Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62224 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50619)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TONINHO, UM AMIGO INESQUECÍVEL QUATRO -- 15/06/2004 - 12:07 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
....



BOM FILHO, BOM IRMÃO. VIVEU UMA VIDA INTEIRA TAMBÉM PARA A FAMÍLIA,SEM JAMAIS PREOCUPAR-SE CONSIGO MESMO.PODERIA TER CONSTITUÍDO UM OUTRO LAR, MAS O FILHO EXTREMOSO NÃO QUIS DEIXAR A MÃE, COM QUEM ELE VIVEU ATÉ O FIM DE SEUS DIAS.PRETENDENTES NÃO LHE FALTARAM, E PODERIA TER DEIXADO MAIS DIRETAMENTE UM FILHO QUE LHE CONTINUASSE A OBRA INICIADA E PRESERVANDO A CONTINUIDADE DE SEU SANGUE.

TALVEZ ,POR ISTO, QUISESSE TER, APÓS A MORTE DE SUA MÃE , SUA SOBRINHA DENISE FILHA DE UMA DE SUAS IRMÃS, MORANDO COM CONCEIÇÃO E ELE.PRETENDIA, CONFORME ME REVELOU CERTA VEZ, DAR A ELA O QUE DARIA A UM PRÓPRIO FILHO SEU. ERA A FORMA QUE ELE DESCOBRIU PARA SER ETERNO, MAS MAL SABENDO ELE QUE SEUS ATOS E SUAS AÇÕES, NESTA TERRA POR SI SÓ, JÁ O IMORTALIZARAM.

ESTE SEU LADO CASEIRO, POUCOS CONHECIAM, COMO EU CONHECI. CRIAVA EM CASA ALGUNS GATINHOS E ADORAVA CONTAR OS CASOS QUE ACONTECIAM COM ELES, QUE ERAM A SUA DISTRAÇÃO PORQUE ERA INIMIGO FERRENHO DA TELEVISÃO. NA CABECEIRA DE SUA CAMA O RÁDIO TORNOU-SE DESDE LONGA DATA UM GRANDE COMPANHEIRO SEU.

VOCÊ CHEGAVA EM SUA CASA APÓS O ALMOÇO E LÁ ESTAVA ELE DEITADO, FAZENDO A SESTA DA QUAL NÃO ABRIA MÃO, COM O RÁDIO LIGADO E ALGUM GATINHO AO PÉ DE SUA CAMA.

E ESTA, FOI A ÚLTIMA IMAGEM QUE ELE ME DEIXOU.FOI NO SEU QUARTO, COM O ACIMA DESCRITO QUE O VI EM VIDA PELA ÚLTIMA VEZ. AH, QUANTA SAUDADE...CONVERSAMOS DURANTE QUASE DUAS HORAS.PÔS-ME A PAR DE TODA A MOVIMENTAÇÃO QUE LIDERAVA. FALOU-ME DE TUDO QUE ESTAVA ACONTECENDO EM UBÁ. E FOI NESTA MARCANTE ÚLTIMA VEZ QUE ELE SE DISSE CANSADO, PRESTES A TIRAR UMA LICENÇA. CONVIDEI-O PARA PASSAR UNS DIAS COMIGO. ACONSELHEI A PROCURA DE UM MÉDICO. TERIA FICADO IMENSAMENTE FELIZ SE ELE TIVESSE IDO.MAS, MAIS INSISTIU À QUE EU VOLTASSE PARA UBÁ.

PERCEBI QUE ESTAVA DESGOSTOSO COM MUITAS COISAS.

QUE ESTAVA ESPERANDO UM POUCO MAIS DOS QUE O CERCAVAM. PENSAVA NO COLETIVO. NUNCA EM SI MESMO.

NÃO DESEJAVA NADA PARA SI. MAS PARA A COMUNIDADE PELA QUAL PRETENDIA TANTO,MUITO AINDA FAZER.

HOJE CONFIRMO MAIS A FIBRA DESTE BOM AMIGO.NA VINDA PARA SEU ENTERRO, CLÉBER, ROSÂNIA E EU RECORDÁVAMOS O "TUNA". NÃO CONSEGUIMOS POR UM MOMENTO SEQUER DESVIAR O ASSUNTO. DURANTE TRÊS HORAS E MEIA FALAMOS NELE. APENAS NELE. DO HOMEM, DO EDUCADOR, DO POLÍTICO, DO MANO, DO AMIGO.DE ALGUÉM "QUE FEZ A HORA, O MOMENTO E NUNCA DEIXOU ACONTECER."

RECORDAMOS AS MIL VIAGENS QUE FIZEMOS JUNTOS CLÉBER, ELE E EU.DAS PIADAS QUE CONTAVA E DAS MÚSICAS QUE CANTAVA. E ISTO, SABEMOS QUE NÃO ERA COM TODOS. É QUE FOMOS DOIS PRIVILEGIADOS,O EX-PREFEITO MAIS JOVEM DO BRASIL E EU, NA ÉPOCA EM QUE TONINHO MAIS PRODUZIU. VERDADEIRAS REUNIÕES ACONTECIAM DENTRO DO CARRO, NOS HOTÉIS, NOS RESTAURANTES OU EM QUALQUER LUGAR ONDE ESTIVÉSSEMOS.

POR ISSO SEI, QUE NADA ACABOU POR AQUI.AINDA TEMOS MUITO PARA ACERTAR. ATÉ QUALQUER HORA,MEU CARO AMIGO, TONINHO, TUNA, TUNA PRIGA,ANTONIO ARAÚJO DE ANDRADE. GRANDE MESTRE!

(PODE PARECER O FIM. DO ARTIGO, SIM, PUBLICADO NO JORNAL CIDADE DE UBÁ E OUTROS A PEDIDO, EM 05.02.1984)



UBÁ, MINAS GERAIS, 14.06.2004

RNN
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui