Usina de Letras
Usina de Letras
268 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A linguagem das mãos -- 07/07/2004 - 09:23 (fernanda araújo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"A linguagem das mãos

Maria das Mercês Costa – Orientadora Educacional



A descoberta deste dom maravilhoso que Deus nos deu, acontece desde os primeiros meses de nossa vida.

A gente passa horas e horas admirando as mãozinhas das crianças, acariciando-as e sentido-lhes o leve toque, como a nos agradecer as carícias. E, ainda bem pequena, a criança descobre que, se estender os bracinhos, alguém poderá ampará-la em seus braços fortes de pai, de mãe, de tia, de pessoa amiga... Como é lindo ver o ser pequenino, agitando suas mãozinhas em um adeus! E eu observo bem: os dedinhos se movem fechando-se nas mãozinhas, sendo mais um chamado que uma despedida! Ele carece sempre de alguém!

Toda essa reflexão de hoje é para nos chamar a atenção para o valor de nossas mãos. Que nos façamos crianças de novo e nos lembremos: se a criancinha com um simples toque de mão, é capaz de emocionar a mãe, é capaz de nos emocionar, imaginemos o que seremos capazes de conquistar, usando sabiamente as nossas mãos!

Eu poderia escrever um tratado sobre as mãos que constroem(pedreiros, serventes, artistas, operários...), mãos que abençoam(pais, sacerdotes...), mãos que curam(médicos, enfermeiros...), mãos que alimentam(semeadores, cozinheiras...), mãos que educam(Mestres...)...

Mas hoje quero ater-me às mãos que acolhem e que nos dão alento neste mundo tão cheio de incompreensões, de divisões, de violências...

Ah! Se soubéssemos valorizar, reconhecer e aproveitar a riqueza de um aperto de mão; de como nos faz bem uma carícia feita por um leve toque das mãos no rosto; da segurança sentida quando se coloca a mão em nosso ombro; ou quando alguém nos estende as mãos em momentos de aflição; da paz que nos traz a mão do sacerdote ou dos pais, colocada em nossa cabeça, abençoando-nos!

O meu sonho, o meu desejo, é que possamos usá-las e sempre para o bem.

E eu estendo, agora, as minhas mãos, ergo os meus braços, para concretizar tudo o que sinto ao falar das mãos, em um abraço carinhoso a todos os meus leitores, acariciando-lhes neste inverno, mas desejando que sintam sempre as carícias da mão de alguém!"





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui