Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Essa liberdade... -- 18/07/2004 - 20:00 (Silvia Groberman) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Você se considera uma pessoa livre?

É claro que você responderá, a princípio, que sim, que você tem liberdade de escolher o que quer fazer.

Mas pare e analise a seguinte situação: você quer ir viajar no fim de semana, mas tem uma festa de família que precisa ir de qualquer jeito. Neste caso, você pôde fazer aquilo que queria? Você teve liberdade de escolha?

Pois é, se observarmos bem as situações de nossas vidas, podemos perceber que não temos autonomia total, como num primeiro momento, achávamos.

Sempre há outros fatores influenciando as nossas vivências, quer sejam influências diretas ou indiretas, isto é, que percebemos ou não.

Portanto, a liberdade é relativa, o que significa dizer que aquilo que fazemos é determinado por uma série de outros fatores.

Isso ocorre naturalmente, porque como seres humanos, estamos inseridos em um ambiente com o qual nos relacionamos. Esse relacionamento é uma via de mão dupla, porque qualquer ação do homem, gera mudanças no ambiente externo e vice-versa. Assim, nossos comportamentos são multideterminados, não havendo como as nossas decisões não serem influenciadas, de certa maneira, pelo ambiente no qual vivemos.

É claro que a autonomia pode ser conquistada à medida que nos damos conta daquilo que está influenciando as nossas ações.

Tomar conhecimento dos fatores que estão influenciando, por exemplo, uma decisão, significa ter mais autonomia para optar pela escolha mais acertada.

Desta maneira, quanto mais conhecimento tivermos das situações, no sentindo de sabermos o que está influenciando as nossas ações, maior autonomia teremos em relação a estes fatos...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui