Usina de Letras
Usina de Letras
181 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Alguém pode segurar minha mão ? -- 09/01/2002 - 09:33 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ALGUÉM PODE SEGURAR MINHA MÃO?

Naquela noite fatídica tornei-me um paraplégico.
Talvez tenha exagerado na bebida, influenciado pela beleza de morena de olhos verdes, irmã da dona da festa.
Só me lembro de uma ultrapassagem mal feita, o descontrole na direção de meu carro e um poste crescendo à minha frente. Não se completou a viagem de volta ao meu lar.
Recuperei os sentidos sem dores no corpo, o que me apavorou. Não sentia as pernas, não havia sinal de vida da cintura para baixo.
Deplorei, então, a ausência de minha mãe, sempre pronta a amparar-me nas horas difíceis, mesmo após meu ingresso na maturidade.
Desamparo total. Pessoas movimentavam-se à minha volta, mas nenhuma delas me dirigia a palavra. Corrijo, pois houve alguém que perguntou como eu me sentia, afastando-se quando respondi que me achava bem.
Aproximando-se uma militar, provavelmente enfermeira ou oficial da polícia ou do corpo de bombeiros, pedi-lhe segurasse minha mão. Resposta rápida: estava ali para trabalhar e não para perder tempo com bobagens.
Senti-me desamparado. Precisava, naquele momento, de alguém que prendesse minhas mãos entre as suas, afagasse meus cabelos e que me consolasse, dirigindo-me palavras de carinho e encorajamento.
Eu era apenas um número na estatística das vítimas de trânsito e nada mais. Um objeto qualquer a incomodar aqueles que, obedecendo ordens, saíram do hospital ou do quartel para o atendimento de pedido de socorro.
Estendi a mão direita para soldado que passava, pedindo-lhe que a tomasse. Sua reação foi instintiva: era "espada", não podia ficar segurando mão de homem.
Colocado na ambulância, um médico sentou-se ao meu lado. Ora me olhava desatentamente, ora mirava as ruas reveladas pelas janelas do veículo.
Sentindo-me abandonado, relegado ao esquecimento, quando minha vida ruía, roguei ao doutor que me desse a mão, solicitação não acolhida. Houve apenas uma recomendação para que eu ficasse quieto, relaxado.
Hoje, acostumado com cadeira de rodas, creio ter superado o trauma físico, embora sabendo de minhas limitações para algumas atividades.
Revolta-me, contudo, pensar que ninguém, num gesto simples e solidário, ofereceu-me a mão em momento de grande desamparo e aflição, quando uma demonstração de afeto, por menor que fosse, me teria tirado o peso da mágoa que carrego e, certamente, carregarei pelo resto de minha vida.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui