Usina de Letras
Usina de Letras
218 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Como será a 2ª parte do livro Jesus de Nazaré, de Bento XVI -- 12/03/2010 - 09:13 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como será a 2ª parte do livro “Jesus de Nazaré”, de Bento XVI

Revelações do cardeal Antonio Cañizares, prefeito da Congregação para o Culto Divino

Por Carmen Elena Villa

ROMA, quinta-feira, 11 de março de 2010

(ZENIT.org).- A segunda parte do livro “Jesus de Nazaré”, de Bento XVI, cuja publicação está prevista para este ano, será “a aplicação plena da declaração `Dominus Iesus”, segundo revelou hoje o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Antonio Cañizares Llovera.

O purpurado espanhol interveio no congresso de estudo sobre a declaração `Dominus Iesus`, organizada pelo Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, de Roma.

A `Dominus Iesus, que fala sobre a unicidade e a universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja, foi publicada há 10 anos pela Congregação para a Doutrina da Fé, cujo prefeito era o então cardeal Joseph Ratzinger.

O cardeal Cañizares, em sua conferência “A Dominus Iesus na vida da Igreja de hoje”, qualificou a declaração da Santa Sé como um “documento profético”.

Tal documento ressalta como Jesus é o único redentor e considera “contrário à fé católica” assegurar que a revelação de Jesus Cristo deva ser complementada com as doutrinas de outras religiões, como indicam algumas ideologias relativistas.

O purpurado indicou que a pergunta central, que está por trás desta declaração, é a que o próprio Jesus Cristo fez aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” (Lc 9, 18); e assegurou que Jesus Cristo não é “o que os homens dizem, pois isso dá margem a muitas interpretações e diversas opiniões”.

Cañizares Llovera indicou como o relativismo muitas vezes ofusca o verdadeiro rosto de Jesus Cristo e penetra em “novas teologias de amplíssima difusão”.

“Em muitos lugares, não existe a preocupação direta por este anúncio de Cristo”, advertiu o purpurado, reconhecendo que isso “é o reflexo de uma situação não só cultural, mas da própria Igreja que precisa de uma fé renovada em Jesus Cristo”.

A Dominus Iesus assegura que a Igreja considera as religiões do mundo com profundo respeito, mas esclarece que nem por isso se deve proclamar que todas são iguais.

Também indica, como igualmente faz a primeira parte de “Jesus de Nazaré”, que é contrário à fé cristã introduzir qualquer separação entre o Verbo feito carne e o Jesus histórico.

A primeira parte do livro “Jesus de Nazaré” foi publicada em 2007. Nela, Bento XVI analisa algumas passagens bíblicas, como o batismo de Jesus, o evangelho do Reino de Deus, o Sermão da Montanha, o Pai Nosso, os discípulos, as parábolas e as grandes imagens do Evangelho de São João. Também se refere à confissão de Pedro e à transfiguração; e, por último, dedica-se aos nomes com os quais Jesus se refere a si mesmo.

O Pe. Federico Lombardi, SJ, porta-voz da Santa Sé, disse, em setembro de 2009, que a publicação da segunda parte do livro de Bento XVI está prevista para a próxima primavera boreal. Nela, o Papa narrará os anos vitais de Cristo, incluídas sua Paixão e Morte.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui