Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Por que se pode confiar na Bíblia -- 27/06/2004 - 00:28 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


www.doncuervo.blogspot.com







Por Que se Pode Confiar na Bíblia







Algumas pessoas dizem que a Bíblia não é confiável, e os conceitos delas têm tido larga aceitação. Assim, muitos hoje rejeitam o que a Bíblia diz, considerando-a indigna de confiança.



Por outro lado, o que Jesus Cristo disse em oração a Deus promove confiança: "A tua palavra é a verdade." E a própria Bíblia afirma ser inspirada por Deus. — João 17:17; 2 Timóteo 3:16.



O que pensa a respeito? Existem razões sólidas para se confiar na Bíblia? Ou será que existe realmente evidência de que a Bíblia não é confiável, que ela se contradiz e é incoerente?



Será Que a Bíblia se Contradiz?





Embora alguns afirmem que a Bíblia se contradiz, será que alguém já lhe mostrou um exemplo específico? Nós nunca vimos algum que pudesse resistir a um escrutínio. Talvez pareça haver discrepâncias em certos relatos bíblicos, é verdade. Mas, geralmente o problema é a falta de conhecimento sobre detalhes e circunstâncias da época.



Por exemplo, alguns apontam ao que consideram ser uma discrepância na Bíblia, perguntando: ‘Onde Caim arranjou a sua esposa?’ Mas, o pressuposto é que Caim e Abel eram os únicos filhos de Adão e Eva. No entanto, tal pressuposto se baseia num mal-entendido quanto ao que a Bíblia diz. A Bíblia diz que Adão "se tornou pai de filhos e de filhas". (Gênesis 5:4) Assim, Caim casou-se com uma de suas irmãs, ou talvez com uma de suas sobrinhas.



Não raro os críticos simplesmente procuram contradições, e talvez digam: ‘O escritor bíblico Mateus diz que um oficial de exército veio pedir um favor a Jesus, ao passo que Lucas diz que para isso foram enviados representantes. Qual dos dois é correto?’ (Mateus 8:5, 6; Lucas 7:2, 3) Mas, é isto realmente uma contradição?



Quando a atividade ou o trabalho de certas pessoas é atribuído àquele que é responsável por isso, uma pessoa razoável não aponta nisso uma discrepância. Por exemplo, você considera errada uma informação que diga que o prefeito construiu uma estrada, embora a construção propriamente dita tenha sido feita pelos seus engenheiros e operários? Naturalmente que não! Similarmente, não é contraditório da parte de Mateus dizer que o oficial de exército fez um pedido a Jesus, ao passo que, como escreveu Lucas, tal pedido tenha sido feito através de certos representantes.



À medida que se conhecem mais pormenores, as aparentes discrepâncias na Bíblia desaparecem.



A História e a Ciência





A exatidão histórica da Bíblia foi outrora amplamente posta em dúvida. Os críticos, por exemplo, questionavam a existência de personagens bíblicos tais como o Rei Sargão, da Assíria, Belsazar, de Babilônia, e o governador romano Pôncio Pilatos. Mas, descobertas recentes têm confirmado um relato bíblico após outro. Assim, o historiador Moshe Pearlman escreveu: "Subitamente, os cépticos que duvidavam da autenticidade até mesmo das partes históricas do Velho Testamento, passaram a rever os seus conceitos."



Se havemos de confiar na Bíblia, ela deve ser também exata quanto a assuntos científicos. Será que é? Não muito tempo atrás, os cientistas, em contradição com a Bíblia, afirmavam que o universo não teve princípio. Contudo, o astrônomo Robert Jastrow recentemente apontou para novas informações que refutam isso, explicando: "Agora vemos como a evidência astronômica leva a um conceito bíblico sobre a origem do mundo. Os pormenores diferem, mas os elementos essenciais no relato astronômico e nos relatos bíblicos de Gênesis, são os mesmos." — Gênesis 1:1.



Os homens também mudaram os seus conceitos sobre o formato da terra. "[As] viagens de descobrimento", explica The World Book Encyclopedia (Enciclopédia do Livro Mundial), "mostraram que o mundo era redondo, e não plano, como cria a maioria das pessoas". Mas, a Bíblia sempre esteve correta! Mais de 2.000 anos antes dessas viagens, a Bíblia dizia, em Isaías 40:22: "Há Um que mora acima do círculo da terra", ou, como dizem outras traduções, "o globo da terra" (Pontifício Inst. Bíblico) ou "a redondeza da terra" (Almeida, atualizada).



Por conseguinte, quanto mais os homens aprendem, tanto maior é a evidência de que se pode confiar na Bíblia. Um ex-diretor do Museu Britânico, Sir Frederic Kenyon, escreveu: "Os resultados já conseguidos confirmam o que a fé sugeriria, isto é, que a Bíblia só tem a ganhar com o aumento de conhecimento."



A Predição do Futuro





Mas, será que podemos mesmo confiar nas predições da Bíblia para o futuro, incluindo as suas promessas de ‘novos céus e uma nova terra justos’? (2 Pedro 3:13; Revelação [Apocalipse] 21:3, 4) Pois bem, quais têm sido os antecedentes de confiabilidade da Bíblia? Vez após vez profecias dadas com até mesmo centenas de anos de antecedência se cumpriram nos mínimos detalhes!



Por exemplo, a Bíblia predisse a derrubada da poderosa Babilônia uns 200 anos antes de isto acontecer. De fato, os medos, que se aliaram aos persas, foram mencionados nominalmente como sendo os conquistadores. E, embora Ciro, o rei persa, ainda não tivesse nem nascido, a Bíblia predisse que ele seria uma figura destacada na conquista. Ela disse que as águas protetoras de Babilônia, o rio Eufrates, ‘teriam de secar-se’ e que ‘nem mesmo os portões [de Babilônia] se fechariam’. — Jeremias 50:38; Isaías 13:17-19; 44:27-45:1.



Esses detalhes específicos se cumpriram, como relatou o historiador Heródoto. Além disso, a Bíblia predisse que Babilônia por fim se tornaria ruínas desabitadas. E foi exatamente isto o que aconteceu. Hoje, Babilônia é um desolado amontoado de escombros. (Isaías 13:20-22; Jeremias 51:37, 41-43) E a Bíblia está repleta de outras profecias que tiveram um cumprimento espetacular.



O que, então, prediz a Bíblia concernente ao atual sistema de coisas do mundo? Ela diz: "Lembre-se que nos últimos dias [ou: "na era final deste mundo", A Nova Bíblia Inglesa] virão momentos difíceis. Os homens se tornarão egoístas, gananciosos, cheios de si, orgulhosos, injuriadores de Deus, desobedientes aos pais, ingratos e maus. Não terão mais afeição, nem espírito de união . . . mais amigos dos prazeres do que de Deus. Alguns conservarão a aparência de religião, mas não a viverão na prática." — 2 Timóteo 3:1-5, Bíblia Fácil.



Certamente, estamos presenciando o cumprimento disso! Mas, a Bíblia também prediz o seguinte para a "era final deste mundo": "Nação se levantará contra nação e reino contra reino, e haverá escassez de víveres." Além disso, "haverá grandes terremotos, e, num lugar após outro, pestilências". — Mateus 24:7; Lucas 21:11.



Certamente, as profecias bíblicas estão-se cumprindo! Então, o que dizer de promessas ainda a serem cumpridas, tais como: "Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre", e "terão de forjar das suas espadas relhas de arado . . . nem aprenderão mais a guerra"? — Salmo 37:29; Isaías 2:4.



‘Isto é bom demais para ser verdade’, alguns talvez digam. Mas, realmente, não há motivo para duvidarmos de qualquer coisa que o nosso Criador promete. Pode-se confiar na Sua Palavra! (Tito 1:2) Por examinar adicionalmente as evidências, você ficará ainda mais convencido disso.







Alguns Salmos contendo o nome divino







Capítulo 79

1

OH Dios, vinieron las gentes á tu heredad; El templo de tu santidad han contaminado; Pusieron á Jerusalem en montones.

2

Dieron los cuerpos de tus siervos por comida á las aves de los cielos; La carne de tus santos á las bestias de la tierra.

3

Derramaron su sangre como agua en los alrededores de Jerusalem; Y no hubo quien los enterrase.

4

Somos afrentados de nuestros vecinos, Escarnecidos y burlados de los que están en nuestros alrededores.

5

¿Hasta cuándo, oh Jehová? ¿has de estar airado para siempre? ¿Arderá como fuego tu celo?

6

Derrama tu ira sobre las gentes que no te conocen, Y sobre los reinos que no invocan tu nombre.

7

Porque han consumido á Jacob, Y su morada han asolado.

8

No recuerdes contra nosotros las iniquidades antiguas: Anticípennos presto tus misericordias, Porque estamos muy abatidos.

9

Ayúdanos, oh Dios, salud nuestra, por la gloria de tu nombre: Y líbranos, y aplácate sobre nuestros pecados por amor de tu nombre.

10

Porque dirán las gentes: ¿Dónde está su Dios? Sea notoria en las gentes, delante de nuestros ojos, La venganza de la sangre de tus siervos, que fué derramada.

11

Entre ante tu acatamiento el gemido de los presos: Conforme á la grandeza de tu brazo preserva á los sentenciados á muerte.

12

Y torna á nuestros vecinos en su seno siete tantos De su infamia, con que te han deshonrado, oh Jehová.

13

Y nosotros, pueblo tuyo, y ovejas de tu dehesa, Te alabaremos para siempre: Por generación y generación cantaremos tus alabanzas.







Capítulo 80

1

OH Pastor de Israel, escucha: Tú que pastoreas como á ovejas á José, Que estás entre querubines, resplandece.

2

Despierta tu valentía delante de Ephraim, y de Benjamín, y de Manasés, Y ven á salvarnos.

3

Oh Dios, haznos tornar; Y haz resplandecer tu rostro, y seremos salvos.

4

Jehová, Dios de los ejércitos, ¿Hasta cuándo humearás tú contra la oración de tu pueblo?

5

Dísteles á comer pan de lágrimas, Y dísteles á beber lágrimas en gran abundancia.

6

Pusístenos por contienda á nuestros vecinos: Y nuestros enemigos se burlan entre sí.

7

Oh Dios de los ejércitos, haznos tornar; Y haz resplandecer tu rostro, y seremos salvos.

8

Hiciste venir una vid de Egipto: Echaste las gentes, y plantástela.

9

Limpiaste sitio delante de ella, E hiciste arraigar sus raíces, y llenó la tierra.

10

Los montes fueron cubiertos de su sombra; Y sus sarmientos como cedros de Dios.

11

Extendió sus vástagos hasta la mar, Y hasta el río sus mugrones.

12

¿Por qué aportillaste sus vallados, Y la vendimian todos los que pasan por el camino?

13

Estropeóla el puerco montés, Y pacióla la bestia del campo.

14

Oh Dios de los ejércitos, vuelve ahora: Mira desde el cielo, y considera, y visita esta viña,

15

Y la planta que plantó tu diestra, Y el renuevo que para ti corroboraste.

16

Quemada á fuego está, asolada: Perezcan por la reprensión de tu rostro.

17

Sea tu mano sobre el varón de tu diestra, Sobre el hijo del hombre que para ti corroboraste.

18

Así no nos volveremos de ti: Vida nos darás, é invocaremos tu nombre.

19

Oh Jehová, Dios de los ejércitos, haznos tornar; Haz resplandecer tu rostro, y seremos salvos.











Capítulo 81

1

CANTAD á Dios, fortaleza nuestra: Al Dios de Jacob celebrad con júbilo.

2

Tomad la canción, y tañed el adufe, El arpa deliciosa con el salterio.

3

Tocad la trompeta en la nueva luna, En el día señalado, en el día de nuestra solemnidad.

4

Porque estatuto es de Israel, Ordenanza del Dios de Jacob.

5

Por testimonio en José lo ha constituído, Cuando salió por la tierra de Egipto; Donde oí lenguaje que no entendía.

6

Aparté su hombro de debajo de la carga; Sus manos se quitaron de vasijas de barro.

7

En la calamidad clamaste, y yo te libré: Te respondí en el secreto del trueno; Te probé sobre las aguas de Meriba. (Selah.)

8

Oye, pueblo mío y te protestaré. Israel, si me oyeres,

9

No habrá en ti dios ajeno, Ni te encorvarás á dios extraño.

10

Yo soy Jehová tu Dios, Que te hice subir de la tierra de Egipto: Ensancha tu boca, y henchirla he.

11

Mas mi pueblo no oyó mi voz, E Israel no me quiso á mí.

12

Dejélos por tanto á la dureza de su corazón: Caminaron en sus consejos.

13

¡Oh, si me hubiera oído mi pueblo, Si en mis caminos hubiera Israel andado!

14

En una nada habría yo derribado sus enemigos, Y vuelto mi mano sobre sus adversarios.

15

Los aborrecedores de Jehová se le hubieran sometido; Y el tiempo de ellos fuera para siempre.

16

Y Dios lo hubiera mantenido de grosura de trigo: Y de miel de la piedra te hubiera saciado.













Capítulo 83

1

OH Dios no tengas silencio: No calles, oh Dios, ni te estés quieto.

2

Porque he aquí que braman tus enemigos; Y tus aborrecedores han alzado cabeza.

3

Sobre tu pueblo han consultado astuta y secretamente, Y han entrado en consejo contra tus escondidos.

4

Han dicho: Venid, y cortémoslos de ser pueblo, Y no haya más memoria del nombre de Israel.

5

Por esto han conspirado de corazón á una, Contra ti han hecho liga;

6

Los pabellones de los Idumeos y de los Ismaelitas, Moab y los Agarenos;

7

Gebal, y Ammón, y Amalec; Los Filisteos con los habitadores de Tiro.

8

También el Assur se ha juntado con ellos: Son por brazo á los hijos de Lot. (Selah.)

9

Hazles como á Madián; Como á Sísara, como á Jabín en el arroyo de Cisón;

10

Que perecieron en Endor, Fueron hechos muladar de la tierra.

11

Pon á ellos y á sus capitanes como á Oreb y como á Zeeb; Y como á Zeba y como á Zalmunna, á todos sus príncipes;

12

Que han dicho: Heredemos para nosotros Las moradas de Dios.

13

Dios mío, ponlos como á torbellinos; Como á hojarascas delante del viento.

14

Como fuego que quema el monte, Como llama que abrasa las breñas.

15

Persíguelos así con tu tempestad, Y asómbralos con tu torbellino.

16

Llena sus rostros de vergüenza; Y busquen tu nombre, oh Jehová.

17

Sean afrentados y turbados para siempre; Y sean deshonrados, y perezcan.

18

Y conozcan que tu nombre es JEHOVA; Tú solo Altísimo sobre toda la tierra.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui