Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TONINHO, UM AMIGO INESQUECÍVEL DOIS -- 15/06/2004 - 11:11 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
...

ERA ALGUÉM QUENOS OUVIA, QUE ENTENDIA OS NOSSOS PROBLEMAS E JUNTO CONOSCO, BUSCAVA RESOLVÊ-LOS.ERA ALGUÉM ORGANIZADO COM TUDO, PREVIAMENTE PROGRAMADO FAZENDO COM QUE A ESCOLA FUNCIONASSE PERFEITA E MARAVILHOSAMENTE BEM, APESAR DAS DIFICULDADES QUE ENFRENTAVA O ENSINO, DESDE AQUELA ÉPOCA.

MAS, SAÍ DE UBÁ, RETORNANDO EM 1969.ONDE ESTAVA, MILITEI NA POLÍTICA ESTUDANTIL. INGRESSEI NO CURSO CLÁSSICO DO RAUL SOARES. UM DIA, DESCENDO A RAMPA DO COLÉGIO, CRUZO, COM PROFESSOR TONINHO.

"__SOUBE QUE VOCÊ FOI PRESIDENTE DA LIGA ESTUDANTIL DO COLÉGIO DA CENEC EM CONSELHEIRO LAFAIETE. PRECISAMOS CONVERSAR. TROCAR IDÉIAS."

RESPIREI FUNDO, DENTRO DA FARDA DO T.G. -EU ESTAVA SERVINDO À ÉPOCA - E RESPONDI SECAMENTE UM TUDO BEM . ELE COLOCOU A MÃO NO MEU OMBRO E CONTINUOU A SUBIDA PUXANDO DE UMA PERNA, ATROPELADO QUE FOI NA JUVENTUDE,PARA A ESCOLA.

NÃO SEI QUE FOLGA TEVE NO COLÉGIO E ENTRO UM DIA NO BAR DO MOREIRA. ESTAVAM ELE E O PROFESSOR DIRCEU SENTADOS Á UMA MESA. ELE SACUDIU A GARRAFA DE CERVEJA,COMPLETOU SEU COPO E FALOU : NJAIM, SENTA AQUI .

DESCOBRI, À PARTIR DAQUELE MOMENTO QUE ELE ME TRATARIA DE HOMEM PARA HOMEM.JÁ NÃO HAVIA UM MENINO MAIS, ALI.BEBI COM ELES UM COPO DE CERVEJA QUE ME DEIXOU FELIZ O DIA TODO. EU HAVIA CONQUISTADO A CONFIANÇA DAQUELE HOMEM, QUE QUASE ME HAVIA FEITO PARAR DE ESTUDAR, POR ASSIM DIZER,POR CAUSA DA DISCIPLINA QUE LECIONAVA. CONVERSAMOS PELA TARDE ADENTRO. QUE DIA PROVEITOSO FOI AQUELE.

E PASSOU NOVAMENTE O TEMPO. ELE ME NOMEIA MEMBRO

DE AÇÃO COMUNITÁRIA DO DOM BOSCO, TENTANDO COM UM GRUPO DE PESSOAS NÃO DEIXAR A ESCOLA MORRER.

FOI EM VÃO. A IDÉIA ERA VÁLIDA, E SE TIVÉSSEMOS TIDO UM POUCO MAIS DE BOA VONTADE NÃO TERÍAMOS PERMITIDO O FECHAMENTO DAS PORTAS DO DOM BOSCO PARA O QUAL ELE TRABALHAVA, PRATICAMENTE DE GRAÇA.

AH, O DESTINO NOS RESERVA COISAS ESTRANHAS. TONINHO, FOI MEU CONTEMPORÂNEO NA FACULDADE.ELE FAZIA HISTÓRIA E EU LETRAS.SENTIA AINDA FELIZ POR SABÊ-LO EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE COMIGO. COISAS NOSSAS, DOS HUMANOS, NÃO É? ELE CRIA O DIRETÓRIO ACADÊMICO. EU ESTAVA UM POUCO ACANHADO PARA CHEGAR. ELE ME INDICA PRESIDENTE DA JUNTA ELEITORAL. GRATUITAMENTE.

FEZ-ME PREPARAR TODO O PROCESSO DAS ELEIÇÕES,CONFIANDO NO MEU TRABALHO,SEM SEQUER PERGUNTAR COMO ESTAVA INDO TODA AQUELA MOVIMENTAÇÃO.

ELE ERA CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, E DURANTE TODO O PERÍODO DE MONTAGEM E PREPARATIVOS PARA A REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES ELE SE DISTANCIOU DE MIM ,O MÁXIMO QUE PÔDE.

CONSEGUIU ELEGER-SE FAZENDO UMA ÓTIMA GESTÃO E ME LANÇANDO PARA AS PRÓXIMAS. E MAIS, FILIA-ME AO MDB. INDICA-ME PARA DELEGADO DO PARTIDO, JUNTO ÀS CONVENÇÕES REGIONAL E ESTADUAL.

SURGEM AS ELEIÇÕES DE 1976. SOU CANDIDATO À VEREADOR COM TODO O SEU APOIO. ESTAVA PRATICAMENTE ELEITO QUANDO O ARQUITETO FLÁVIO BARBOSA É IMPUGNADO. TONINHO ME PERGUNTA SE QUERO DEIXAR O CERTO PELO DUVIDOSO, OU SEJA, DEIXAR DE CONCORRER A VAGA DE VEREADOR PARA OCUPAR UMA SUB-LEGENDA COMO CANDIDATO À PREFEITO, ABRINDO ASSIM ESPAÇOS PARA UMA NOVA GERAÇÃO QUE TEMIA LUTAR CONTRA O SISTEMA , CONTRA O CONTINUÍSMO QUE ASSOLAVA NOSSA GENTE.

CONVERSAMOS LONGAMENTE. ELE, CLEBER LIMA,TARCÍSIO DELGADO, WANDERLEY E EU. MESMO COM A MINHA FAMÍLIA SE OPONDO AO FATO,CONCORDEI. FUI EM FRENTE PARA SER O MAIS VOTADO DO PARTIDO, PERDENDO PARA O IRINEU, QUE TINHA O APOIO MACIÇO DO NARCISO, E PARA O MANDICO BIGONHA, QUE JÁ HAVIA SIDO PREFEITO DE UBÁ. (IRINEU E MANDICO DE SAUDOSA MEMÓRIA).

TONINHO NÃO VIU EM MIM O BOM ALUNO DE MATEMÁTICA.DESCOBRIU EM MIM NOVAS E DIFERENTES VOCAÇÕES.ELE TINHA CAPACIDADE PARA ISTO.ELE TINHA CERTEZA DE QUE EU CUMPRIRIA O MEU DEVER PARA COM O QUE NOS PROPUNHÁMOS. E FIZEMOS O QUE ELE MAIS QUERIA, E QUE ERA PRECISO FAZER, NAQUELE MOMENTO: AGITAMOS AS MASSAS, ABRIMOS CAMINHOS, NÃO DEMOS O BRAÇO A TORCER EM MOMENTO ALGUM E NÃO CONTRIBUIMOS PARA QUE O SISTEMA NOS ENGOLISSE MAIS DO QUE JÁ HAVIA ENGOLIDO.

LUTAMOS JUNTOS, PELOS DIREITOS HUMANOS.CRIAMOS UMA NOVA CONSCIÊNCIA UBAENSE. NADA DE ACEITAR PASSIVAMENTE AS COISAS. DESPERTAMOS NO POVO ALGO QUE ESTAVA ADORMECIDO: PODER DE LUTA , DO QUAL HOJE COLHEMOS OS FRUTOS.

(CONTINUA...ÊTA, KANIVETE!!!)



UBÁ,MG, 14.06.2004

RNN
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui