força Maior” deve estar presente a cada momento, que só assim caminharemos para o SUCESSO.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui