Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Existem espelhos em nossas vidas? -- 13/07/2004 - 00:21 (Silvia Groberman) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Na sua vida, você tem pessoas nas quais se espelha? Ou seja, que são exemplos para muitas situações?

Sempre temos alguém que nos dá conselhos, não importa de qual tipo; aquela pessoa em quem podemos confiar e a quem escutamos e seguimos a risca o que diz. Estas pessoas são como modelos em nossas vidas.

Modelos existem em nossas vidas, desde que somos crianças. O primeiro modelo é o parental, isto é, para a criança os pais são as figuras mais importantes durante grande parte da infância. Quando se tornam adolescentes, parece que os filhos querem fazer tudo ao contrário dos pais; dizemos que ficam rebeldes e revoltados. Mas isso também é só uma fase, que mais tarde é superada e, novamente, os filhos passam a considerar os pais como pessoas de valor e exemplos em suas vidas.

Pensar que os pais têm um peso tão grande na formação de seus filhos, implica em dizer que a maneira como serão educados decidirá muito em como se comportarão perante a vida, quais serão as suas decisões, os seus posicionamentos, as suas atitudes e o seu caráter. A educação também influenciará na busca por futuros modelos em todos os campos de suas vidas; modelos profissionais, modelos de amizade, modelos familiares, etc.

O que podemos perceber é que qualquer que seja a influência que uma pessoa tenha em nossas vidas, isso ocorre desde que somos pequenos. Pelo fato dos nossos pais serem os nossos primeiros exemplos, muitos dos nossos valores, maneira de pensar, encarar a vida, aprendemos com eles; isto nada mais é do que a educação que recebemos.

Com tudo isso, é fundamental que repensemos e reflitamos sobre a importância dos nossos pais em nossas vidas e também em que tipo de pais gostaríamos de ser, ou seja, que tipo de educação seria a ideal para os nossos filhos, pois muito do que eles serão, dependerá apenas daquilo que nós, enquanto pais, ensinarmos a eles.

Ao refletir sobre o assunto, pense na seguinte frase:

"O espelho reflete exatamente aquilo que nele projetamos..."
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui