Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FINAL DE TARDE EM SÃO LOURENÇO ( para Milene ARDER) -- 29/07/2004 - 10:28 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DEIXO O HOTEL A CAMINHO DA PRAÇA BRASIL. COM GENTILEZA, FUNCIONÁRIOS ME ENTREGAM NO CENTRO DE INFORMAÇÕES , ALI SITUADO, UM FOLHETO DA SETUR, QUE FOLHEIO JÁ SENTADO EM UM DOS BANCOS NAQUELE AGRADÁVEL LUGAR, E DEPOIS PASSO A OBSERVAR TUDO E TODOS.

À MINHA FRENTE TRÊS CINQÜENTONAS FALANTES EM UM BANCO PRÓXIMO, A VELHA MÁQUINA A VAPOR, DESGASTADA PELO TEMPO. A MENOR, SENTADA NO MEIO, VESTIDO AZUL, PARECE QUE PUXA OS ASSUNTOS E AS OUTRAS SEGUEM ADIANTE.

CAMINHA AGORA, EM MINHA DIREÇÃO, DE BRAÇOS DADOS,UM CASAL DE VELHINHOS QUE MAIS ME FAZEM LEMBRAR DR. ULISSES E DONA MORA. ALIÁS, ELA MAIS ME RECORDA UMA LADY INGLESA COMO MUITAS QUE VI EM LONDRES.

SENTAM-SE AO LADO DE UMA OUTRA SENHORA QUE PASSA OS PÉS NO CHÃO SEM PARAR, COM UMA DAS MÃOS AO QUEIXO E A OUTRA, SEGURANDO UMA BOLSA, MEDITATIVA.

A VELHINHA TRÁZ UM CHAPÉU DE PALHA À CABEÇA E SE ABANA COM ELE, ÀS VEZES. ELE VESTE UMA BERMUDA MARRON, CAMISA CINZA E USA UM BONEZINHO BRANCO COMO AQUELE QUE VIMOS NO SAUDOSO POLÍTICO - SR. DIRETAS EM UM FILME FEITO POR UM CINEASTA AMADOR(OU POR UMA CINEASTA?).

OBSERVAM TUDO E FAZEM COMENTÁRIOS E DE QUANDO EM VEZ ELE LEVA UM LENÇO AOS LÁBIOS. FALAM ALGUMA COISA A MEU RESPEITO. AH...TENHO CERTEZA!

LÁ ADIANTE, RUMO À PONTE, PERTO DAS CHARRETINHAS PUXADAS A BURRICOS, PASSEIAM, CREIO, MÃE E FILHA.

PÁSSAROS CANTAM, VOZES SE MISTURAM, UM CACHORRO PASSA ABANANDO O RABO, O RUÍDO PROVOCADO PELAS MOTOS E PELOS CARROS COBREM DE VEZ EM QUANDO O BARULHO QUE FAZ A MARRETA DE UM TRABALHADOR NUMA DAS INÚMERAS OBRAS QUE SE LEVANTAM NAQUELA BELA CIDADE.

QUERO OUTRO PICOLÉ. O SOL PARECE QUERER IR-SE EMBORA. AS PESSOAS TAMBÉM.

CADÊ MAMÃE? - ALGUÉM PERGUNTA CAMINHANDO EM DIREÇÃO AO HOTEL BRASIL.

O SENHOR DO LADO DESPEDE-SE DO OUTRO COM UM TE VEJO NO HOTEL E DUAS QUARENTONAS PARECENDO CANSADAS SENTAM-SE COM UM SUSPIRO DE ALÍVIO QUASE QUE AO MESMO TEMPO, EM UNÍSSONO, TIRANDO OS CALÇADOS COM OS PRÓPRIOS PÉS.

O VELHINHO LIMPA UMA VEZ MAIS A BOCA QUE LOGO EM SEGUIDA ABRE-SE SONOLENTA. TEM AS PERNAS CRUZADAS AO MODO COMO CRUZAVA AS DELE, MEU SAUDOSO PAI. ABRE OS BRAÇOS NO ENCOSTO DO BANCO. ME OLHA. SORRI. EU RESPONDO, SORRINDO TAMBÉM.

DO MEU LADO DIREITODOIS JOVENS COM MOCHILAS CRUZAM RAPIDAMENTE A PRAÇA PASSANDO POR UM CASAL AINDA PENSATIVO E FALANDO ÀS VEZES. ELE COM AS MÃOS NOS BOLSOS, ÓCULOS PARA PERTO, CERTAMENTE PENDURADOS NO PESCOÇO.

DOU UM GIRO NO BANCO. ATRÁS DE MIM UM TAXISTA DIZ AO OUTRO QUE VAI AO RIO AMANHÃ CEDO.ATÉ... .ENTRA NO CARRO E SAI.

UM TRABALHADOR CAMINHA RÁPIDO COM O EMBORNAL PENDURADO NO OMBRO ESQUERDO E A GARRAFA DE CAFÉ, VERMELHA,DESPONTANDO DE DENTRO DELE.

FALA COM ARES DE CANSAÇO AO COMANHEIRO AO LADO E JUNTOS DOBRAM A ESQUINA PARECENDO NÃO VEREM A HORA DE CHEGAR EM CASA,AINDA COM O DIA CLARO, NESTE HORÁRIO DE VERÃO.

CORRO OS OLHOS EM CENTO E OITENTA GRAUS. UM ÔNIBUS DA RESENDENSE, DOS JOVENS FAZENDO COOPER, M SENHOR DE ÓCULOS ANDANDO COM AS MÃOS PARA TRÁS, UM RAPAZINHO NUMA BICICLETA E UM ENVELOPE PARDO NA MÃO.

UM CASAL COM UMA CRIANCINHA NO CARRINHO SAI DO PARQUE DAS ÁGUAS, HORA TALVEZ DA MAMADEIRA DO PEQUENO.

OS JOGADORES DE BOCHA QUE VI MAIS CEDO EM PLENA ATIVIDADE, TAMBÉM CHEGAM ATÉ A PRAÇA, DEIXANDO AQUELE LUGAR E GANHANDO AS RUAS COM AR SAUDÁVEL.

TECEM COMENTÁRIOS SOBRE AS PARTIDAS DA TARDE.

NO BANCO BEIRANDO O RIO, O MENINO SALTITA. NOVA LEVA DE PESSOAS QUE ARROTAM E EXPELEM GASES À VONTADE, EFEITO CERTO DAS ÁGUAS MILAGROSAS, AS SULFUROSAS, MAGNESIANAS E OUTRAS MAIS.

PASSAM MOÇOS E MOÇAS. IDOSOS.

UMA DAS MORENAS TENTA PRESERVAR O INSTANTE TIRANDO A FOTO DE OUTRA QUE SE AJEITA NO BANCO PASSANDO AS MÃOS NO CABELO E PERGUNTANDO : ASSIM ESTÁ BEM? E O CLIC DA MÁQUINA DIZ SIM.

CONTINUAM PASSANDO MUITAS PESSOAS. EM OUTROS BANCOS ALGUNS TENTAM LER AINDA ALGUMA COISA NESTE FIM DE TARDE.

DENTRO EM POUCO AS LUZES IRÃO SE ACENDER. O VENTO SOPRA MAIS INTENSO.MULHERES SURGEM DE QUATRO EM QUATRO. PARECEM ESTAR SAINDO DE ALGUM TRABALHO.

SÓ NÃO VEJO A MORENA LINDA DE NOVA ERA COM QUEM ESTIVE CEDO NO PARQUE. DISSE-ME QUE SE NÃO APARECESSE ATÉ AS SEIS, JÁ TERIA IDO EMBORA PARA CASA.

FOI O QUE ACONTECEU QUANDO LI O BILHETE DEIXADO JUNTO A CHAVE DO MEU QUARTO NO HOTEL. ERA O RECADO DELA QUE HAVIA TELEFONADO E JUSTIFICADO A AUSÊNCIA E POR EDUCAÇÃO CONFIRMANDO QUE HAVIA PARTIDO PARA RETORNAR AO TRABALHO, DOIS DIAS DEPOIS.

LEMBRO-ME RAPIDAMENTE DE OUTRO BILHETE QUE RECEBI NESTA MESMA CIDADE QUANDO NELA ESTIVE PARA UM ENCONTRO DE JORNALISTAS DO INTERIOR DE MINAS.

AHHH, UM BOM BANHO. UMA ROUPA LIMPA. JANTAR , TELEVISÃO. PAPO COM ALGUÉM. UM BOM SONO ,QUE DESCANSAR FAZ BEM. MEU DIA DE RETORNAR À UBÁ CHEGARÁ BREVE. QUERO ESTAR EM FORMA.

E NOVAS ERAS VIRÃO...COM CERTEZA!



São Lourenço, MG, outubro de 1992

(publicado no jornal "Cidade de Ubá",do mesmo mês.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui