Usina de Letras
Usina de Letras
182 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Petroleo - Benção e Maldição ? -- 02/07/2004 - 01:07 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Petróleo — bênção e maldição?





HOJE após receber 40 hóspedes, todos internacionais e de várias empresas, tais como:

El Paso, Shullumberger, Halliburton e Transocean, todas relacionadas ao petroleo e que estarão juntamente envolvidas na exploração de gás nessa região.



Às perfurações em águas do Atlântico pertencentes a Bacia de Santos e que explorarão o gás natural em abundância nessa região, me levaram a reflexões tais:



Até que ponto as nações industrializadas dependem do petróleo e seus produtos? O petróleo — e o gás natural — são essenciais para elas, e isso criou, como Daniel Yergin diz em seu livro The Prize (O Prêmio), uma “Sociedade do Hidrocarboneto”. Pense no óleo de calefação, graxas, ceras, asfalto e nos itens feitos de substâncias petroquímicas — aeronaves, automóveis, barcos, adesivos, tintas, roupas de poliéster, tênis, brinquedos, corantes, aspirina, desodorantes, maquiagem, discos, computadores, televisões, telefones. Diariamente, muitas pessoas usam um bom número dos mais de 4.000 produtos derivados do petróleo ou itens que influenciam muito a vida moderna. Mas que dizer dos danos causados à cadeia biológica que tem caracterizado a história do petróleo desde o início?



Um rei que “não governa com benevolência”





Em fins de 1940, quando a guerra entre Romênia e Hungria parecia iminente, o ditador Adolf Hitler prontamente agiu como arbitrador. Um gesto de boa vontade? O que Hitler realmente queria era evitar que o petróleo dos poços romenos passassem para o controle da União Soviética. O petróleo foi também um dos principais fatores na invasão do Kuwait pelo Iraque, em 1990, e da inclusão de outras nações na contra-ofensiva. Não podemos esquecer que os EE.UU. recentemente invadiu o IRAQ pelo mesmo motivo, Petróleo. A Cia. de petróleo Halliburton Iraq citada acima, dizem as máss línguas que: Mr. Busch é sócio majoritário. Esses de modo algum são eventos isolados. Inúmeras vezes, a determinação de controlar o petróleo tem sido a causa de conflitos e sofrimentos.



O petróleo não só é essencial à vida moderna como também está profundamente enraizado na própria base da política e dos interesses especiais de uns poucos poderosos. Como declarou recentemente a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), o petróleo não é um produto comum, mas sim um “recurso estratégico”. O petróleo tem sido usado entre nações como instrumento de política por meio de embargos e sanções. Além disso, poços de petróleo, refinarias e navios petroleiros têm sido alvo de ataques terroristas — muitas vezes com danos terríveis ao meio ambiente.



A indústria do petróleo tem sido acusada de aumentar os estragos causados ao meio ambiente pelas emissões de dióxido de carbono, que podem contribuir para a mudança no clima global. Segundo um relatório da PEMEX (Petróleos Mexicanos), uma das maiores companhias de petróleo do mundo, os poluentes são emitidos durante várias fases do processamento do petróleo. Embora a gasolina seja mais limpa agora — quase seis anos depois do Protocolo de Kyoto, quando 161 nações se reuniram a fim de tomar medidas para reduzir a ameaça de aquecimento do clima global — muitos acham que pouca coisa mudou. Por outro lado, a OPEP diz que “o petróleo é o gerador da riqueza e prosperidade atual” de muitos países. Mas é assim em todos os casos?



Alguns apontariam os estragos causados pela perfuração de poços de petróleo e construção de oleodutos. Outros talvez indiquem o crescente número de desempregados na Arábia Saudita, o país mais rico em reservas de petróleo. *Alí Rodríguez Araque, presidente da OPEP, diz: “Os governos das nações industrializadas estão tirando enormes vantagens dos sacrifícios que eles exigem de produtores, refinadores e consumidores.”



A CorpWatch, uma organização que cobra responsabilidade das empresas em questões como defesa do meio ambiente, diz: “O petróleo ainda é Rei. Mas não governa com benevolência.”



Qual será o futuro do petróleo?



Dizem os especialistas que as reservas suportarão entre 65 a 80 anos. E depois ?





*Ali Rodríguez Araque, líder de la izquierda

venezolana, participó activamente en la

Guerrilla durante la década del 60 ...



El Nacional



Por hoje é só...









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui