Usina de Letras
Usina de Letras
251 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Para AYALA e IOLA -- 18/03/2002 - 22:41 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Olinda, 13 de agosto de 1999

Queridas sobrinhas AYALA e IOLA,

Enquanto escrevo estas palavras, vocês estarão recebendo o diploma e o anel. Teu pai jogando pelos olhos a água que esta faltando aqui e tua mãe chorando mais que o açude de Orós na cheia de 55. São lágrimas de alegria do dever cumprido. São lágrimas da realização. Lágrimas merecidas e que devem ser choradas até a última gota, sem economia e sem medo que possam acabar, porque no sucesso de vocês na vida profissional ainda haverá muitas lágrimas a rolar.
Hoje vocês terminam a primeira etapa do Saber. Quando vocês entraram na Universidade não sabiam o que deveriam saber. Lá o conhecimento lhe ensinou a saber o que sabem e a aprender o que devem saber. A sabedoria implicará em maiores responsabilidades e melhores possibilidades. Vocês formaram-se em muitas ciências. Doravante serão as Engenheiras do Processo, com as combinações dos artigos, parágrafos e incisos; as Arquitetas dos formais e dos projetos da Lei; as Médicas da síndrome da injustiça; e finalmente as Filósofas da Razão. Sim, a razão que durante toda suas vidas vocês terão que faze-la mudar de dono e de mão, porque a razão se dar a quem não tem, quem tem, dela não precisa. Na razão está todo alicerce do Direito. Aquele que detém a razão é um justo. Não precisa da lei ,dos tribunais, dos Juizes e dos Advogados. Porém aqueles que perdem a razão por culpa própria ou de outrem, necessitarão dos seus serviços, e ai está a razão dos Advogados existirem. Há no entanto um fato muito importante para ser lembrado. Existe a razão tanto no certo como no errado, cabe a vocês destruir a razão do errado e engrandecer a razão do certo. Quando assim o fizerem, estarão exercendo o Direito e glorificando a Justiça.
Junto aos conselhos de um velho bacharel, amigo e tio, aceitem um beijo e um abraço, mais votos de longa e brilhante carreira, com os parabéns aos pais que souberam encaminhar para essa vitória e para as filhas que lutaram para merece-las.

Tio Mauro

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui