Usina de Letras
Usina de Letras
254 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Decoro parlamentar -- 04/09/2006 - 11:14 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sra Senadora, candidata à Presidência da República.

Sei que não vai ler nem ao menos tomar conhecimento desta mensagem. Mas vejam, senhores "assessores", a "indignação" do Senador Jefferson Peres. Ele levou a vida inteira, como parlamentar, para descobrir a "podridão da política brasileira", conclusão a que cheguei ainda com meus tenros dez anos de idade, ou menos, quando vi candidatos se digladiando nas ruas de meu bairro, na disputa por um cargo político. O senador em questão "rouba a cena" de Lula da Silva: distraído, distraído! De tão "distraído" que é, confessa-se "gazeteiro", o que, salvo a condescendência de seus "pares", deveria ter seu mandato cassado por falta de "decoro parlamentar". O mesmo deveria ter acontecido ao primeiro, não fosse, repito, a condescendência e o corporativismo do parlamento brasileiro. Como seu colega que é senadora, recomende a ele e ao parlamento, uma leitura simples de "Rui Barbosa". Concluirão que daquele tempo para cá, as "coisas" da política brasileira se tornaram cada vez mais graves.

"O estudo da administração, quando sobre ela pesam increpações graves, onde haja possibilidade de marear-se a lisura dos administradores, precede necessariamente ao da política; do mesmo modo como a sindicância sobre os costumes e o caráter do homem é que nos habilita a lhe estender a mão, discutir com ele assuntos elevados, e cometer-lhe encargos, que pressupõem a fidedignidade do comissário e a estima do comitente. Antes de averiguar se um ministério acudiu às necessidades políticas do Estado, cumpre saber se guardou as portas do Tesouro; antes de investigar se reformou, urge liquidar se não prevaricou. Como poderia curar vícios na esfera superior do governo quem os propagou na esfera ordinária da administração?"
Rio de Janeiro, DF
Obras Completas de Rui Barbosa.
V. 16, t. 3, 1889. p. 138
Descritores: Prevaricação ; Administração pública, moralidade

Os bons políticos não agüentam mais esse povo - O desabafo de Jefferson Peres

“Dizem que político não deve falar mal do povo. Eu falo!

Parte da população compactua com isso, é lamentável.

E que sabe, não é por desinformação, não.

E que não é só o povão, não!

É parte da elite, inclusive intelectuais.”

Com mais quatro anos de mandato a cumprir e a eleição para a Presidência República a disputar na condição de vice do candidato Cristovam Buarque, o senador Jefferson Peres (PDT-AM) anunciou em discurso no plenário do Senado que abandonará a vida pública com a reeleição iminente de Lula.

- Estamos aqui no faz-de-conta. Como disse o Ministro Marco Aurélio (presidente do Tribunal Superior Eleitoral), este é o país do faz-de-conta. Estamos fingindo que fazemos uma sessão do Senado, estamos em casa sem trabalhar. Estou em Manaus há quase um mês recebendo sem fazer nada para o Congresso Nacional.

- Como se ter animação em um país como este com um presidente que, até poucas semanas atrás, até poucos meses atrás, era sabidamente – como o é – um presidente conivente com um dos piores escândalos de corrupção que já aconteceu neste país e este presidente está marchando para ser eleito talvez em primeiro turno?

- É desinformação da população? Não, não é. Se fizermos uma enquete em qualquer lugar deste país, todos concordarão ou a grande maioria que o presidente sabia de tudo; então votam nele sabendo que ele sabia. A crise ética não é só da classe política, não, parece que ela atinge grande parte da sociedade brasileira.

- Ele vai voltar porque o povo quer que ele volte. A democracia é isso. Curvo-me à vontade popular, mas inconformado. Esta será uma das eleições mais decepcionantes da minha vida. É a declaração pública, solene, histórica do povo brasileiro de que desvios éticos por parte de governantes não têm mais importância

- (...) Vou continuar protestando sempre, cumprindo o meu dever. Isso não seria justificativa para dizer que não vou fazer mais nada. Vou cumprir rigorosamente o meu dever neste Senado até o último dia de mandato, mas para cá não quero mais voltar, não.

- Um país que tem um Congresso desse, que tem uma classe política dessa, que tem um povo. Senador Antonio Carlos Magalhães, dizem que político não deve falar mal do povo. Eu falo, eu falo. Parte da população que compactua com isso, é lamentável. E que sabe, não é por desinformação, não. E que não é só o povão, não, é parte da elite, inclusive intelectuais.

- Compactuam com isso é porque são iguais, se não piores. Vou continuar nessa vida pública? Para quê?, Senador Antonio Carlos Magalhães, que é um pouco mais velho do que eu e vai continuar ainda. Mas, para mim, chega.

Cristovam Buarque, candidato a presidente, solidarizou-se com Péres:

"- A que ponto chegou a política em que um homem da estatura do Jefferson Péres foi empurrado a isso. Eu entendo as razões dele. Vou dar alguns exemplos do porquê o Jefferson Péres fez um discurso como esse. Na semana passada estive em João Pessoa e um jornalista fez uma pesquisa na rua sobre em quem as pessoas iam votar. Um entrevistado disse que votaria em quem estivesse solto no dia das eleições. E teve gente que disse que ele estaria solto porque corrompeu o juiz. Depois, o pronunciamento desses artistas sobre a ética é uma das gotas d’água que levaram o senador a isso. E em terceiro: o fato de o presidente estar se colocando como eleito por antecipação. Existem formas de dar o golpe e uma delas é se anunciar vencedor antes das eleições".


Obs.: texto recebio por e-mail.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui