Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62168 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Solução é Matemática -- 14/08/2004 - 13:02 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A SOLUÇÃO É MATEMÁTICA

(Por Domingos Oliveira Medeiros)



Moradores de novos prédios residenciais no DF terão hidrômetro individual, nos termos de anteprojeto de lei encaminhado á Câmara Distrital pelo governador. Pretende-se, com a medida, reduzir o consumo de água, além de promover equilíbrio na distribuição dos custos: apartamentos com menor número de moradores, pagarão menos.



A idéia é coerente com o princípio segundo o qual a igualdade consiste em tratar desigualmente os desiguais, na medida em que se desigualam. Entretanto, os custos para instalação dos registros e consultoria, a cargo dos condôminos, tornam a medida impraticável. Agravada pelo fato de que não alcança os atuais condôminos.



A solução, ao meu ver, seria de ordem meramente matemática. Sem qualquer custo adicional, incluindo os condomínios antigos. Basta aplicar a Regra de Sociedade.



Exemplo: Um prédio com três apartamentos: o primeiro, com um morador; o segundo, com três; e o terceiro, com cinco. Total: nove moradores. Conta de água do mês: R$ 900.



Dividindo a conta (R$900) pelo número de moradores (09), encontramos o valor unitário da cota (R$100). Multiplicando o valor da cota pela quantidade de moradores de cada apartamento teremos o resultado.



O apartamento com um morador pagará R$100; o de trÊs, pagará R$300; e o e de cinco, pagará R$ 500. O processo pode ser aprimorado, ponderando-se, por exemplo, a situação de cada morador. Se bebê, se idoso, etc., segundo estimativa de consumo de água em relação aos demais.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui