Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Pronunciamento contundente do presidente do TSE -- 03/10/2006 - 12:14 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O texto abaixo foi pronunciado na noite de hoje (30 de setembro), em cadeia de rádio e televisão, pelo magistrado Marco Aurélio, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Trata-se de texto curto e emocionante. Recomendo sua leitura e séria reflexão. Após isto, sinta-se tranquilo para votar e exercer a democracia, seja qual for sua preferência.

Um abraço

Henrique de Mello Franco

***

“Eleitor,

Amanhã, você terá a oportunidade de se manifestar sobre o destino do Brasil, escolhendo as pessoas que governarão o País – o Presidente da República e os governadores – e aqueles que irão elaborar as leis – os deputados e senadores.

O que está em jogo é o seu dia-a-dia, o dia-a-dia de todos os brasileiros. É o preço do pão, dos remédios, do transporte; é a qualidade do ensino, da saúde, da segurança pública. Com o seu voto, você decidirá se pagaremos mais ou menos impostos, se haverá moradia e emprego para quem precisa.

Examine com muita atenção o perfil de cada candidato. Desconfie de quem não respeita a lei, de quem pretende conquistar seu voto com promessas impossíveis ou com pequenos agrados e daqueles que tentam convencê-lo a qualquer custo. A boca-de-urna é proibida e quem insiste nessa prática demonstra não ter apreço pela lei, pelo seu voto e por você.

O povo brasileiro é honesto e trabalhador; é uma gente que se esforça no cumprimento das obrigações, fazendo os maiores sacrifícios para honrar os compromissos assumidos e, assim, manter a dignidade. Eleja pessoas com esse perfil. Não escolha, para representá-lo, quem você não contrataria para ser seu ajudante, seu sócio ou seu empregado. Não indique, para cuidar do Brasil, quem você não deixaria cuidar da sua casa, da sua lavoura, das suas coisas.

Nestas eleições, você estará decidindo a sorte nos dias futuros, o bem-estar próprio, da sua família, dos seus semelhantes. Uma escolha errada repercutirá nos próximos anos, acarretando decepções, obstáculos na busca de dias melhores.

Lembre-se de tudo isso ao votar. O voto é poder. O voto é decisivo em nossas vidas. Não o desperdice com quem não merece, não o anule nem se omita nesse momento de convocação nacional. Defina com sabedoria o seu destino. É hora de pensar e decidir, de exercer a cidadania na plenitude, de fazer-se ouvir. Leve em conta que boa parte da solução dos problemas está na escolha a ser feita.

O Brasil de amanhã será tão bom quanto melhor for o seu voto. O Brasil está em suas mãos. O Brasil conta com você.

Seja muito feliz nessa grande empreitada.”



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui