Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->SUS – SISTEMA ÚNICO DA SACANAGEM -- 02/07/2006 - 20:15 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SUS – SISTEMA ÚNICO DA SACANAGEM
Hoje assistindo televisão ouvi uma reportagem sobre assistência medica nos Estados Unidos e percebi o quanto o nosso país está atrasado e o quanto os nossos pobres são torturados na hora que é acometido de uma doença
Não estou sugerindo de maneira nenhuma que se devemos copiar os americanos (Vide Falmacutaia), mas lá a assistência médica gratuita federal é para pessoas acima de sessenta e cinco anos e a estadual para os de renda salarial baixa.
Aqui é o contrario, os que mais utilizam o famigerado SUS são os que podem pagar e os que podem comprar os remédios e os que não levantam de madrugada e nem enfrentam filas.
Em Radiografia de um Hospital eu chamo o SUS de Sistema Único da Sacanagem.
E é verdade.
Saúde pública e gratuita tem ser somente para pobre.
Família que tem renda acima de R$ 2.000,00 não deveria ter direito a usar este serviço a não ser os de grande complexidade já constatados pelos médicos particulares ou de convênios.
Estou sendo generoso.
Tem pessoas que moram em mansões e empresários que buscam medicamentos nas farmácias dos postos de saúde, para si próprio ou para parentes, dizendo que fica muito caro comprar.
É caro mesmo.
E para quem ganha salário mínimo?
Porque não deixar que só os pobres usufruam?
Em um país sério e realmente comprometido com os pobres seria fácil de implantar.
Um dia no pronto socorro do hospital um coronel queria que o seu neto fosse atendido na frente dos que lá esperavam pacientemente.
O garoto não estava em estado grave.
E se estivesse?
O salário de um coronel não pode pagar um exame de raios-X?
Quem é atendido primeiro?
O cabo eleitoral do político influente e aliado de quem está no poder.
O amigo do deputado.
O amigo do vereador.
O amigo do prefeito
O amigo do amigo do político.
E ai por diante.
E o pobre que não rende voto e que não tem um porta - voz?
E o assalariado humilde que não sabe sequer conversar?
Este sim, deveria ter voz e vês.
Um exame glicose em qualquer laboratório custa em média R$ 10,00 e muitos que podem pagar utilizam o serviço de graça ocupando o lugar de quem realmente não tem sequer o dinheiro do pão.
Um pequeno exemplo:
Porque as secretarias de saúde não chamam todos os laboratórios da cidade, faz uma tomada de preço, mostra para a população quem pratica o menor valor e os médicos na hora de pedir o exame não entrega ao paciente uma relação para que o paciente possa se sentir livre para escolher onde será atendido com a certeza que poderá pagar?
Muitos dirão: Isto o paciente pode fazer.
Eu sei disso.
Acontece que no Brasil as empresas formam cartéis e praticam preços idênticos onde a única concorrência é saber quem será a próxima vítima, em uma tomada de preço séria e sem politicagem, buscando uma concorrência honesta e serviço de qualidade muita gente teria condições de pagar e talvez o SUS pudesse atender realmente os mais pobres.
Fica aí um alerta.
Neste país não pode haver SISTEMA ÚNICO PARA NADA.
A lei não é justa com os pobres.
A justiça é cega para o crime dos ricos e tem um braço longo para os crime dos pobres.
A cadeia não é única para pobres ricos.
O hospital não poderia ser ÚNICO para pobres e ricos.
O medicamento de graça não poderia ser ÚNICO para pobres e ricos
É preciso mais do que nunca criar mecanismos que defenda a vida e a dignidade das vítimas do salário mínimo e dos que nem sabem o que é salário.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui