Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10355)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->É MAIS FÁCIL ACREDITAR DO QUE RACIOCINAR -- 19/07/2004 - 16:40 (BELA DONA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores", argumentou Bruce Calvert. Não poderia ter encontrado explicação mais lógica. Acreditar não exige esforço nem inteligência.



O pai diz ao menino que o Papai Noel lhe trouxe um presente. O menino vê o presente e não duvida de que o Papai Noel exista. O adulto já sabe que isso não é verdade, porque já está informado de que o presente foi trazido pelo pai ou pela mãe da criança.



Em se tratando de um deus, as coisas já não são tão simples. Um pastor diz a um leigo que existe um deus, e que esse deus dará vida eterna aos bons e sofrimento eterno aos maus. Diz mais uma porção de coisas que o ouvinte não toma tempo de analisar, e assim mais um crê que existe um outro deus. E, na maioria das vezes, antes de crer no Papai Noel, o indivíduo humano já é ensinado a crer em um deus.



Os hebreus, que, no passado já haviam adorado vários deuses, ouviram a leitura de uma longa escritura que lhes foi apresentada como sendo dada por Iavé, o verdadeiro deus, e não tendo informação sobre a veracidade do que ouviram, acreditaram que a verdade fosse aquela.



Nessa escritura havia uma promessa de que, se observassem os mandamentos de Iavé e só a ele adorassem, iriam sobressair a todos os reinos do mundo, seriam postos "por cabeça e não por cauda". Assim, deixaram de lado todos aqueles outros deuses em que antes creram, passando a matar a todos que adorassem deuses estranhos.



Dessa época para frente, ao invés de receberem o domínio do mundo, passaram a ser dominados pelos adoradores de outros deuses, e nunca mais o reino hebreu se reergueu. Um de seus profetas prometeu que Iavé enviaria um "ungido", que destronaria a Assíria e dominaria o mundo, acabando para sempre com a humilhação a que estavam submetidos. A Assíria acabou-se, vieram sucessivamente, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, Roma, todos exercendo domínio sobre esses grandes crentes, mas eles ainda continuaram a pensar até hoje que um dia esse "ungido" virá.



Nos dias do império romano, um após outro, alguns homens acreditaram serem eles próprios o messias prometido, e os romanos eliminaram a todos eles. Posteriormente, surgiu uma religião pregando que um deles, chamado Jesus, teria sido ressuscitado três dias após a morte e no fim dos tempos retornaria para dar vida eterna a todos os que cressem nele. Essa idéia prosperou e atingiu quase todo o mundo. Hoje, são incontáveis suas ramificações pelo nosso planeta. Na maioria dos lares, entre as primeiras coisas que as crianças aprendem está a crença de que esse Jesus é o deus filho que virá brevemente trazer a paz ao mundo. São poucos os que um dia se dão o trabalho de analisar a veracidade desse conto. Assim, mesmo a ciência mostrando que aquilo que têm como a palavra do verdadeiro deus contém quase puramente idéias ultrapassadas, a maioria faz o mais fácil, crê.

Cheio de razão estava Bruce Calvert. Crer é mesmo muito mais simples do que pensar.



Vejam, agora, por que O MUNDO TODO CRÊ EM UM OU VÁRIOS DEUSES



Ver MAIS





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui