Usina de Letras
Usina de Letras
313 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Matemática -- 04/07/2004 - 23:05 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

Paulo Freire.





I – Apresentação



A construção da prática pedagógica está ligada à concepção do homem e do conhecimento que fundamenta as relações cotidianas.

É necessário portanto, compreender a função social da escola para propiciar ao aluno a compreensão da realidade como produto das relações sociais que o homem produziu a partir de suas necessidades.

Assim como o homem produz tecnologia, ( aparelhos, instrumentos, máquinas) e símbolos, ( idéias, valores, crenças), ele produz a linguagem e ao produzi-la, cria a possibilidade de abstrair o mundo exterior, torna possível operar na ausência do objeto. Essa capacidade de representar faz com que o homem constitua a consciência racional.

A consciência e a criatividade precisam ser consideradas como algo a ser desenvolvido e formado pela escola.

Embora a escola divida a tarefa de educar com a família, a comunidade e os meios de comunicação, a escola ainda é o foco principal de transmissão de conhecimentos e tanto o aluno quanto o educador são os principais agentes neste processo.

Conhecimento gera conhecimento porém não é o objeto do ensino. A escola deixou de ser a detentora e transmissora do conhecimento produzido e passou a ensinar a “aprender a aprender”, possibilitando também ao aluno um papel dinâmico na busca pelo conhecimento. A evolução do conhecimento se dá progressivamente e interativamente, através do confronto com a realidade.

A aquisição de todo conhecimento parte da ação e é nela que deverá estar baseado o ensino escolar. Ao invés de memorizar os conhecimentos expostos pelo professor, o aluno deverá aprender a sentir, perceber, compreender, raciocinar, discutir, criar e transformar.

O processo de aprendizagem é socializador e assim sendo deve ser visto como fruto de um trabalho coletivo pois como na vida prática, também na escola é preciso saber trabalhar em equipe.

Na escola moderna, ensinar e aprender são funções tanto do professor quanto do aluno e quanto mais prazerosa for essa troca mais rápida e eficiente será a aprendizagem.



II – Considerações:



A matemática é importante para a construção da cidadania uma vez que é usada cada vez mais pela sociedade em busca de recursos tecnológicos e conhecimentos científicos. É um conhecimento histórico e em permanente evolução.



III – Objetivos gerais:



Ø Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo .

Ø Fazer observações de aspectos quantitativos e qualitativos.

Ø Resolver situações problemas, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos.

Ø Comunicar-se matematicamente, descrevendo e representando.

Ø Sentir segurança na própria capacidade de construir conhecimentos , desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções.



IV – Objetivos específicos:



Ø Interpretar e produzir escritas numéricas

Ø Resolver situações problemas

Ø Desenvolver procedimento de calculo; mental, escrito, exato e aproximado

Ø Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço

Ø Reconhecer massa, comprimento, capacidade

Ø Utilizar informações sobre o tempo e a temperatura.

Ø Utilizar instrumentos de medida

Ø Identificar tabelas e gráficos.



V – Avaliação:



A avaliação não pode se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno. Ela deve ser compreendida como um conjunto de atuações que têm a função de sustentar e orientar a intervenção pedagógica.

Deve acontecer contínua e sistematicamente através de interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

A avaliação está diretamente relacionada com as oportunidades que foram oferecidas e deve fazer parte do dia –a – dia do trabalho do professor que, através das atividades e situações de aprendizagem propostas, terá condições de saber como seus alunos interagem, conhecem e aprendem.



VI – Conteúdo:

Ø Representação dos números

Ø Nosso sistema de numeração

Ø Números ordinais

Ø Múltiplos e Divisores

Ø Temperatura

Ø Equivalências

Ø Padrões

Ø Expressão Numérica

Ø As quatro operações

Ø Probabilidades

Ø Porcentagem

Ø Frações

Ø Decimais

Ø Geometria

Ø Ângulos

Ø Unidades de Comprimento

Ø Unidades de Área

Ø Unidades de Capacidade

Ø Unidades de peso

Ø Notícias em números



A matemática multidisciplinar





A construção e a utilização do conhecimento matemático não é feita somente por matemáticos, engenheiros ou cientistas, mas de forma diferenciada por todos os grupos sociais que desenvolvem e utilizam habilidades de contar, localizar, medir, desenhar, representar, jogar. Valorizar esse saber matemático, intuitivo e cultural e aproximar o saber escolar do universo cultural em que o aluno está inserido é de fundamental importância para a aprendizagem.

A construção de uma visão solidária de relações humanas a partir da sala de aula contribuirá para que os alunos superem o individualismo e valorizem a interação e a troca, percebendo que as pessoas se completam e dependem umas das outras.

A compreensão das questões ambientais pressupõe um trabalho interdisciplinas em que a matemática está inserida. Os fenômenos que ocorrem no ambiente, a poluição, desmatamento, limites para uso dos recursos naturais, desperdício, fazem-se ferramentas essenciais em conceitos ( média, área, volume, proporção) e procedimentos matemáticos (formulações de hipóteses, realizações de cálculos, coleta, organização e interpretação de dados estatísticos, pratica de argumentação etc).

As informações sobre saúde, muitas vezes apresentadas em dados estatísticos, permitem o estabelecimento de comparações e previsões que contribuem para o auto conhecimento e ajudam a compreender aspectos sociais relacionados à saúde.

O acompanhamento do próprio desenvolvimento físico (altura, peso, musculatura) e o estudo dos elementos que compõem a dieta básica são alguns exemplos de trabalhos que podem servir de contexto para a aprendizagem de conteúdos matemáticos e também podem encontrar na matemática instrumentos para serem melhor compreendidos.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui