Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Conselho para Inês -- 18/03/2002 - 23:12 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Conselho para Inês


Olinda, 8/10/2000


Minha prezada INES,


Há muito que esperava a sua carta. Jair, sempre me telefona preocupado com a sua decisão. Primeiro darei o meu conselho como amigo e “tio”.

Como há ainda 6 meses para a decisão final, creio que as informações ao longo do tempo servirão tranqüilamente para você se definir.

Se fosse hoje eu diria que não se aventurasse, porque a situação da América Latina não é nada confortável para investimentos de risco (ações, fundos, debêntures e papeis do governo).

O Brasil está com uma dívida interna no valor de 250 bilhões de dólares. A dívida externa beira os 200 bilhões. O crescimento do PIB, esperado de 5% no ano 2000, talvez não chegue aos 3%. Nossa balança comercial (Import x Export)deverá alcançar no máximo 300 milhões de dólares de superávit. Esperava-se 5 bilhões de dólares. A inflação deveria ser de 4,5% aa., mas deverá alcançar 6 a 7%. A bolsa de valores deverá passar o ano no prejuízo. A única coisa positiva no pais foi a baixa na taxa de juros, que caiu de 24% aa. para 16,5 aa. Por essa razão a Renda Fixa deverá ser o melhor tipo de aplicação no Brasil, principalmente para estrangeiros que estão isentos do IOF (Imposto sobre operações financeiras) e têm o Imposto de Renda menor que os brasileiros.
Para se aplicar com segurança de retorno no Brasil a situação deveria ser a seguinte:
FATORES INTERNOS
Dívida interna ou déficit público, 15 % do PIB ou 120 bilhões de dólares
Balança Comercial, superávit de 6 bilhões de dólares
Taxa de crescimento, 5% aa.
Inflação, 4% aa.
Bolsa em alta lenta e progressiva
Reserva Cambial 50 bilhões de dólares
Acabar com as sucessivas crises políticas ( uma cachorrada)
FATORES EXTERNOS
Estabilização do consumo e crescimento dos Estados Unidos
Petróleo na marca de U$ 25,0 a U$ 28,00 o barril
EURO em alta na União Européia
Argentina conseguir atravessar a séria crise econômica, financeira e política
Paz no Oriente Médio
Terminar a apuração da eleição nos Estados Unidos (ah! Ah!)

Se não acontecer pelo menos 20% do que eu afirmei acima, não existirá investidor para América Latina, salvo nas ações das Multinacionais, (telefônicas, Energia Elétrica (concessionárias do serviço público privatizadas) cujo rendimento a médio e longo o prazo deverá ser pior que ai. Já no curto prazo, se o investidor estiver dentro da Bolsa e acompanhando 24 horas por dia, poderá ganhar rios de dinheiro num dia, e perder no outro. Aqui somente a Renda fixa tem alguma segurança, mas a renda não deve ultrapassar os 12% no próximo ano. Melhor que ai que está em torno de 4,5% para o cliente médio e um pouco mais para Corporation.

Por essa razão acredito que a vaga que você esta se candidatando poderá não existir nos próximos meses e se existir será apenas para título de renda fixa. Para se ganhar dinheiro na América Latina nas Bolsas, precisa-se morar nela, acompanhar o mercado 24 horas por dia, ler a Gazeta Mercantil e ser amigo de político importante ou de Diretor do Banco Central.

Recomendo no entanto a você que vá em frente. Não faça como seu pai e seu tio que nunca gostaram de arriscar. Se Deus quiser você conseguirá o que deseja.

Quanto a literatura, procure assinar mais duas revistas brasileiras: Exame e Dinheiro, além de continuar lendo a Gazeta Mercantil, assistindo BLOOMBERG TV, e sempre se inteirando a respeito da política na América Latina no New York Times.

Quanto ao seu portugues, poderá melhorar em pouco tempo. Basta escrever mais para os amigos no computador, usando o corretor ortográfico do WORD (Português do Brasil) e ler alguns livros escrito por brasileiros, principalmente 1 ou dois livros de Machado Assis. Nele você aprenderá a escrever pelo som. Tem cem anos que ele morreu, mas ainda é a melhor maneira de se aprender a escrever em português.

Finalizando meus conselhos, acho que se você fizer 1/5 do que eu lhe disse, em breve estará substituindo o Armínio Fraga (Presidente do Banco Central, ex-Soros), porque além de ser uma mulher inteligente, tem garra e é muito preparada.

Quanto ao tratamento de Senhor, não aceito. Lembre-se que o SENHOR está no céu.

Para não ficar somente com economia, vou anexar alguns versos e crônicas minha.

Espero que acuse o recebimento, para que eu tenha certeza de que o EMAIL não ficou no espaço. Ë muito comum aqui no Brasil.

Um grade abraço para você e seu esposo

Mauro
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui