Usina de Letras
Usina de Letras
191 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Mão Que Afaga é a Mesma Que Apedreja. -- 06/07/2004 - 21:37 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A Mão Que Afaga É a Mesma Que Apedreja

(por Domingos Oliveira Medeiros)



A mão que afaga é a mesma que apedreja. Os EUA vêm seguindo à risca, tal assertiva. Haja vista o lançamento seqüencial de comida, logo após a enxurrada de bombas (mísseis) lançadas, primeiro, no Afeganistão, e depois no Iraque, numa tentativa de angariar a simpatia da população civil para facilitar os seus propósitos bélicos.



Infelizmente, não se trata de praticar a fraternidade, na acepção ampla do termo. Tal atitude estaria mais para a esmola interesseira; para a chantagem grosseira; que humilha e que subestima o ser humano, justo na hora em que se encontra diante de um momento de horror e de extrema fragilidade.



Até a forma como os alimentos são oferecidos, jogados como se jogam lavagem para os porcos, dão o tom da indiferença e do pouco caso com que, paradoxalmente, pretendem conquistar a população adversária.



E pensar que os custos dos alimentos são irrisórios diante do valor do aparato bélico e das bombas e mísseis de tecnologia de ponta, à disposição das forças americanas.



Mísseis, segundo a imprensa, ao custo unitário de milhares de dólares, que estão sendo queimados junto com as explosões que derrubam paredes e sonhos que há pouco agasalhavam o povo inocente do Iraque.



Imagine-se o custo do bombardeio diário e o acumulado ao final da guerra. Se é que um dia esta insana guerra terá fim. Um verdadeiro desperdício de tempo e de recursos, se pensarmos que a fome deste nosso planeta poderia ser banida com cerca de U$40 bilhões de dólares, ou seja, se tivéssemos efetivada a paralisação da guerra do Iraque por quatro ou cinco dias, a título de uma greve em favor dos que morrem de fome.



Desperdício, que poderia ser evitado, não fossem o orgulho ferido e o desejo de vingança, sobrepondo-se à razão e ao bom senso.



Melhor fariam, invertendo a ordem dos gastos, ou seja: Investir o equivalente aos recursos consumidos na produção e lançamento de mísseis, em programas de ajuda às comunidades menos favorecidas do planeta.



Desse modo, estaríamos criando um ambiente favorável à colaboração espontânea das populações no combate a todas as formas de terrorismo. De quebra, prestaríamos um imenso serviço aos ideais humanitários de liberdade e de paz. Ainda dá tempo. UTOPIA ?



Domingos Oliveira Medeiros



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui