Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Homeopatia não tem comprovação, diz estudo britânico -- 26/02/2010 - 15:34 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Homeopatia não tem comprovação, diz estudo britânico


Relatório da Comissão de Ciência e Tecnologia afirma que os remédios homeopáticos são tão eficazes quanto placebo, substância sem ação.


O Parlamento da Grã-Bretanha anunciou o resultado da análise de eficácia de remédios homeopáticos. O correspondente Marcos Losekann conta a polêmica provocada por esse estudo.

O relatório da Comissão de Ciência e Tecnologia do Parlamento Britânico afirma que os remédios homeopáticos são tão eficazes quanto placebo, substância sem ação, geralmente receitada por alguns médicos apenas para criar efeito psicológico nos pacientes.

A comissão concluiu que as explicações científicas para a homeopatia não são convincentes. E recomenda que o governo britânico pare imediatamente de oferecer esse tipo de remédio no serviço público de saúde.

A homeopatia custa aos cofres públicos do país o equivalente a R$ 500 mil por ano. Essa quantia valor pode ser considerada irrisória dentro de um orçamento de R$ 300 bilhões destinados à saúde, mas os parlamentares afirmam que não é o dinheiro que está em jogo. O que eles querem é evitar que os doentes busquem a cura com medicamentos sem eficácia comprovada.

O deputado Phil Willis, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, afirma que nenhum estudo comprovou que as pílulas homeopáticas têm poder medicinal. Segundo ele, a homeopatia nem deve mais ser licenciada pelo departamento do governo que regula a fabricação de remédios. O deputado afirma que os remédios homeopáticos não passam de pílulas de açúcar.

A homeopatia, que foi criada por um médico alemão, no século XVIII, é a chamada medicina natural e, segundo os médicos homeopatas, não tem contra-indicação. A homeopatia se propõe a curar com substâncias que normalmente provocam efeitos semelhantes aos das doenças. Por exemplo, o remédio homeopático para insônia contém uma substância extraída do café para ajudar o paciente a dormir.

A doutora Charlote Mendes da Costa, da Associação Britânica de Homeopatia, não entende por que a comissão parlamentar não aceitou como evidência de eficácia dos produtos homeopáticos um estudo científico feito com 6,5 mil pessoas com diversas doenças. Segundo a doutora Charlote, elas se trataram apenas com remédios naturais, e mais de 60% dos pacientes ficaram curados.

A associação afirma que a homeopatia representa economia para o Ministério da Saúde, porque custa menos um décimo do preço de remédios industriais. Mesmo sem o apoio do governo, a associação de homeopatia vai continuar incentivando esse tipo de tratamento.

Fonte: JORNAL NACIONAL, Rede Globo de Televisão, Edição do dia 22/02/2010.


________________________________________


LEIA TAMBÉM:

HOMEOPATIA AGE COMO PLACEBO, DIZ ESTUDO

HOMEOPATIA − BOLINHAS POLÊMICAS

HOMEOPATIA EM XEQUE

Homeopatia: ciência ou superstição?

Quem foi o verdadeiro pai do espiritismo: Allan Kardec ou Hahnemann?


________________________________________


“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui