Usina de Letras
Usina de Letras
256 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->É brincando que surge um ser humano melhor -- 23/07/2004 - 16:24 (Alan Carlos Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O ser humano é um animal e isso é inconteste. Desde a criação do mundo o homem enquanto ser vivo tem se relacionado de diferentes maneiras consigo mesmo e com os outros animais. Mas o que nos torna diferente? O homem é o único animal que produz cultura, ou seja, produz conhecimento à cerca de tudo o que o envolve.

Dotado de um corpo com muitas utilidades e que se adapta aos mais diferentes habitat, o homem com seu movimento de pinça tem conseguido realizar enormes transformações no espaço geográfico do qual faz parte. Mas a que preço?

Em busca de um suposto mundo melhor, o homem explora o próprio homem, afasta de si o espírito natural, a sensibilidade, à emoção em detrimento de uma razão exacerbada. O corpo que fora concebido como o maior e mais importante veículo de comunicação, (haja vista que ele fala com toda a simetria, textura, profundidade de que se vale tamanha expressão da natureza) foi aos pouco ficando enrijecido, fora de uso, frente aos avanços tecnológicos que supostamente facilitam o viver e conviver humano. Abraços, caricias, beijos, toque fundamentais para que nos sintamos bem, foram aos poucos sendo substituídos pela ganância do Capital e pelo egoísmo humano.

Uma vida desprovida de relações interpessoais e intrapessoais é uma vida seca e amarga..

Aprendemos com os orientais que o corpo e as relações com o outro nos possibilitam uma visão de totalidade do ser humano. Uma simetria perfeita com os astros, com o universo e com a própria criação. Portanto, conhecer o corpo em toda a sua plenitude pode significar prazer e divertimento responsável nos mais diferentes momentos da história da humanidade.

É neste clima de desumanização que surge a Recreação e Jogos como uma alternativa de resgatar a humanidade do homem , já que esta área do conhecimento trabalhada de forma multidisciplinar , prazerosamente, onde o brincar proporciona o delírio , a inquietação , o devaneio do pensamento, indo além do plano físico, ao metafísico onde vaga o pensamento humano, longe da razão e de seus conceitos estereotipados.

Brincar nessa ótica é tudo. O brinquedo transforma o corpo num instrumento musical que toca as mais belas cantilena ao percebe-se no nada, onde a criatividade vivida no nada produz e reproduz o mundo e tudo que nele existi, preparando a pessoa para as atividade do dia – a – dia , compondo a felicidade individual e/ou coletiva . Isso na criança.

No adulto por causa da correria diária e tomado por uma carga de responsabilidade, ganância e falta de amor, despreza o toque e não o considera importante para a sua vida. Assim, aos poucos, o homem sem toque, sem sensibilidade vai tornando-se meio maquina, andróide, perdendo a sua humanidade e a capacidade de se relacionar e relaxar nos prazeres que a natureza nos oferece e se torna violento.

Trabalhar a Recreação e Jogos na sala de aula e nas relações sociais é importante para a formação de uma sociedade mais humana, mais fraterna, onde todos são importantes e onde o sorrir, o brincar, o imaginar , o viajar no mundo dos sonhos é a maior prova da metamorfose humana e de sua existência feliz.





Alan Carlos Dias

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui