Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62163 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10348)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Entrevista com Ipojuca Pontes -- 13/11/2006 - 11:13 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mídia Sem Máscara entrevista Ipojuca Pontes - 1a. Parte

por Redação MSM em 10 de novembro de 2006

Resumo: Na primeira parte de sua entrevista ao MSM, Ipojuca Pontes analisa o caráter autoritário do governo Lula, fala sobre nacionalismo e relata bastidores do governo Collor.

© 2006 MidiaSemMascara.org


Nota Editoria MSM: Em entrevista ao MÍDIA SEM MÁSCARA, o intelectual Ipojuca Pontes fala sobre seu novo livro, onde aborda a política nacional, cinema e a pesada herança que será deixada pelo governo Lula.

***

MSM - Seu novo livro, “A Era Lula”, lançamento de A Girafa Editora, aparece em um momento crítico da atual administração. O senhor acha que já é possível traçar um perfil deste governo e da herança que deixará para o futuro, independente da continuidade em um segundo mandato?

Ipojuca Pontes (I.P.) Como já foi dito, “A Era Lula – Crônica de um Desastre Anunciado” [*] é o levantamento administrativo, político e ideológico do predatório governo petista. Nele, além de vincular a prática petista aos desmandos totalitários dos regimes soviético e cubano (que conheço com alguma intimidade), acompanhei quase todos os passos de Lula e seu governo corrupto e corruptor nos últimos quatro anos, mormente no que se refere ao desempenho do presidente que tornou-se um perito na arte de dizer uma coisa e fazer outra, vale dizer: mentir.


Livro "A Era Lula"
Quanto à herança que deixará para o futuro, especialmente agora que ganhou mais quatro anos na Presidência, creio que será a pior possível, visto que ele contaminou o Estado (em si, uma estrutura doentia) com o vírus do lulismo, um mistura do populismo demagógico (uma redundância) com a sanha do esquerdismo comunizante (outra redundância). Se não se criar uma oposição forte, analisando o dia-a-dia de forma didática e assumindo com determinação uma postura democrática e conservadora, dificilmente Lula (e sua gang) sairá do poder. Mesmo cometendo as maiores barbaridades. A alternância do poder para os socialistas-leninistas não existe. Como Chávez, Lula sempre arranjará um “meio” para ficar no centro do poder. O assistencialismo parasitário é um deles. Mas antes terão de criar dispositivos legais, o que não é difícil, para censurar a liberdade de imprensa e de expressão.


MSM - Vamos falar sobre o caráter totalitário do governo Lula. Até que ponto o senhor acha que essa administração é influenciada pelo caráter totalitário da esquerda, de forma geral, e da latino-americana em particular (de Chavez, Fidel e Morales)? Podemos aceitar a hipótese defendida por muitos socialistas de que é possível um governo socialista ser, ao mesmo tempo, seriamente comprometido com a democracia?


I.P. – O caráter totalitário da esquerda em todo o mundo, no plano administrativo, consiste em destruir ou perverter as instituições livres para se manter no centro do poder, com o conseqüente aparelhamento do Estado e o seu controle político e ideológico. É bom lembrar que no totalitarismo sempre prevalece, sem reservas, a supremacia da sociedade sobre o indivíduo e que, nele, o respeito ao estado de direito e as garantias individuais são considerados um preconceito burguês. Ademais, no avanço das esquerdas na América Latina há nuances de diferenciação, mas Lula, Chávez, Fidel e Morales são faces de uma mesma moeda. E o que os une, em larga escala, é o ódio aos Estados Unidos, um país ainda democrático, onde o direito a propriedade, por exemplo, não é encarado como um crime. Lá se consagra o esforço individual, o mérito e a criatividade que podem levar qualquer um à fortuna. O ódio aos norte-americanos nasce do fato de que o individualismo nos EUA suplanta, em larga escala, o coletivismo socialista.


MSM - Como o senhor vê os bastidores desse governo? Há mesmo uma influência de agentes externos (de Cuba, Venezuela)? Nossa soberania nacional pode estar comprometida pelos laços existentes entre a administração Lula e esses agentes externos?

I. P. - O filósofo Olavo de Carvalho já respondeu a questão, apontando o Foro de São Paulo, uma espécie de nova “internacional” comunista, como a usina de “idéias” e “projetos” que fazem, anualmente, a agenda dos governos e das centenas de organizações esquerdista na AL, inclusive as francamente criminosas, tais como as FARC e o MIR. Embora se diga o contrário, para essa gente não existe o conceito do Estado-Nação; tudo forma um só bloco ideológico, com o objetivo de “recriar na América Latina o que foi perdido no Leste Europeu”. Quando Morales e Chávez resolvem se apossar das refinarias da Petrobrás, na Bolívia, a idéia de soberania nacional passa a ser figura de retórica. Não é em vão que Lula se recusa a ver no ato da posse das refinarias um assalto ao povo brasileiro e “entende” o gesto de Morales. Tudo foi articulado na agenda do Foro, cujo estratégia prioriza a questão energética no projeto de apressar na AL a criação de uma “União das Repúblicas Populares”, experiência criminosa banida do Leste europeu. Dizem que a África é, hoje, o continente perdido. Discordo. Sou mais a América Latina.


MSM - O senhor acha possível cultivar uma visão de nacionalismo que não seja simplesmente a repetição dos clichês anti-americanos difundidos pela esquerda?


I.P. - Na definição do Dr. Samuel Johnson, o lexicólogo inglês, o nacionalismo é o último refugio dos canalhas. Mas, hoje, considero o Estado-Nação um meio de se resistir ao jogo coletivista da farisaica ONU e seus aliados esquerdistas. O grande Eugênio Gudin, posto em quarentena pelas esquerdas, tem um livro notável sobre nacionalismo e patriotismo, de atualidade permanente, e que deveria ser reeditado. Ele revela que as esquerdas marxistas usam o nacionalismo para se apossar da credulidade passional das massas e depois se mostram “internacionalistas” para fomentar um “imperialismo às avessas”, um imperialismo da esquerda. Divino Gudin!


MSM - A mídia e uma parte da historiografia recente, de modo geral, fizeram com que a sociedade brasileira visse a administração Collor como exemplo de corrupção e má utilização da máquina pública. O senhor acha isso justo? É possível traçar um paralelo entre os supostos erros e crimes daquele governo e os do governo Lula?


I. P. - O governo Collor foi eleito, parcialmente, em cima do programa traçado por Margaret Teatcher para livrar a Inglaterra do buraco da estagnação provocada pela estatização e pela força predatória do sindicalismo corporativo. Na posse, Collor fechou dezenas de penduricalhos estatais (entre eles a corrupta e aparelhada Embrafilme), mantidos e mesmo ampliados na Nova República pelo coronelismo de Sarney e do Dr. Ulisses, (presidente paralelo) que usavam a máquina estatal para manter o empreguismo parasitário. E Collor - o que foi fundamental posteriormente - criou um programa de abertura e desregulamentação da economia que levou o País adiante (e que Lula, cultor do “Estado forte”, agora está destruindo com a ajuda do comunista Celso Amorim).


Ademais, posso garantir que não havia permissividade no governo Collor. Não existia mordomia, uso de cartão de crédito no escuro, o Palácio Planalto tinha apenas 420 funcionários (contra os 3.200 da Era Lula), não existia AeroLula e o déficit público chegou a quase zero. Eu, por exemplo, com poderes de Ministro de Estado, ganhava algo em torno de R$ 600,00. Sim, é fato: o clima era de completa austeridade.


Mas Collor, até por ignorância, não era um liberal e cortejava as esquerdas, mantendo grande parte dos seus integrantes na máquina pública. De fato, ele não estava em condições de aprofundar o avanço do capitalismo no Brasil, pois acreditava na “presença” do Estado. Sua pose de liberal era só casca, não tinha substância. Resultado: se ferrou. As esquerdas e os comunistas, com o “ajuda” do PC Farias, não tiveram muitas dificuldades para desalojá-lo do poder em menos de dois anos e meio. Além de fraco, não podia enfrentar, de uma só vez, Dirceu, Lula, USP, SNI, CNBB, UNE, sindicatos, a oposição dos partidos de esquerda e o furor da “onda vermelha” petista. Hoje, curiosamente, traindo o seu eleitorado e as reformas que encetou, Collor virou amigo de Lula - e vice-versa. Uma lástima!


*

Mídia Sem Máscara entrevista Ipojuca Pontes - Final

por Redação MSM em 13 de novembro de 2006

Resumo: Na parte final de sua entrevista, Ipojuca Pontes analisa o forte apelo do socialismo entre os jovens e fala sobre seu novo livro, "A Era Lula - crônica de um desastre anunciado".

© 2006 MidiaSemMascara.org


MSM - Uma rápida pesquisa histórica pode esclarecer qualquer estudante que o comunismo e o socialismo são duas das mais assassinas idéias já criadas pelo homem. Contudo, cresce entre os jovens a ilusão de que heróis imaginários como Che Guevara possam ser tomados como exemplo de luta pela liberdade e igualdade. O senhor acha que livros como o seu podem ajudar a esclarecer os desavisados quanto aos perigos que representa a esquerda no poder?


I. P. - O apelo da mitologia socialista é muito forte. Quem não pretende, uma vez estudante, criar um mundo igual e justo? Junte-se o apelo mitológico com a lavagem cerebral sistêmica feita nos colégios e universidades, geralmente conduzida por esquerdistas religiosos e o permanente endeusamento em filmes, peças, livros, revistas e jornais de figuras assassinas ou deletérias como Marx, Lênin, Fidel ou Guevara e não fica difícil perceber por que o socialismo, entre os jovens, torna-se uma espécie de senso comum, um cacoete ou mesmo um vício para justificar a preguiça, a impotência e a malandragem.


Mais tarde, salvo exceção, essa gente pouco ligará para liberdade ou igualdade. Ela só pensará num bom emprego público. E uma vez na boca estatal só pensará em mordomias, privilégios e isonomias salariais, enquanto a “cabroeira enfrenta a tribuzana velha braba”, no dizer do tabaréu de Euclides da Cunha. De fato, o apelo socialista ou comunista só é repudiado justamente nos países que são ou foram impositivamente governados pela “canaille gauche”. Mas já aí a coisa fica complicada, pois o poder nos regimes totalitários é exercido pela força e contrária aos apelos de liberdade e de igualdade. É fatal!


Claro que “A Era Lula - Crônica de um desastre anunciado” ajuda a compreender a questão. O problema é que o livro vem sendo boicotado pela mídia hoje, no Brasil, genericamente esquerdista. Nem o lançamento do livro, em plena batalha eleitoral, foi noticiado. Sua divulgação está sendo feita nos sites da Internet e a partir do boca-a-boca dos que o lêem.


MSM - Seu livro [*] é dividido em 5 partes distintas. Uma delas dedica especial espaço ao “personagem Lula”, que o senhor chama de “egocrata”. Como o senhor vê o presidente enquanto figura histórica? Terá entrado como sindicalista e sairá como ditador apoiado por uma imensa burocracia partidária?


I. P. - Desde cedo, um rebento da igreja apóstata e do universo acadêmico marxista, para não falar do apoio direto que recebeu da esquerda armada, Lula foi “construído” para ser o que é: um futuro mandatário 100% inconstitucional e, se quiserem, um ditador populista. Ele reunia as “condições objetivas” para tanto: tinha physique de rôle, obstinação, ignorância e muito atrevimento. Tudo passou a ser uma questão de tempo.


De fato, tal como Fidel, Morales e Chávez, Lula tornou-se um egocrata, um sujeito instintivo e egoísta que se julga acima das instituições. E, o caso curioso: a esquerda ideológica nutrida no marxismo “científico” vai convivendo muito bem com isso. Recentemente, um renhido membro da fauna, o “cientista político” Chico de Oliveira, um dos mais violentos opositores de Lula, afirmou, antes das eleições, que votaria no presidente que julgava um traidor.


Uma evidência do egocratismo de Lula, o arauto do “eu sou mais eu”, é quando ele próprio se enxerga como “o sujeito mais honesto do mundo”, e que “está pronto para debater com qualquer membro da oposição isso e aquilo outro”, ou que é “um predestinado”. Pelo amor Deus, é muita cara de pau! Dizem que Lula mantém em torno de si uma legião de puxa-sacos, fazendo-o crer que “é o maior”. Uma pessoa decente, com um mínimo de autocrítica, não aceita o puxa-saquismo diuturno. Se um sujeito diz a todo instante: “Fulano você é o maior!”, o honesto é o sujeito responder: “Olhe aqui, amigo, vamos devagar. Se você não acabar com isso não quero mais conversa com você!”.


Mas a questão moral é irrelevante para o comunista. Para Marx, por exemplo, a moralidade era um derivativo, uma armação das classes dominantes.


MSM - Uma boa parte do livro parece prenunciar o que temos visto em larga escala na atual era Lula: confusão entre partido e governo, metodologia stalinista, tentativa de cerceamento da liberdade de expressão. Por que o senhor acha que a maior parte de nossas elites intelectuais e empresarias (aquelas não comprometidas com o ideário esquerdista e revolucionário) tem demorado tanto para perceber o óbvio?


I. P. - Em primeiro lugar, no caso dos intelectuais não-comunistas, por medo ou pelo que Georg Lukács, filósofo stalinista, chamava de “consciência oposicionista”. O intelectual (ou o sub-intelectual, não importa), é um ser a serviço do ceticismo e que julga do seu dever desconfiar do poder dominante que ele pensa, ainda hoje, ser o capitalismo. Para ele, fica feio o sujeito afirmar que quem visa só lucro é mais necessário do que quem espolia o trabalho da massa em nome da justiça social. Não pega bem e gera antagonismos de toda natureza. O sujeito, na sua área, termina perdendo amigos, emprego, respeito e tudo mais.


Já no caso dos empresários, eles permanecem alheios por cegueira ou falsa malandragem. Eles acham que pegando a grana barata ou de graça do BNDES ou do Banco do Brasil, e criando superávit para os cofres do governo, está garantido. Ninguém vai tocar nos seus privilégios. É uma gente que só conhece a história por ouvir dizer e acha que pode, na hora do pega pra capar, contar com o apoio do socialista amigo que durante anos financiou ou manteve.


E há o caso perdido do intelectual fanático que sabe da safadeza, ou pelo menos desconfia, conforme o exemplo do citado sociólogo Chico de Oliveira, - o sujeito que passou quatro anos dizendo que Lula fazia o jogo do neoliberalismo, que era um traidor, etc, etc. – e depois foi angariar votos para Lula. O que é isso? Resposta: fanatismo. (Sem deixar também de ter um tanto de malandragem, pois essa gente vive amparada na grana dos cofres públicos).


MSM - O último capítulo de “A Era Lula” é dedicado à análise da produção cultural nestes tempos de petistas no poder. O senhor acha possível, hoje, se pensar em produção cinematográfica no Brasil sem dinheiro estatal e esse excesso de regulamentação existente? O senhor acha que as televisões devem ser obrigadas a dar dinheiro para a produção de filmes brasileiros, por exemplo?


I. P. - Nos anos 80, me dediquei à leitura abundante do marxismo e da revolução russa de 1917. Foi aí que me dei conta da figura de Djanov, o camarada que inoculou o vírus do pensamento e da prática comunista na vida cultural e artística do mundo ocidental. Djanov, o “segundo” de Stalin, foi o criador do “realismo socialista” e das regras do aparelhamento cultural do Estado, no plano interno, e do “Relatório de Setembro”, documento estratégico que ensejava um decálogo a ser religiosamente cumprido pelas células dos PCs em todo o mundo e que estabeleceu no campo cultural a guerra fria ainda hoje reinante contra os Estados Unidos. É impossível você saber o que se passa na política cultural do governo Lula se não conhece o “Relatório de Setembro” e os postulados de Djanov. É por isso que dedico no livro um ensaio extenso sobre o assunto no capítulo “A arte & manha na Era Lula”.


Os ensinamentos de Djanov foram incorporados nas AL e no Brasil pelos esquerdistas que atuavam, dentro e fora do aparelho estatal, na vida editorial, nos colégios, nas universidades, nas artes plásticas, na música, no teatro e, em especial, no cinema, considerado por Lênin, para fins de propaganda, como “a mais importante das artes” – uma coisa estúpida, evidentemente. O controle ideológico da produção artística no Brasil de hoje é um fato. O pensamento único das esquerdas, em que pese se falar muito em diversidade e pluralismo cultural, tornou-se “hegemônico”, tomando conta do noticiário e dos programas televisivos, da vida editorial, em suma, da produção maciça dos “produtos” e das “ferramentas” culturais. Resultado: nunca o pensamento brasileiro foi tão chapado e indigente, em que pese o regime racista das “cotas” e as somas bilionárias investidas na “desconstrução” e “reconstrução” da identidade nacional.


O caso do cinema é mais patético, porque o dinheiro que circula para a sua produção, muito elevado, é arrancado diretamente do estomago das massas deserdadas. A patifaria chegou a tal ponto que tornou-se impossível, pelo menos em tempo hábil, desarticular a “trampa” macabra, pois há hoje um vasto exército corporativo sempre exigindo mais dinheiro e privilégios para a derrama numa área 100% insolvente e de escassa introjeção psicossocial. O governo “hegemônico” gosta, pois é mais uma área do pensamento que fica na sua dependência. Querem um exemplo? Recentemente, antes de ser expulso da vida parlamentar, Zé Dirceu reuniu-se com a corporação do cinema que estava atrás de mais grana. O amigo de Castro não teve dúvida e foi direto na proposição de um cinema ainda mais “hegemônico”: “Organizem-se e cheguem a nós”.


No caso da televisão, vale dizer: se ela abrir as portas para o cinema “chato-ideológico”, como quer a corporação, vai perder a audiência e a importância social (sem falar que os Marinhos se transformarão, afinal, em proletários).


MSM - Por que o senhor acha que os artistas brasileiros, especialmente no teatro, preferem voltar suas críticas para questões de política internacional, como a Guerra do Iraque, do que tentar fazer um retrato da crise política vivida aqui dentro por nós mesmos? Como o senhor vê as declarações do diretor de teatro José Celso Martinez Correa que alega que seríamos “nós”, da “classe média”, os reais responsáveis pela crise moral pela qual passa o país?


I. P. - O próprio Zé Celso, que Nelson Rodrigues apelidou de “o falso louco” (doido por dinheiro, sem rasgá-lo), explica a notória inconsistência moral dessa gente. Zé Celso vivia apanhando dinheiro do “imoral” Maluf e pregava uma revolução dos costumes amparado nas verbas públicas sacadas do bolso da classe média que ele acusava (e acusa). Há anos, sempre industrializando a irracionalidade preconcebida, “o falso louco” virou parasita em cima de Euclides da Cunha, sem a menor cerimônia e de modo inteiramente irresponsável. Zé Celso é um tipo ignorante, não sabe de nada nem da vida nacional nem muito menos da política internacional (como boa parte dos artistas tupiniquins, de resto), limitando-se a destilar o jargão vanguardeiro do métier para fins de mistificação e engodo. É bem uma figura demonstrativa e adequada para a exploração dos cadernos do showbizz. Que bem o merece!


MSM - Para finalizar: o senhor vê qual papel para o povo brasileiro no panorama mundial que está se desenhando, com o retorno de tantos esquerdistas ao poder, o terrorismo islâmico e uma crescente demonização do capitalismo ocidental? Seremos protagonistas, coadjuvantes ou meros figurantes?


I. P. - O papel de burro de carga ou de massa de manobra. Só.


[*] Nota Editoria MSM: Os leitores que desejarem adquirir o novo livro de Ipojuca Pontes poderão fazê-lo entrando em contato com a Editora É Realizações.



Obs.: Ipojuca Pontes é cineasta e escritor, e foi Secretário de Cultura durante o governo Collor. Dirigiu muitos filmes, como "A Volta do Filho Pródigo",com Tereza Rachel, e o documentário "Os Homens do Caranguejo". É autor, também, do livro "Politicamente Corretíssimos", Topbooks, Rio de Janeiro, 2003 (F.M.).








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui