Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ana Maria Domenehghetti -- 19/06/2004 - 02:44 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O dom de amar é igual ao dom de se doar.

Por: Ana Maria Domeneghetti



Mulheres! Mulheres! Todas tem o Dom do amor e todas se doam durante toda a sua vida; porém, será que fazemos o suficiente? Será que só um marido, dois ou três filhos, pais e amigos, alvos desse amor incondicional, não são poucos para tamanha quantidade e qualidade de sentimentos?



Em que parte do nosso coração, está a caridade, o exercício da cidadania, o amor ao próximo (mais distante), e todos os valores que só nós, através da maternidade, compreendemos tão bem?



Vamos iniciar uma viagem aos verdadeiros valores, ao grande amor, a à grande doação. Além de nossa profissão – médicas, advogadas, secretárias, mães, filhas, esposas, noras etc, qual carreira nos aguarda no próximo milênio? Será que só estas atividades que exercemos são suficientes?



Suficientes são!! Já trabalhamos tanto! Já acumulamos tantas tarefas! Mas ... e o nosso Dom? E a nossa capacidade de amar?



Vamos passear pelo 3º Setor, que é onde atuam os voluntários, e atualmente o que rima com o 3º milênio.



TERCEIRO SETOR



O 3º setor é aquele que abrange as entidades (empresas) sem fins lucrativos, incluindo a áreas cultural, social, clubes etc. O terceiro setor é a expressão da sociedade se organizando de forma espontânea ou não, para ocupar as brechas deixadas pelo setor público e buscar não só compensar, mas também saciar as mazelas do processo de produção do setor privado.



Resumidamente, podemos dizer que o 3º setor ou "setor social" ou "organizações da sociedade civil" ou ainda "organizações lucrativas", são as organizações privadas, sem fins lucrativos, voltadas para a produção de bens ou para serviços públicos.



O 3º setor é utilizado para contrapor o 1º setor que é constituído pelo Estado e o 2º Setor que abrange a iniciativa privada (empresas) com fins lucrativos.



As organizações do 3º setor no Brasil são:



Associações – é um termo que, no Brasil traz em si uma conotação de sem fins lucrativos.



Por adesão voluntária, indivíduos se organizam para promover algum objetivo de seu interesse comum. Para a sua existência legal, a entidade deve ser registrada no Cartório de Registros de Pessoas Jurídicas, devendo antes ter seu estatuto publicado no Diário Oficial. Nas Associações , o patrimônio é constituído pelos sócios e são eles que ditam a missão da organização. Exemplos: associação de moradores, de pais, de médicos, associação de lazer (clubes), cultural etc.



Organizações não Governamentais (ONG) – não é um termo jurídico; tem mais uma conotação política. Indica compromisso com a sociedade civil organizada, movimento social, transformação social. Legalmente, são registradas como associações civis sem fins lucrativos. Distinguem-se, porém, das associações por não terem – ou raramente terem – a conotação de membership organization, existindo, ao contrário, para servir a grupos e movimentos sociais exteriores a ela. Diferenciam-se também das Instituições Filantrópicas por não pretenderem nem de longe exercer qualquer prática de assistencialismo. Podem captar recursos tanto no exterior como também dentro do país. Exemplos dos principais campos de atuação das ONG no Brasil: direitos humanos, saúde, minorias excluídas, meio ambiente, educação, pesquisa etc.



Instituições Filantrópicas (de caridade e assistência) – no Código Civil Brasileiro, são também classificadas como associações ou sociedades sem fins lucrativos. São organizações voltadas para servir a um público exterior a elas mesmas: é o caso da assistência social (asilos, orfanatos, abrigos para indigentes etc) e do atendimento à saúde e à educação. Vivem sobretudo de doações e de recursos do Governo.



Fundações Privadas – é uma categoria de conotação essencialmente jurídica. A criação de uma fundação se dá, segundo o Código Civil, pelo instituidor, que, através de uma escritura ou testamento, destina bens livres, especificando o fim a ser alcançado. A Filantropia empresarial no Brasil é um fato recente, exercida através da ação direta da empresa (doações ou através da criação de uma fundação privada).



Temos portanto, que a área que reúne entidades sem fins lucrativos, que vai de museus a creches. Sendo muito ativa nos países de 1º mundo, é estudada há 40 anos por um dos mais importantes gurus da administração moderna o austríaco Peter Drucker.



E a partir daí, veremos todas as relações que implicam os sentidos de voluntários, amor, doação X cidadania, justiça social e democracia.



É belo doar-se quando solicitado, mas é mais belo doar-se por apenas haver compreendido" (Eliete da Silva).









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui